Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do ProUni 2021

Veja como aproveitar ao máximo essa chance de ganhar bolsa de estudos do ProUni 2021 numa faculdade de primeira!

As bolsas remanescentes oferecem uma superoportunidade a quem já estava quase perdendo as esperanças de entrar no ProUni.

Nessa fase, o processo seletivo distribui as bolsas que, por motivo ou outro, não foram preenchidas nas chamadas anteriores.

O trâmite é bem mais simples, mas o interessado em participar precisa estar com a antena ligadíssima para não perder as datas e cumprir todas as etapas necessárias, garantindo assim uma bolsa em faculdade privada.

A seguir, saiba tudo sobre as vagas remanescentes do ProUni 2021 e onde encontrar as melhores faculdades para usar sua bolsa!

O que são as vagas remanescentes do ProUni 2021

Bolsas remanescentes são aquelas que sobraram do processo seletivo mais recente do ProUni.

A seleção regular oferece milhares de bolsas a cada edição. Elas são ocupadas pelos participantes que apresentam as melhores notas no Enem em cada categoria de concorrência (cotas ou geral).

O programa tem duas chamadas regulares e ainda uma lista de espera, para garantir que o número máximo de vagas seja ocupado.

Só que, ainda assim, algumas acabam desocupadas, por motivos diversos: desistência do participante, informações imprecisas, falta de documentação comprobatória, não cumprimento de prazo, etc.

Então, o governo reúne essas bolsas que sobraram e faz a distribuição num processo simplificado, que recebe o nome de “bolsas remanescentes do ProUni”.

As vagas são para ocupação imediata, já que o processo quase sempre acontece quando as aulas do semestre correspondente já começaram.

Veja a seguir todos os detalhes!

Quando acontece a seleção por uma vaga remanescente do ProUni 2021

A seleção das bolsas remanescentes do ProUni acontece mais de 60 dias depois da seleção regular.

No segundo semestre de 2020, por exemplo, a seleção principal aconteceu em junho e a chamada para as remanescentes só foi feita entre 15 e 30 de setembro!

Em 2021 a expectativa é que tenhamos alguns processos rolando, todos com o mesmo intervalo entre uma seleção e outra.

O primeiro de 2021 deve acontecer em março, para distribuir as vagas que sobrarem da seleção de janeiro.

Em junho ou julho, é provável que abra outra seleção de vagas remanescentes, para ocupar as bolsas ociosas da seleção do ProUni 2021 que devem acontecer em abril (lembre-se que a seleção regular foi adiada por causa da pandemia).

Quem pode tentar uma vaga remanescente do ProUni 2021?

Os requisitos para participar das vagas remanescentes do ProUni são quase os mesmos da seleção regular, com uma diferença importante: aqui é possível usar qualquer edição do Enem a partir de 2010!

O resto se mantém. Os candidatos precisam:

  • Apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota superior a zero na redação.
  • Renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral (que cobre 100% do valor das mensalidades).
  • Renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial (que cobre 50% do valor das mensalidades).
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral.

O programa também está aberto a professores da rede pública e a pessoas com deficiência. Nesses casos, não é necessário comprovar renda. O professor pode se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura mesmo sem ter feito o Enem.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial do ProUni dentro do período determinado.

A relação de faculdades participantes e os cursos disponíveis mudam a cada edição. O candidato só vai ter acesso à lista depois que acessar o sistema de inscrição.

Outra diferença importante em relação ao ProUni regular é a forma de seleção. Aqui a escolha é feita por ordem de chegada. Os candidatos inscritos garantem automaticamente o direito à matrícula, mas a bolsa só será efetivada depois que forem comprovados todos os dados informados junto à secretaria da instituição escolhida.

Caso a comprovação não seja realizada, a vaga vai para o próximo candidato na fila e assim por diante, até ocupar o maior número possível de bolsas.

Outras seleções além da vagas remanescentes do ProUni 2021

Dá para entrar na faculdade antes, durante e depois da seleção das vagas remanescentes do ProUni.

O ingresso direto está aí para facilitar sua vida nesse sentido. Com ele, basta utilizar as notas obtidas em qualquer Enem a partir de 2010 para conseguir vaga em faculdade privada com rapidez e praticidade, sem prestar vestibular, sem precisar comprovar renda ou ter desempenho mínimo no Enem.

Se preferir, dá para esperar pelos próximos grandes processos seletivos do governo federal.

As vagas remanescentes são ofertadas no meio do semestre, de forma que, poucos meses depois, já teremos novas edições do Sisu, ProUni e FIES.

O Sisu, você sabe, distribui vagas em universidades públicas. O FIES concede crédito estudantil em faculdades privadas. Ambos exigem boas notas no Enem.

Antes de escolher o tipo de seleção que melhor se encaixa nas suas expectativas, dê uma pesquisada em quais faculdades vale a pena estudar! Veja dicas a seguir!

Onde estudar com bolsa do ProUni em 2021

O bom de ter tantos processos seletivos à disposição é poder escolher as melhores faculdades para estudar.

Quem quer ter acesso a um ensino diferenciado precisa se assegurar de que a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e respeitada no mercado de trabalho.

A gente tem algumas dicas de onde você pode tentar bolsa do ProUni (remanescentes e regulares), financiamento do FIES ou entrar pelo ingresso direto.

Conheça:

Veja também:

Saiba como ver a lista de aprovados do Prouni 2021

Entendeu como funcionam as vagas remanescentes do ProUni 2021? Se tiver mais alguma dúvida, mande pra gente pelos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!