dcsimg

Saiba como funciona o Sisu para cursos a distância

Conheça um pouco mais sobre o Sisu e descubra se você pode participar desse programa para estudar na modalidade EAD.

Criado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo que tem como objetivo democratizar o acesso de alunos nas instituições públicas de ensino superior em todo o País.

Para classificar e selecionar os estudantes, o Sistema utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo é totalmente automatizado e a participação é gratuita. A seleção para o programa acontece duas vezes por ano.

Se você está em busca de um curso superior a distância, o Sisu não pode ser utilizado por você. O Sistema só funciona para os cursos presenciais. Mas não fique triste, existem outras alternativas para ingressar no ensino superior EAD. Veja a seguir algumas opções:

O Enem

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como principal objetivo avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas e particulares no final do Ensino Médio.

No entanto, com o passar dos anos, o Exame passou a exercer outras funções, tais como:

  • Ser utilizado como ferramenta de acesso, única ou complementar, ao Ensino Superior em instituições públicas;
  • Permitir e/ou auxiliar o ingresso do participante em programas governamentais de financiamento do Ensino Superior;
  • Ser utilizado como instrumento de seleção em instituições privadas de Ensino Superior. Neste caso, o desempenho do estudante pode ser substituído pelo tradicional vestibular.

Vale ressaltar que cada instituição possui uma maneira exclusiva de utilizar o Enem para o ingresso de alunos no Ensino Superior. Por isso, faça uma consulta no site ou visite a secretaria da universidade em que você pretende estudar para saber mais detalhes sobre como a sua nota no Enem pode lhe ajudar no acesso em um curso superior EAD.

O ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, através da Lei nº 11.096, com a finalidade de conceder bolsas de ensino para o ingresso de estudantes de baixa renda em universidades particulares de todo o Brasil.

O programa oferece bolsas que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), determinadas de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem.

Por isso, para concorrer a este benefício é necessário ter participado das últimas provas do Enem, ter obtido mais de 450 pontos na avaliação e não ter zerado na redação.

Para conseguir participar do ProUni, os estudantes também precisam preencher outros requisitos, tais como:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede particular como bolsista integral;
  • Não ter diploma de curso superior, seja em faculdade pública ou privada;
  • Ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais, ou até 3 salários mínimos no caso das bolsas parciais.

O programa também é destinado a pessoas com necessidades especiais e professores da rede pública que estejam exercendo o magistério.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 15% das bolsas são concedidas aos alunos que optam pelo ensino superior a distância. A opção por esta modalidade deve ser feita na hora da inscrição no programa, no momento em que o candidato estiver escolhendo o curso de sua preferência.

Se interessou? Acesse o site oficial < http://siteprouni.mec.gov.br > e veja, durante o período de inscrições, a lista com todas as universidades participantes e os cursos que oferecem bolsas integrais e parciais.

Vestibular para cursos a distância

As instituições públicas e privadas oferecem diversos tipos de vestibular para a seleção de alunos para o ensino a distância. Confira a seguir quais são elas:

Vestibular tradicional EAD

No vestibular tradicional, os estudantes interessados devem realizar uma prova teórica que avalia os conhecimentos obtidos até o momento.

Nesta modalidade, os candidatos seguem os mesmos procedimentos do vestibular para um curso presencial.

Para participar, você deve fazer a inscrição (que costuma ser feita pela internet, telefone ou na secretaria da universidade) e pagar a taxa dentro do prazo estabelecido.

Você deverá comparecer para realizar a prova no local e data pré-determinados pela instituição

As vagas para o curso escolhido serão ocupadas de acordo com o desempenho dos candidatos na avaliação.

Vestibular agendado EAD

Para facilitar a vida do estudante, algumas universidades oferecem o vestibular agendado para cursos na modalidade a distância. Nela, o candidato tem a possibilidade de escolher a data da prova de acordo com a sua necessidade e/ou compromissos.

Assim como no vestibular tradicional, o aluno precisa fazer a inscrição (normalmente, pela internet) e pagar a taxa. No entanto, ele deverá escolher dentre as opções de data disponíveis pela instituição e comparecer a um polo presencial na data escolhida para realizar a prova.

Vale ressaltar que o conteúdo das avaliações do vestibular agendado para os cursos EAD pode variar bastante de acordo com a instituição e curso escolhidos pelo candidato.

Vestibular on-line EAD

Com o ambiente de aprendizado cada vez mais moderno, autônomo e tecnológico, algumas instituições começaram a oferecer aos candidatos o vestibular online EAD.

Assim como no vestibular tradicional e no vestibular agendado, o aluno também precisará fazer a inscrição (normalmente, pela internet) e pagar a taxa. Mas a forma de aplicação deste vestibular é bastante diferente.

Os formatos deste tipo de avaliação podem variar de acordo com a faculdade escolhida, podendo ser uma redação com prazo determinado para entrega ou uma prova on-line, na qual o candidato deverá acessar um determinado sistema ou site da universidade para realizar a prova.

Se você quer iniciar os estudos em um curso a distância, verifique com antecedência as formas de ingresso no site oficial da instituição que você escolheu. Se não conseguir localizar as informações, entre em contato por telefone ou pessoalmente e tire suas dúvidas!

Onde estudar

Confira a seguir algumas faculdades privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, que oferecem cursos na modalidade EAD e que aceitam o ProUni ou a nota do Enem como formas de ingresso, além de seus próprios vestibulares e financiamento próprio:

Veja também:

Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Melhores Universidades Privadas de MG

Agora que você já sabe as diversas formas de ingressar no ensino a distância, conta para a gente qual modalidade você pretende fazer. Utilizou o Enem, o ProUni ou prestou vestibular? É só deixar um comentário abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin