dcsimg

Saiba tudo sobre o resultado do Sisu 2020 e onde ver ele

Veja como descobrir se você conseguiu vaga na universidade pública pelo Sisu 2020!

O Sisu é sem dúvidas o programa mais esperado por quem faz o Enem, afinal são milhares de vagas em universidades públicas por todo o país, em todas as áreas do conhecimento.

Para conseguir passar no Sisu é preciso conhecer bem o programa, ter uma boa nota e aprender a driblar a concorrência.

Bateu aquela curiosidade?

A seguir, saiba tudo sobre o resultado do Sisu 2020, onde ver ele e como garantir sua vaga numa instituição pública de qualidade!

Quando acontece o Sisu 2020

O Sisu é o programa do governo federal que usa a nota do Enem para distribuir vagas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país.

São mais de 300 mil oportunidades todos os anos.

Em 2020 haverá duas seleções. A primeira acontece em janeiro, logo após a divulgação dos resultados oficiais do Enem 2019. A segunda, no meio do ano.

Para participar, o interessado precisa apenas ter obtido nota acima de zero na redação do Enem 2019.

A disputa é acirrada. Para conseguir a vaga desejada, o candidato deve ter uma boa nota no exame (a média para entrar é de 680 pontos, aproximadamente) e ficar de olho nas mudanças nas notas de corte que acontecem ao longo dos quatro dias que duram a seleção.

Nesse período o Sisu permite que o participante mude de curso e de universidade quantas vezes for necessário.

O programa só oferece cursos presenciais.

Onde ver o resultado do Sisu 2020

Como você viu acima, o processo seletivo do Sisu dura quatro dias – normalmente começa numa terça pela manhã e termina numa sexta-feira no final da noite.

O resultado sai já na segunda-feira seguinte, no terceiro dia depois do encerramento.

Para ver se conseguiu a vaga desejada, o candidato acessa o site oficial do Sisu, informa o CPF e a senha.

O Sisu permite escolher duas opções de curso. No resultado ele vai saber se conseguiu – ou não – vaga em uma delas.

Se o candidato se der bem, terá um prazo determinado pelas universidades para levar a documentação necessária e fazer a matrícula.

Caso não tenha conseguido, nada de desânimo. O Sisu oferece mais uma chance com a lista de espera.

Basta o candidato ficar atento e se inscrever no período certo. Geralmente a lista abre poucos dias depois da divulgação do resultado.

Se ainda assim não rolar, dá para esperar a edição do Sisu do segundo semestre ou tentar vaga por outros programas.

Alternativas ao Sisu 2020

Além do Sisu, os interessados em fazer um curso superior com a nota do Enem podem recorrer a outros três programas de acesso à faculdade.

Conheça:

ProUni – Assim que o Sisu se encerra, o governo abre inscrições para que milhares de candidatos entrem na disputa por uma bolsa de estudos em faculdade privada. Para participar do ProUni em 2020 é preciso ter desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2019, não ter zerado a redação e ainda atender a alguns critérios de renda e formação escolar. Os candidatos podem disputar bolsas integrais e parciais em cursos presenciais e a distância em todo o país. São quase 300 mil oportunidades distribuídas em duas edições anuais.

FIES – O programa de crédito estudantil do governo federal recebe inscrições logo após o encerramento do ProUni. Com o FIES é possível fazer um curso superior presencial em faculdade privada sem se preocupar com as mensalidades. O valor do financiamento só começa a ser cobrado depois da formatura, a juros baixos, e com um prazo bem longo. Para usufruir desse benefício, o candidato precisa passar por um processo seletivo semelhante ao do ProUni. Aqui, no entanto, é permitido utilizar qualquer edição a partir de 2010. O programa tem duas edições previstas para 2020, no primeiro e no segundo semestre.

Ingresso direto – Não há maneira mais simples de entrar na faculdade do que o ingresso direto. Aqui, com praticamente qualquer nota em qualquer edição do Enem o candidato consegue vaga automaticamente em centenas de faculdades privadas pelo país. Basta não ter zero na redação e uma pontuação igual ou acima da estabelecida pela instituição. Esse modelo não exige renda nem formação escolar específica de seus participantes. Além disso, vale para cursos presenciais e EAD em diversas áreas do conhecimento.

Faculdades onde você pode entrar com a nota do Enem

No Sisu você pode tentar vaga em mais de 120 universidades e institutos federais pelo país. É um número pequeno, se você imaginar que mais de 2,5 milhões de pessoas se inscrevem no programa todos os anos!

Agora, se você juntar todas as faculdades participantes do ProUni, do FIES e do ingresso direto, terá um número infinitamente maior de faculdades e cursos para escolher.

Só que, claro, essa escolha deve ser feita com cuidado – afinal, é a sua vida profissional que está em jogo!

É fundamental optar apenas por instituições que são reconhecidas pelo MEC – só isso garante a validade do diploma.

Depois, verifique o desempenho da faculdade junto ao MEC. Se tiver uma boa nota, entre 3 e 5, pode ir tranquilo: seu diploma será bem recebido no mercado de trabalho.

Para facilitar sua busca, a gente selecionou algumas instituições bem interessantes onde você pode estudar por meio do ProUni, FIES ou ingresso direto.

Clique e conheça:

Veja também:

Saiba que dia sai a nota do Enem e veja onde estudar com ela

Está com tudo em dia para encarar o Sisu? Conte em qual curso você gostaria de entrar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin