Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do Fies 2021

Confira quem pode concorrer às vagas remanescentes do Fies 2021 e entenda como funcionará este processo seletivo!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já abriu as portas para 2021 e está com processo seletivo em andamento!

Do dia 26 ao dia 29 de janeiro, os estudantes interessados em conseguir um financiamento para ingressar no Ensino Superior deverão acessar a página oficial do programa para realizar suas inscrições. No dia 2 fevereiro, já será possível consultar o resultado da pré-seleção do processo seletivo.

Para os candidatos não pré-selecionados nessa chamada única, ainda haverá uma segunda chance: a chamada para vagas remanescentes! Esta, contudo, será a última oportunidade da edição. Por isso, é importante que você saiba, já de antemão, como fazer para participar desta etapa caso seja necessário.

Vem que a gente te ajuda a entender isso tudo!

O que é o Fies?

Você provavelmente já sabe, mas não custa relembrar: o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como principal objetivo promover o acesso ao Ensino Superior no Brasil por meio da concessão de financiamentos estudantis.

O programa é destinado a estudantes que desejem cursar o Ensino Superior em uma faculdade da rede privada, mas que, no momento, não tenham condições financeiras de arcar com o custo disso.

Quem pode participar do Fies?

Nem todo mundo pode participar do Fies, pois há critérios de renda e desempenho a serem considerados. No quesito renda, o programa admite candidatos que tenham renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Em termos de desempenho, o critério utilizado é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o candidato deve ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtendo pontuação média de pelo menos 450, e sem ter zerado a redação.

Como funciona o processo seletivo do Fies?

A nota do Enem é o principal critério de seleção considerado pelo Fies. Por isso, quanto maior for a pontuação apresentada pelo candidato, maior será a sua chance de conseguir um financiamento por esse programa.

Além disso, os candidatos que ainda não têm diploma de Ensino Superior, nem foram beneficiados pelo Fies em momento anterior, têm preferência em relação aos demais.

O processo seletivo ocorre via Internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). Poucos dias após o encerramento do período de inscrições, o programa divulga o resultado em chamada única, apontando os candidatos pré-selecionados e os que foram cadastrados na lista de espera.

Como concorrer a uma vaga remanescente do Fies 2021?

As vagas remanescentes nada mais são do que vagas que não foram preenchidas por candidatos pré-selecionados na chamada única.

O processo seletivo para essas vagas é feito entre os estudantes que participaram do processo seletivo da chamada única, mas não foram contemplados. Estes candidatos são automaticamente inscritos em uma lista de espera para vagas remanescentes.

A pré-seleção ocorrerá entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março e, durante esse período, os candidatos interessados deverão ficar atentos ao FiesSeleção, porque sua eventual seleção poderá sair a qualquer momento.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera terão um prazo de 3 dias úteis, contados do dia seguinte às suas respectivas datas de pré-seleção, para acessar o FiesSeleção e inserir os dados solicitados pelo sistema para finalizar a contratação do financiamento. Se perder esse prazo, a vaga vai para outra pessoa!

Em quais faculdades é possível conseguir uma vaga remanescente do Fies 2021?

Em qualquer instituição de Ensino Superior credenciada no Fies é possível conseguir uma vaga remanescente! Isso acontece porque a oferta deste tipo de vaga depende dos candidatos selecionados na chamada única, não do Fies e nem, muito menos, das faculdades. 

Quanto menor for a quantidade de candidatos pré-selecionados na chamada única que efetivamente contratar o financiamento aprovado, maior será a quantidade de vagas remanescentes disponíveis para os candidatos cadastrados na lista de espera.

Por esse motivo, neste momento, é impossível dizer quais faculdades terão vagas remanescentes no Fies 2021. 

De qualquer forma, mesmo que você não consiga um financiamento nessa primeira edição do Fies 2021, seja pela chamada única ou pelas vagas remanescentes, você pode tentar negociar boas condições de pagamento com a(s) própria(s) faculdade(s) que te interessar(em).

Muitas delas oferecem programas próprios de incentivo ao acesso ao Ensino Superior, com bolsas de estudo, descontos nas mensalidades, e mesmo financiamentos.

Selecionamos algumas faculdades que costumam ofertar esse tipo de benefício, e que também estão na lista de instituições de Ensino Superior participantes do Fies. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, além de oferecerem cursos em diversas áreas do conhecimento. Veja:

Veja também: Descubra qual é a nota de corte do Fies para o seu curso

E você, está ansioso para saber se vai conseguir o seu financiamento pelo Fies 2021? Conta pra gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!