dcsimg

O que fazer com o resultado do Encceja 2018? Saiba mais!

Descubra como o resultado do Encceja pode te ajudar a entrar na universidade e saiba o que fazer para se sair bem nessa prova.

O estudante que deseja fazer uma graduação no ensino superior tem diversos caminhos para cavar sua oportunidade e conquistar uma vaga no curso e instituição desejado. Para aqueles que não conseguiram finalizar o ensino fundamental ou médio, o Encceja é um caminho possível.

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) realizada em todo o território brasileiro para quem deseja um diploma do ensino fundamental ou médio, mas por algum motivo não conseguiu se formar na escola.

Em geral, procuram por essa prova pessoas que desejam recuperar o tempo perdido por não terem – por algum motivo – finalizado os estudos. O exame, então, é feito com o objetivo de avaliar e atestar que a pessoa detém os conhecimentos necessários para obter o diploma almejado.
No entanto, o resultado da prova do Encceja é divulgado após três meses da realização da prova. A prova acontece duas vezes por ano, no primeiro  e no segundo semestre.

Qualquer um pode fazer a prova do Encceja?

O Encceja foi idealizado para aquelas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos. Como exemplo dos motivos que levam uma pessoa a não concluir seus estudos, podemos citar a necessidade de trabalhar, a dificuldade de aprender e repetências, a dificuldade de se deslocar para a escola (distância, falta de transporte, etc.), desânimo ou falta de motivação. Para essas pessoas, o exame é uma oportunidade de de fechar esse ciclo e começar o próximo.

Para obter o diploma do ensino fundamental, a prova pode ser feita por qualquer pessoa com no mínimo  15 anos completos na data de realização do Exame. No caso do diploma do ensino médio, a prova pode ser feita por qualquer pessoa, contanto que tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

Também é possível prestar o exame para obter o diploma do ensino médio sem ter finalizado adequadamente o ensino fundamental. Para isso, o único pré-requisito é ter 18 anos. Dessa forma, é possível obter a certificação completa sem que seja necessário realizar as duas provas.

Como usar o Encceja para entrar na faculdade

Quem não concluiu o ensino fundamental ou médio e deseja fazer um curso de graduação, deve fazer o exame do Encceja e obter uma pontuação específica. Somente com essa pontuação é possível adquirir o certificado equivalente ao diploma – do ensino fundamental, ou médio – desejado.

As notas mínimas necessárias para conseguir essa certificação são de 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Com a nota necessária, o estudante consegue o seu diploma do ensino médio e pode iniciar uma nova caminhada: a do ensino superior em uma faculdade. Atualmente, há diversas opções de faculdades, tanto públicas, quanto particulares com diferentes opções e modalidades de cursos.

Estudantes com pouca disponibilidade de tempo, ou mobilidade, podem optar por um curso na modalidade à distância, por exemplo, cujo diploma tem a mesma validade do diploma de um curso presencial. De uma maneira geral, esses cursos são indicados para quem busca uma maior autonomia na gestão de sua rotina dos estudos.

Veja abaixo opções de boas faculdades, isto é, bem avaliadas pelo Ministério da Educação, aptas a emitir diplomas válidos, com mensalidades acessíveis, que oferecem vantagens financeiras que podem lhe auxiliar a seguir os estudos, como bolsas, descontos, Fies, Sisu, entre outros.

São instituições com unidades na maioria dos estados brasileiros, além de pólos de apoio, para alunos de cursos à distância.

Leia mais:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora  você já sabe como obter o diploma do ensino médio para cursar uma faculdade, que tal fazer um comentário para a gente sobre qual curso pretende fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin