dcsimg

Entenda tudo sobre o Sisu e como começar a estudar

Deseja ingressar na faculdade? Então, o Sisu pode ser sua porta de entrada. Por meio dele você pode utilizar sua nota do Enem para concorrer ao curso que pretende fazer!

Existem diversas formas de você utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade. Uma das mais famosas é o Sisu, que se trata de um sistema de seleção unificada. Ou seja, uma plataforma onde diversas universidades disponibilizam vagas para seus cursos.

O processo de seleção ocorre no primeiro e no segundo semestre. Geralmente, o primeiro Sisu do ano ocorre em janeiro. Durante o período de inscrições, os candidatos que realizaram o Enem no ano anterior podem candidatar-se para concorrer uma vaga em até dois cursos de sua preferência.

Inscrições para o Sisu

Além de ter realizado o Enem no ano anterior, será cobrado que o candidato tenha obtido no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação no exame. O Sisu informa ainda que algumas instituições adotam notas mínimas para ingresso em alguns cursos. Portanto, se a sua nota do Enem não for suficiente para concorrer ao curso de seu interesse, será emitido um aviso assim que você tentar se inscrever nele.

Vale ressaltar que a inscrição deve ser feita exclusivamente na página do Sisu. Além disso, você deverá apresentar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. Isso é necessário, pois assim que você se inscreve, o Sisu recupera sua nota do exame.

Como funciona a nota de corte do Sisu

Basicamente quem define a nota de corte são os próprios candidatos. A nota de corte se trata de uma nota mínima para ingressar em determinado curso. O Sisu, exceto para algumas faculdades, não estipula essa nota mínima a princípio. Ocorre que as vagas disponíveis são preenchidas por aqueles que conseguiram maiores pontuações no Enem. Sendo assim, quanto maior a pontuação dos candidatos, maior será a nota de corte.

Existem outros fatores que influenciam na nota de corte, como maior concorrência em alguns cursos, cotas e outras políticas de ações afirmativas oferecidas pelas instituições participantes.

O período de inscrição tem duração de 4 dias. Sendo assim, a nota de corte muda diariamente, já que, durante esse período, o Sisu recebe novas inscrições a todo momento. Você só saberá a real nota de corte ao final do período de inscrições, mas uma vez por dia o Sisu oferece uma estimativa dessa nota.

Resultados e lista de espera do Sisu

O resultado é publicado na página do Sisu. Os aprovados devem efetuar a matrícula dentro do prazo informado. Caso contrário, sua vaga é cancelada automaticamente sem chance, inclusive, de se inscrever na lista de espera.

A lista de espera é destinada apenas aos candidatos que não conseguiram a pontuação necessária para serem aprovados em nenhum dos dois cursos escolhidos no momento da inscrição.

Não passei no Sisu! E agora?

O Sisu é sempre muito concorrido e, infelizmente, pode acontecer do candidato não ser aprovado. Mas você não precisa desistir do seu sonho de entrar na faculdade.

Nesse caso, você pode usar a nota do Enem para ingresso direto em uma faculdade particular. Basta informar a sua nota do Enem: se ela for a mínima exigida, você poderá efetuar a matrícula e aguardar o início das aulas. Essa é a forma mais simples de ingressar na faculdade.

E, se você tem receio de entrar na universidade particular por causa das altas mensalidades, fique tranquilo! Muitas faculdades bem avaliadas pelo MEC possuem mensalidades acessíveis.

Além disso, você pode optar por estudar na modalidade EAD, as mensalidades saem ainda mais em conta. O fato da universidade não ter gastos com a infraestrutura física faz com que as mensalidades dessa modalidade sejam mais baratas.

Para te ajudar, selecionamos abaixo algumas opções de faculdades que são reconhecidas pelo MEC, possuem mensalidades acessíveis e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira!

Veja também:

O que é o Sisu?

Entenda como funciona o Sisu

Agora que você já sabe como funciona o Sisu, comente abaixo qual curso você pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin