Descubra que horas sai o resultado do Sisu 2021

Ansioso para saber se conseguiu se classificar na chamada regular do Sisu 2021? Confira aqui quando acessar o resultado!

O Sistema de Seleção Unificada é o maior processo seletivo da atualidade. O período de inscrições dura cerca de uma semana e é bastante concorrido, pois viabiliza acesso ao ensino superior em universidades públicas espalhadas por todo o Brasil.

Por ser um processo disputado, é comum que os candidatos fiquem ansiosos para saber quando, como e que horas sai o resultado do Sisu 2021. Se você é um deles, continue lendo para ficar por dentro de todas as datas e horários!

Quantas vagas o Sisu 2021 irá oferecer?

Em edições normais, o Sisu costuma disponibilizar uma média de 230 mil vagas semestralmente para cursos presenciais e a distância em faculdades estaduais, municipais e federais de todo o Brasil.

Entretanto, em 2021, por conta das inúmeras mudanças no calendário acadêmico e da pandemia de covid-19, muitas universidades optaram por não utilizar o Sisu como meio de seleção em 2021. Outras, impossibilitadas de realizarem vestibulares próprios respeitando todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), passaram a fazer parte do programa.

Por conta dessas incertezas, o Inep e o MEC ainda não revelaram a quantidade exata de vagas disponíveis, o que eleva, e muito, as expectativas dos candidatos para a divulgação dos resultados.

Quando sai o resultado do Sisu 2021?

Em vista dos atrasos no calendário acadêmico, o Ministério da Educação ainda não anunciou a data de divulgação do resultado do Sisu 2021, bem como ainda não anunciou quando será iniciado o período de inscrições.

O Sisu dura cerca de quatro dias, de terça a sexta-feira, e o resultado tende a ser anunciado no primeiro dia útil após a semana de inscrições, o que costuma ser na segunda-feira seguinte.

Tudo indica que o processo todo ocorrerá ao longo da primeira quinzena de abril, uma vez que o boletim de desempenho do Enem será divulgado dia 29 de março.

Por apresentar um prazo curto, para não ser pego de surpresa com a possível aprovação, é bom consultar o site da universidade escolhida para saber de antemão quais serão os documentos necessários para realizar a matrícula.

Que horas sai o resultado do Sisu 2021?

Diferente dos demais processos seletivos, o Sisu segue um padrão rígido e costuma liberar seu resultado às 9 horas da manhã na data estabelecida. Como muitos candidatos sabem desta informação, é comum que o sistema apresente instabilidades no horário estipulado, devido ao grande fluxo de acessos.

No entanto, basta ter um pouquinho de paciência para descobrir se conseguiu ou não a aprovação. Em pouco tempo o site descongestiona e todos têm acesso a seus resultados.

O que fazer caso seja aprovado no Sisu 2021?

Mais importante que saber que horas sai o resultado do Sisu é se informar sobre os prazos para se matricular na universidade.

Assim como o período de inscrições, o prazo para validar a documentação e realizar a matrícula tende a ser curto e o não comparecimento pode ocasionar a perda da vaga.

Portanto, ao verificar sua aprovação, esteja atento à data, horários e documentos necessários para realizar a matrícula!

Caso não seja aprovado no Sisu 2021, quais são as alternativas de programas do governo?

Apesar de ser o mais disputado, o Sisu não é o único processo seletivo que viabiliza acesso ao ensino superior por meio da nota do Enem. O Prouni e o Fies são programas organizados pelo governo que aceitam a nota do Enem 2020 e estarão com inscrições abertas logo após o encerramento do Sisu.

Em ambos os programas, é necessário ter obtido ao menos 450 pontos na média geral do exame e não ter zerado a redação. Além disso, tanto o Sisu quanto o Fies têm critérios de renda familiar. Veja a seguir:

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Para tentar o Programa Universidade para Todos, o candidato deve apresentar renda per capta de até um salário mínimo e meio, para concorrer a bolsas integrais (100%) e de até três salários mínimos para conseguir uma bolsa parcial (50%).

Dentre outros critérios, o Prouni também disponibiliza vagas a pessoas portadoras de deficiência e professores da rede pública em exercício do cargo, que desejam fazer uma licenciatura.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil não apresenta bolsas nem descontos, mas oferece ao estudante a possibilidade de cursar o ensino superior em instituições renomadas, pagando pelo curso apenas após a formatura.

O Fies abraça alunos que se encaixam em duas modalidades:

  • P-FIES (juros baixos): renda familiar bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa no grupo familiar;
  • FIES (juros zero): renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa no grupo familiar.

Além do Sisu 2021, Prouni e Fies, como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Uma outra forma de começar a faculdade utilizando a nota do Enem 2020, mas sem precisar da mediação de programas do estado é o ingresso direto.

Como funciona o ingresso direto?

Apesar de ser muito menos burocrática que os processos seletivos, a modalidade não é tão conhecida entre os alunos, o que diminui, e muito, a concorrência por vagas.

Para tentar uma bolsa, o candidato deve entrar em contato com a instituição escolhida a fim de saber se ela aceita a modalidade e se sua nota do Enem é compatível com os critérios exigidos por ela. Caso a resposta seja sim, basta apresentar a documentação e começar a estudar. Simples assim!

Algumas instituições oferecem até 100% de desconto, enquanto outras oferecem condições de pagamento facilitadas. Vale a pena procurar a opção que melhor casa com sua realidade, sem esquecer o quão importante é encontrar uma universidade certificada pelo MEC.

Não sabe por onde começar? O Guia da Carreira preparou uma lista com algumas universidades muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação e que aceitam o ingresso direto. Veja a seguir: 

Veja também: Conheça o cronograma com todas as datas do Sisu 2021

Agora que você já sabe que horas sai o resultado do Sisu 2021 e já recebeu boas dicas de como entrar na faculdade, conte aqui nos comentários qual curso você gostaria de estudar na universidade pública!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!