Descubra que horas sai o resultado do ProUni 2021

Será que seu nome vai aparecer entre os escolhidos para uma bolsa de estudos do ProUni 2021? Veja a partir de quando dá para acessar a lista!

Neste ano, tudo o que envolve o Enem está uma loucura. As provas sofreram adiamento por causa da pandemia e, com isso, todos os processos seletivos foram jogados lá para a frente.

Muita gente, inclusive, ainda está em dúvida se realmente vai haver Sisu, ProUni e FIES esse ano.

A boa notícia é que vai sim. Só que tudo fora do normal – ou quase tudo.

A seguir, descubra que horas sai o resultado do ProUni 2021 e como acessar seus resultados!

A situação do ProUni 2021

Em 2021, tudo tem sido tão diferente que houve até uma seleção do ProUni antes mesmo do Enem!

Sim, entre 12 e 15 de janeiro, o governo abriu inscrições para quem quisesse disputar uma bolsa de estudos usando a nota do Enem 2019.

Se você participou dessa edição, o resultado saiu no dia 19 de janeiro, ainda pela manhã, no site oficial do ProUni.

Essa mudança de calendário deixou muita gente aflita: afinal, quem fez o Enem 2020 vai ou não poder participar do ProUni em 2021?

A boa notícia é que o ProUni 2021 deve acontecer de novo. De acordo com o governo federal, está prevista uma nova edição do programa para o começo abril, alguns dias depois da divulgação oficial dos resultados gerais do Enem 2020.

Se for seguido o calendário regular, o primeiro a abrir inscrições deve ser o Sisu 2021, entre o final de março e o início de abril. E, na semana seguinte, é a vez do ProUni 2021.

Quer saber como participar? Se liga no próximo tópico.

Quem pode participar do ProUni 2021

O ProUni 2021 que irá acontecer em abril é exclusivo aos candidatos que fizeram o Enem 2020.

Além disso, o governo exige que os participantes atendam a certos critérios:

  • Comprovem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  • Tenham feito o ensino médio inteiramente em escola da rede pública, ou na particular como bolsista integral.
  • Apresentem pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2020, sem ter zerado a redação.

O processo seletivo oferece bolsas parciais (50% de desconto) e integrais em cursos de todas as áreas. Vão receber o benefício os participantes que apresentarem as maiores notas dentro do modelo de concorrência escolhido (cotas ou geral).

Que horas sai o resultado do ProUni 2021

A seleção do ProUni 2021 vai durar mais ou menos uma semana, iniciando na segunda ou terça e finalizando na sexta-feira à noite.

Durante esse período, o participante pode mudar de opção de curso quantas vezes julgar necessário, até encontrar uma bolsa que comporte sua nota do Enem.

Quando as inscrições encerrarem, não dá mais para fazer qualquer alteração – é hora de começar a torcer!

Os resultados são divulgados poucos dias depois, na segunda ou terça-feira.

Normalmente, a partir das nove da manhã os resultados já podem ser acessados no site oficial do ProUni (o candidato precisa digitar CPF e senha).

O ProUni irá divulgar os resultados em três etapas:

  • Primeira chamada, para quem conseguir entrar logo de cara.
  • Segunda chamada, para quem ficou de fora, mas ainda tem grandes chances de conseguir vaga, caso outros candidatos não façam a matrícula ou não consigam comprovar a documentação necessária.
  • Lista de espera, para quem não for convocado na segunda chamada e quer ficar na fila para ocupar uma vaga caso mais alguém desista pelo caminho.

O processo de segunda chamada e lista de espera se estende por várias semanas e é preciso ficar de olho em cada etapa, todos os dias, pra não deixar a chance escapar.

Outros processos seletivos além do ProUni 2021

O mês de abril reserva outros processos seletivos além do ProUni.

Logo depois da divulgação dos resultados do Enem 2020 acontece o Sisu, um dos mais esperados, o que oferece a chance de ingressar numa instituição pública de ensino superior.

A exemplo dos anos anteriores, espera-se uma concorrência puxada e exigência de pontuação elevada na maioria dos cursos.

Pode participar do Sisu quem fez o Enem 2020 e tirou nota acima de zero na redação.

Haverá também o FIES, o programa para quem deseja usar a nota do Enem para financiar os estudos com juros baixos e condições facilitadas de pagamento da dívida. É possível usar qualquer edição a partir de 2010!

O FIES normalmente recebe inscrições um dia depois da divulgação dos resultados do ProUni – portanto, ali pela segunda ou terceira semana de abril de 2021.

Antes, durante e depois do ProUni, quem tiver interesse em estudar numa faculdade privada pode tentar vaga pelo ingresso direto. O sistema permite obter vaga da forma mais fácil que existe: por meio das notas de qualquer Enem!

Assim, basta localizar a vaga desejada, informar as notas das provas e garantir de imediato o direito à matrícula – tudo isso sem precisar fazer vestibular.

É simples, prático e, na maioria das vezes, gratuito. Fora que não tem qualquer exigência de renda, formação escolar, etc.

O ingresso direto pode ser usado para cursos presenciais e a distância em quase todas as áreas.

Faculdades que aceitam o ProUni 2021

Quem for tentar uma vaga pelo ProUni 2021 pode ficar tranquilo. Por lei, o programa só pode conceder bolsas em faculdades bem avaliadas pelo MEC – ou seja: nas que oferecem ensino de qualidade.

No FIES é a mesma coisa. Já o ingresso direto exige uma pesquisa prévia, algo muito simples: verificar se a instituição é reconhecida e se o curso desejado tem bom desempenho junto ao MEC.

Para facilitar sua vida, a gente trouxe algumas sugestões bem interessantes onde você encontra cursos presenciais e a distância respeitados no mercado de trabalho.

Conheça:

Veja também:

Descubra quais cursos estão disponíveis no Prouni 2021

Tudo pronto para encarar o ProUni 2021? Conte para a gente em qual curso você gostaria de descolar bolsa!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!