O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada a estudantes de baixa renda que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para cursos superiores em instituições de ensino privadas.
O número de bolsas do ProUni muda a cada ano, conforme a disponibilização das vagas pelas faculdades particulares. O processo seletivo está sendo feito pelo MEC duas vezes ao ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Em 2021, o processo do início do ano contou com aproximadamente 160 mil vagas.
Quando o processo está próximo de começar, o Governo divulga na página oficial do ProUni as informações oficiais sobre o programa e os estudantes podem consultar a lista de instituições participantes. Você pode fazer uma busca por faculdade, cursos com vagas para o ProUni ou as bolsas disponíveis em sua cidade.
Descubra como fazer para consultar as faculdades que aceitam o ProUni!
Quais faculdades aceitam o ProUni?
O ProUni só libera quais são as vagas disponíveis durante o período do processo seletivo. Mas algumas instituições reconhecidas pelo MEC e bem avaliadas costumam participar do ProUni todos os anos.
Preparamos uma lista com algumas delas para você conferir agora mesmo os cursos que elas oferecem e já ir pensando onde quer disputar uma vaga:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Se o processo seletivo do ProUni já estiver disponível, você poderá consultar as faculdades que oferecem vagas na edição vigente do programa diretamente no site oficial (http://prouniportal.mec.gov.br/). Para isso:
- Acesse a página de consulta pública do ProUni.
- Clique em Pesquisar Bolsas.
- Clique em “Procurar por Instituição”.
- Digite o nome da faculdade.
- Clique em “Pesquisar”.
Se a universidade indicada participar do ProUni, no resultado da busca você terá acesso às seguintes informações:
- Cursos com vagas para bolsistas disponíveis naquela instituição;
- Grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura);
- Turno;
- Valor da mensalidade;
- Quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais.
- Bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos
Quais cursos têm vagas do ProUni?
As faculdades não possuem uma obrigação legal de oferecer vagas para todos os seus cursos e turnos no ProUni. Por isso, vale a pena fazer uma busca por cursos para achar qual instituição próxima a você estará mais adequada à sua realidade.
Lembre-se que as vagas só ficam disponíveis para consulta durante o processo seletivo. Após este período o site apenas dá a informação “Processo Seletivo encerrado”. Para saber quais os cursos que oferecem bolsas do ProUni vigente, siga o passo a passo:
- Acesse a página de consulta pública do ProUni.
- Clique em Pesquisar Bolsas.
- Clique em “Procurar por Curso”.
- Digite o nome do curso.
- Clique em “Pesquisar”.
Se existirem vagas no curso indicado, no resultado da busca você terá acesso a uma lista com todos os municípios onde há bolsas para o curso procurado. Você deve clicar em um município para consultar:
- Instituições que oferecem o curso;
- Grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura);
- Turno;
- Valor da mensalidade;
- Quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais.
Cursos com vagas do ProUni na sua cidade
Você também pode consultar todos os cursos que oferecem bolsas do ProUni na sua cidade. Essa busca também só fica disponível durante o prazo próximo das inscrições do processo mais recente. Faça assim:
- Acesse a página de consulta pública do ProUni.
- Clique em Pesquisar Bolsas.
- Clique em “Procurar por Município”.
- Digite o nome da sua cidade.
- Clique em “Pesquisar”.
Se existirem vagas na cidade indicada, no resultado da busca você verá a lista de cursos, em ordem alfabética. Você deve clicar em um curso para ter acesso a:
- Instituições que oferecem aquela formação;
- Grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura);
- Turno;
- Valor da mensalidade;
- Quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais.
Quem pode participar do ProUni?
Pode concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante que cumprir os três requisitos a seguir:
- Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, por pessoa.
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior, ter obtido a nota mínima de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação. É a nota do Enem que serve de critério para a classificação dos candidatos concorrentes às bolsas parciais e integrais do ProUni.
- Não ter diploma de curso superior.
Além destes requisitos, os candidatos devem atender ainda a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Todos esses requisitos precisam ser comprovados durante a matrícula na faculdade, com uma lista de documentos de todos os integrantes da sua família. A medida visa evitar fraudes e permitir que apenas pessoas que se encaixem nos critérios socioeconômicos usufruam da bolsa.
No novo ProUni, só recebem bolsas integrais (100% do valor da mensalidade), quem tiver renda familiar de no máximo 1,5 salário por pessoa. As bolsas de 50% (parciais) são para os estudantes que estão entre 1,5 até três salários mínimos por pessoa.
Como utilizar o ProUni junto com o Fies
Os bolsistas parciais do ProUni podem usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade. Nesse caso, não há a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.
Mas é necessário que a faculdade e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni ofereçam vagas para financiamento. O estudante precisará ser aprovado no processo seletivo do Fies.
Para estudantes nesta faixa de renda, a taxa real de juros do Fies é zerada. O estudante paga apenas uma mensalidade mensal referente aos custos do financiamento. Depois, ao se formar, paga o saldo de custo das mensalidades de acordo com sua realidade financeira.
Como entrar na faculdade sem burocracia e com qualquer renda?
Nem todo mundo consegue alcançar a nota de corte exigida no processo seletivo do ProUni. Também pode acontecer de perder a data de abertura das inscrições. Algumas pessoas não cumprem os requisitos de renda do ProUni ou não tem como comprovar esses dados
Se algum desses problemas é o seu caso, não se preocupe. Há outras formas de entrar na faculdade sem precisar fazer outro vestibular, apenas com a nota do Enem.
Este formato se chama ingresso direto. Em algumas instituições também há ofertas de bolsas parciais e integrais para quem se matricula dessa forma. Os descontos são oferecidos diretamente pela faculdade, sem maiores burocracias!
Algumas dessas faculdades com essa oportunidade, reconhecidas pelo MEC e presentes em todo o Brasil são:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni
Você pretende concorrer a uma bolsa do ProUni? Em qual curso e cidade? Deixe um comentário!