dcsimg

Entenda como ver o resultado da lista de espera do Sisu 2020

Não deixe passar mais essa chance de entrar na universidade pública. Descubra onde encontrar o resultado da lista de espera do Sisu 2020!

O Sisu é um dos processos seletivos mais procurados do Brasil – e o motivo disso é bem fácil de entender: o programa distribui milhares de vagas em universidades públicas por todo o país.

Milhões de participantes inscrevem-se todos os anos na esperança de conseguir uma entre as 240 mil vagas oferecidas na edição principal.

Por isso não dá para deixar escapar qualquer chance de entrar!

Entenda a seguir como ver o resultado da lista de espera do Sisu 2020 e garanta sua vaga!

Como funciona o Sisu 2020

Para participar do Sisu 2020 o candidato precisa ter feito o Enem 2019 e obtido nota acima de zero na redação.

Parece moleza, mas não é. O programa distribui vagas de acordo com as notas obtidas no Enem. Quanto maiores, mais chances.

Cursos como Medicina, por exemplo, normalmente exigem pontuação acima de 750 pontos na média das provas!

O programa acontece duas vezes por ano. A maior edição é a primeira, que em 2020 acontece entre os dias 21 e 24 de janeiro. A segunda edição acontece no meio do ano.

Em ambas, dá para concorrer pela seleção geral ou por cotas em cursos presenciais de todas as áreas do conhecimento espalhados por universidades federais, municipais, estaduais e institutos federais de educação.

O processo dura quatro dias. Nesse período dá para escolher duas opções e mudar de curso ou faculdade se for necessário. Para cada um há uma nota de corte, que vai variando conforme mais candidatos vão chegando.

Os resultados saem em duas etapas: uma primeira chamada e uma lista de espera.

Entenda melhor cada uma delas a seguir!

Como ver o resultado do Sisu 2020

Os resultados do Sisu saem poucos dias após o encerramento do processo seletivo. No primeiro semestre, a data prevista é 28 de janeiro.

Os candidatos podem consultar por meio do site oficial do Sisu se conseguiram ou não a vaga desejada.

Na primeira chamada é conhecida a grande maioria dos futuros estudantes de universidades públicas.

Ao ser aprovado, o participante tem um prazo para se dirigir à universidade onde conseguiu vaga e apresentar todos os documentos necessários.

Só que alguns desistem, outros não conseguem apresentar os itens solicitados ou cumprir as datas determinadas, e isso faz com que as vagas anteriormente reservadas fiquem disponíveis novamente.

É aqui que entra então a tal lista de espera do Sisu – mais uma oportunidade de entrar no programa!

Veja como consultar o resultado a seguir.

Como ver o resultado da lista de espera do Sisu 2020

A lista de espera é aberta aos candidatos que não conseguiram entrar em qualquer uma das duas opções de curso feitas durante o processo seletivo regular do Sisu 2020.

Para ter mais essa chance é preciso ficar atento ao cronograma: 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Nesse período, os interessados precisam acessar o site oficial do Sisu, abrir o boletim de desempenho e clicar na opção de participar da lista, na primeira ou na segunda opção de curso.

Os resultados são divulgados a partir de 7 de fevereiro.

Só que tem um detalhe: m vez de acessar o site, o candidato precisa checar se rolou aprovação junto à própria universidade. Não vai aparecer no sistema do Sisu, como na primeira chamada.

Geralmente as instituições divulgam a lista de convocados em seus sites. Outra alternativa é entrar em contato direto, por telefone.

Ao ser chamado para ocupar a vaga, o candidato em lista de espera terá apenas alguns dias para realizar a matrícula. Caso contrário, a oportunidade será direcionada a outro candidato.

Outras maneiras de entrar na faculdade em 2020

Além do Sisu, a galera que tiver feito o Enem 2019 poderá entrar na faculdade de outras maneiras.

Dá, por exemplo, para tentar vaga pelo ProUni, o programa de bolsas de estudos do governo federal. A seleção é muito similar à do Sisu, mas pede, além de uma boa nota no Enem 2019, que os participantes tenham feito o ensino médio em escola da rede pública e tenham renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. São milhares de bolsas todos os semestres.

Se não rolar o ProUni, tem ainda o FIES, o programa de crédito estudantil. Com ele dá para fazer um curso superior e só começar a pagar os valores referentes às mensalidades depois da formatura, num prazo longo e com juros bem baixos. Para participar da seleção é preciso ter uma boa nota em qualquer edição do Enem a partir de 2010 e renda familiar mensal bruta de até cinco salários por pessoa.

Tem também o ingresso direto, uma forma simples e sem burocracia de entrar na faculdade particular. Basta apresentar a nota obtida em qualquer Enem para conseguir a vaga desejada. O sistema é utilizado amplamente em instituições de todo o país e vale para cursos presenciais e a distância.

Abaixo, a gente selecionou algumas boas faculdades onde você pode tentar vaga por meio do ProUni, do FIES e do ingresso direto.

Clique e confira:

Veja também:

Notas de corte Sisu 2020 por curso e algumas universidades

Vai participar do Sisu 2020? Quais são suas expectativas quanto à seleção? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin