dcsimg

Saiba como ver o resultado do ProUni do segundo semestre

A gente explica como – e quando – checar se seu nome estará entre os aprovados para uma bolsa de estudos do ProUni do meio do ano!

Sabe quantos estudantes já conseguiram uma bolsa do ProUni nos últimos anos? Mais de 2,4 milhões em todo o Brasil.

O programa permite fazer um curso superior em faculdade particular sem pagar nada, ou bancando apenas metade do valor da mensalidade.

É uma alternativa interessante quem sonha em ter mais chances de crescer no mercado de trabalho.

O ProUni tem duas edições por ano e é bastante concorrido.

Saiba como ver o resultado do ProUni do segundo semestre logo a seguir!

Resultado do ProUni do segundo semestre

As seleções do ProUni não têm data fixa para acontecer. Normalmente a primeira edição abre entre o final de janeiro e o início de fevereiro, dependendo de quando os resultados do Enem são divulgados.

A segunda edição acontece normalmente a partir do final de junho.

A seleção dura quatro dias: muitas vezes começa na manhã de uma terça-feira e termina às 23h59 da sexta-feira. A lista com o nome dos aprovados já sai na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.

Como ver se você passou no ProUni do segundo semestre

Para verificar o resultado do ProUni do segundo semestre, basta acessar o site oficial do programa assim que o MEC divulgar a lista.

Para isso, você vai precisar informar o seu número de inscrição no Enem e a senha de cadastro. Caso tenha esquecido esses dados, dá para recuperar pelo próprio sistema.

Também é possível consultar a lista de aprovados nas faculdades onde você tentou bolsa.

Se o seu nome não tiver entre os escolhidos na primeira chamada, não desanime. Os participantes têm várias outras chances de conseguir a bolsa ainda no segundo semestre. O ProUni é composto de duas chamadas e uma lista de espera.

Isso significa que, a cada edição, o participante tem três chances de conseguir uma bolsa de estudos.

Mas para isso é preciso ficar 100% atento, já que tudo acontece muito rápido.

Por exemplo, a divulgação das bolsas da segunda chamada acontece poucos dias depois da primeira.

Se ainda assim seu nome não constar na lista, ainda dá para participar da lista de espera. Nesse caso a bolsa pode surgir a qualquer momento, sem avisos, e o processo pode se alongar por várias semanas após o encerramento da seleção. É preciso ficar de olho no site do ProUni e na faculdade onde você está tentando o benefício.

O que fazer se for selecionado pelo ProUni

Os participantes do ProUni precisam tomar a iniciativa de checar os resultados da seleção, seja no primeiro ou no segundo semestre.

O programa não avisa nem corre atrás dos aprovados. Se você deixar passar o prazo, vai perder a vaga.

Quem for aprovado tem outra etapa a cumprir. É preciso se dirigir até a faculdade onde conseguiu a bolsa, dentro do prazo estabelecido, para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

A documentação pode variar de instituição para instituição.

Algumas faculdades podem ainda aplicar um processo seletivo extra. Os candidatos devem ser informados da nova prova em até 24 horas depois da divulgação dos resultados. Mas fique tranquilo: são poucas as instituições que adotam esse modelo.

Quem pode participar do ProUni do segundo semestre

Para participar do ProUni, o candidato deve ter feito obrigatoriamente o Enem mais recente e atender aos seguintes critérios:

Desempenho:

  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.

Renda:

  • Apresentar renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa se deseja concorrer a uma bolsa integral (que paga 100%) do curso.
  • Apresentar renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa caso deseje concorrer a uma bolsa parcial (que paga metade do valor do curso).

Formação escolar:

  • Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública.
  • Ter estudado em escolas particulares na condição de bolsista integral.
  • Ter estudado parte em escola pública e parte em escola particular (desde que, neste caso, o tempo na particular tenha sido como bolsista integral).

Professores efetivos da rede pública de ensino e pessoas com deficiência são dispensados de alguns desses requisitos. Consulte o site do ProUni para saber mais.

Onde estudar com uma bolsa do ProUni

Todos os anos o ProUni distribui mais de 250 mil bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o país – a maior parte delas fica disponível edição do primeiro semestre. A do segundo tem bem menos vagas.

De qualquer forma, são centenas e centenas de instituições participantes – e todas elas com algo em comum: uma boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, com o ProUni você vai estudar em uma faculdade de qualidade.

O programa também é o único do Governo Federal que distribui vagas em cursos a distância (também reconhecidos e bem avaliados) – o que amplia bastante suas opções.

Para chegar bem preparado à seleção, além de uma boa nota no Enem é preciso ter foco, saber onde você quer estudar.

Com tantas opções, a gente às vezes a gente se perde em meio às escolhas. Por isso é bom ter sempre algumas opções na cabeça.

A gente separou algumas faculdades participantes do ProUni que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento para você conhecer.

Anote aí:

Veja também:

É possível participar do ProUni duas vezes? Descubra

Tudo certo para consultar o resultado do ProUni do segundo semestre? Conte seus planos para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin