dcsimg

Entenda o que são as vagas remanescentes do Sisu 2019

Descubra tudo sobre as vagas remanescentes do Sisu 2019 e saia na frente!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorre duas vezes ao ano. A seleção para as vagas remanescentes — aquelas que não foram ocupadas por documentação incompleta, desistências de curso e até por falta de comparecimento  — ocorre logo após a tradicional.

Agora vamos mostrar a você como aproveitar esse processo para ingressar em uma faculdade!

Inscrições para as vagas remanescentes do Sisu 2019

O processo de preenchimento das vagas remanescentes do Sisu 2019 nada mais é que a lista de espera, que sempre ocorre após a primeira seleção. E por mais que ela seja bem concorrida, sempre sobram vagas para diversos cursos e universidades.

Veja como fazer a inscrição:

  • Em 2019, o processo para inscrição nas vagas remanescentes inicia no dia 29/01 e termina em 05/02.
  • Para acessar o sistema, o estudante deverá informar a sua nota do Enem de 2018 e a sua senha de acesso, que foi utilizada para se inscrever no primeiro processo. Caso tenha se esquecido, é só clicar em “recuperar senha”.
  • Conseguiu acessar? Pronto, agora é só clicar em “boletim de desempenho” e depois confirmar o interesse em participar da lista de espera do Sisu 2019.
  • Com a participação confirmada, é só aguardar o resultado, que está previsto para o início do dia 07/02.

Lembre-se de ficar bem atento às datas, pois as convocações não ocorrem em apenas um dia. Acesse o site periodicamente e verifique se foi chamado para apresentar os seus documentos na instituição.

Quem pode participar das vagas remanescentes do Sisu 2019?

Poderão concorrer todos os estudantes que fizeram o último Enem antes da seleção e não zeraram a redação. Também é necessário ter feito o processo seletivo regular do Sisu 2019.

Outras formas de ingressar em uma faculdade com o Enem 2019

Se não conseguiu ingressar em uma faculdade pelo Sisu 2019, não se preocupe: com a nota do Enem, você tem diversas possibilidades de entrar em uma instituição de ensino superior. Veja:

ProUni 2019

A seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni) ocorre duas vezes ao ano, logo após o Sisu. Nele, o estudante pode concorrer a bolsas parciais e integrais em faculdades particulares presenciais e a distância.

Para concorrer, é necessário ter feito o último Enem, obtido nota igual ou maior que 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.O candidato precisa também se enquadrar em determinados critérios socioeconômicos e não pode ter diploma de nível superior.

Fies 2019

No Financiamento Estudantil (Fies), é muito mais fácil conseguir uma vaga, pois o processo ocorre sempre após o Sisu e ProUni, quando muitos estudantes já conseguiram se matricular em uma faculdade.

Para ingressar no Fies, também é necessário ter feito o Enem, mas em qualquer edição a partir de 2010.  A nota do exame deverá ser igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação. Aqui também é necessário atender ao critério de renda familiar.

Ingresso direto pelo Enem 2019

É uma grande novidade feita por algumas faculdades particulares. O ingresso direto pelo Enem evita transtornos ao estudante, facilitando a matrícula.

As faculdades particulares que fazem esse tipo de seleção, como o Centro Educacional Anhanguera, oferecem vários tipos de descontos e até financiamentos facilitados e sem burocracia.

Para participar, basta informar, no ato da inscrição, a nota e sua inscrição do Enem (de qualquer edição a partir de 2010) e aguardar o resultado, que tem o prazo médio de 48 horas. Após a aprovação, é só se matricular e iniciar os estudos!

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Trouxemos algumas sugestões de faculdades que são reconhecidas pelo MEC e que participam do ProUni 2019 e Fies 2019,  aceitam o ingresso direto pelo Enem 2019 e oferecem descontos  e financiamentos próprios:

Veja mais:

Como funcionam as cotas do ProUni

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai se inscrever no Sisu? Então conte para a gente aqui nos comentários para qual curso você vai concorrer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin