dcsimg

Descubra como entrar na faculdade Unicesumar pelo ProUni

Dá para fazer o curso dos seus sonhos com bolsa do ProUni na Unicesumar. A gente explica como!

Sabia que é possível estudar em uma das melhores faculdades particulares brasileiras com bolsa do governo federal?

Com o ProUni, dá para os unir o útil ao agradável: fazer um curso na Unicesumar sem ter que desembolsar um tostão (ou pagando apenas a metade da mensalidade)!

Para desfrutar de tudo isso, basta atender aos requisitos do programa e se esforçar para vencer a concorrência.

O ProUni oferece bolsas em cursos presenciais e a distância, em todas as áreas do conhecimento.

Tem interesse? Pois a gente vai explicar como entrar na Unicesumar com uma super bolsa do ProUni. Conheça!

Como conseguir bolsa do ProUni na Unicesumar

Para conseguir uma bolsa do ProUni na Unicesumar é necessário passar por um processo seletivo. Não tem outro jeito: tem que encarar a concorrência mesmo.

As inscrições abrem duas vezes ao ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, e ficam poucos dias no ar. No período determinado pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso acessar o site oficial do ProUni, fazer a inscrição e escolher duas opções entre os cursos da Unicesumar que estarão listados no sistema.

Esses cursos variam de edição para edição, inclusive o número de vagas disponíveis. Mas geralmente tem bastante opção de cursos presenciais e a distância.

Os candidatos com as melhores notas do Enem têm mais chances de conseguir vaga. Em uma faculdade tão bem avaliada como a Unicesumar, normalmente a concorrência é alta.

Durante a seleção, todos os dias a nota de corte pode ir mudando. Para garantir vaga, é importantíssimo ficar ligado nesse detalhe. Caso a nota de corte seja mais alta do que o seu desempenho no Enem, dá para escolher outra opção de curso da Unicesumar.

Quem pode concorrer a uma bolsa do ProUni na Unicesumar

Para concorrer a uma bolsa do ProUni na Unicesumar é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

O ProUni também exige que os participantes tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e, além disso, tenham feito todo ensino médio em escola pública — ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Quem já tem diploma de nível superior não pode participar.

O ProUni concede bolsas integrais (cobrem todo o valor da mensalidade) e parciais (que pagam metade do valor da mensalidade), dependendo da renda do participante.

Cursos da Unicesumar que você vai encontrar no ProUni

Como a gente já falou, a oferta de cursos da Unicesumar no ProUni varia a cada edição, mas o fato é que você vai encontrar algumas das principais graduações presenciais e a distância por lá, como:

  • Gestão Comercial
  • Direito
  • Farmácia
  • Engenharia Mecânica
  • Educação Física
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Construção de Edifícios
  • Sistemas para Internet
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Relações Internacionais
  • Química
  • Biomedicina
  • Estética e Cosmética
  • Moda
  • Design de Interiores
  • Engenharia Civil
  • Ciências Contábeis
  • Engenharia Civil
  • Psicologia
  • Logística
  • Marketing
  • Enfermagem

Os cursos presenciais da Unicesumar estão disponíveis nas unidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Já as opções a distância podem ser encontradas em centenas de cidades por todo o país!

Para saber se tem um polo de apoio da Unicesumar em sua região, acesse o site.

Outras facilidades, financiamentos e bolsas na Unicesumar

Se você não se encaixa nos parâmetros de concorrência do ProUni, ainda assim dá para estudar na Unicesumar com bolsas, descontos e financiamentos. Conheça algumas alternativas interessantes:

FIES — O Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal oferece juros baixos e um bom prazo para pagar a dívida, que pode ser parcelada em vários anos. A Unicesumar também participa do FIES. Para obter o benefício, é necessário seguir um esquema parecido com o do ProUni: as inscrições abrem duas vezes ao ano e pode participar quem fez o Enem (só que nesse caso vale qualquer edição a partir de 2010), obteve pelo menos 450 pontos na média das provas, não zerou a redação e, por fim, atende aos critérios de renda definidos pelo MEC.

PAI — É o programa de parcelamento das mensalidades oferecido pela Unicesumar. Com ele, os estudantes podem pagar o valor em até duas vezes o tempo do curso, com condições facilitadas.

Bolsas e descontos — Na Unicesumar, dá para participar de diversos programas locais de bolsas de estudo – a maioria para cursos presenciais. Informe-se sobre as condições na unidade onde você gostaria de estudar. Há descontos para cursos presenciais e a distância. Alguns são automáticos, como o abatimento para quem paga a mensalidade em dia.

Onde mais estudar com bolsa do ProUni

O ProUni pode ser encontrado em centenas e centenas de faculdades particulares por todo o Brasil. E tem uma grande vantagem: o MEC só concede bolsas em faculdades muito bem avaliadas. É garantia de que você vai fazer um curso de qualidade, com diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Conheça a seguir algumas boas faculdades que também trabalham com o ProUni:

Veja também:

Saiba como é e quando ocorre o vestibular da Unicesumar

E aí, vai tentar bolsa pelo ProUni na Unicesumar? Compartilhe suas expectativas com a gente pelos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin