Calendário Unesp 2023

Já foram divulgadas as principais datas do vestibular de 2023 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). De acordo com o comunicado oficial da instituição, o período das inscrições será de 5 de setembro a 10 de outubro de 2022.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Todos os candidatos deverão se inscrever exclusivamente por meio do site da Fundação Vunesp, neste link. Vale ressaltar que, ainda segundo o comunicado, o prazo para os pedidos de isenção e redução da taxa deverá ser divulgado até o mês de agosto. Na última edição do vestibular, a taxa de inscrição cobrada teve o valor de R$ 180,00. 

Leia mais: Como é a segunda fase da Unesp?

Quem pode pedir isenção da taxa na Unesp?

Para ter a isenção, os candidatos precisam seguir os critérios da análise socioeconômica pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) ou a análise feita por meio documental.

Pelo CadÚnico, a análise é feita pelo número do Número de Identificação Social (NIS), que deverá ser informado juntamente com o pedido de isenção. Para possuir cadastro no programa, a pessoa deve possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou ter renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Já pela análise socioeconômica documental, aqueles que desejam obter a isenção devem se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ter concluído todo o ensino médio em escola da rede pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral
  • Possuir renda média familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Morar no estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino com sede no estado de São Paulo.

Veja também: Saiba como é o vestibular da USP

+ Unesp abre inscrições para ingresso via Enem

Quando será a prova da Unesp 2023?

A primeira fase do exame está prevista para ser aplicada em 15 de novembro, no feriado nacional. Os candidatos convocados para a segunda fase farão nova prova no dia 19 de dezembro de 2022. O resultado final do vestibular da Unesp será divulgado em 6 de fevereiro de 2023. 

Segundo o comunicado oficial, a Resolução deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis para ingresso em 2023. No vestibular da Unesp deste ano, 2022, foram aplicadas provas para 69.031 candidatos, em 35 cidades diferentes.

Leia mais: Calendário Fuvest 2023: veja todas as datas

+Vestibular Unicamp: últimos 5 temas de redação

Como é a prova da Unesp?

Da mesma forma que outros vestibulares, a prova da Unesp possui duas fases, sendo a primeira de caráter eliminatório, selecionando os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos para ir para a 2ª fase.

A primeira fase do vestibular da Unesp é composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área de estudo. Os candidatos tem cinco horas no total para completar o exame. A divisão das disciplinas é feita do seguinte modo:

  • 30 questões de linguagens e códigos: que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
  • 30 questões de ciências humanas: que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  •  30 questões de ciências da natureza e matemática: que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.

Já a segunda fase é composta somente de questões dissertativas, ou seja, que o candidato deve escrever a resposta, e não assinalar. Na 2ª fase a prova contém 36 questões e é feita em dois dias seguidos, com a duração de 4h30 em cada dia.

No primeiro dia caem 12 questões de Ciências Humanas (que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática).

No segundo dia são cobradas 12 questões de Linguagens e Códigos (matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação dissertativa-argumentativa.

Veja mais: Calendário Unicamp 2023

+ Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2022

Calendário Unesp 2023

Publicação do edital: Ainda não divulgado.

Solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição: Ainda não divulgado.

Divulgação da lista de candidatos isentos: Ainda não divulgado.

Período de inscrições: 5 de setembro a 10 de outubro de 2022.

Pagamento da taxa de inscrição: Ainda não divulgado.

Divulgação dos locais de prova: Ainda não divulgado.

Primeira fase da Unesp 2023: 15 de novembro de 2022.

Segunda fase da Unesp 2023: 19 de dezembro de 2022.

Divulgação da primeira chamada: 06 de fevereiro de 2023.

Conheça a Unesp

Criada em 1976, a Unesp é uma universidade pública e gratuita presente em 24 cidades do estado de São Paulo. Possui 34 unidades universitárias, cursos de graduação e pós graduação e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp

+ 10 últimos temas de redação da Unesp

Além da Unesp

Para além da Unesp, existem outras instituições de ensino superior conceituadas e que também são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem diversas opções de cursos de graduação e pós graduação. Além disso, ainda possuem condições especiais nas mensalidades. Conheça algumas abaixo:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin