O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) são programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior privado. Por meio do ProUni, os estudantes podem obter bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares. Já o FIES concede empréstimos a juros baixos para pagar as mensalidades da faculdade privada.
O estudante que consegue bolsa parcial do ProUni pode usar o financiamento do FIES para pagar a outra metade da faculdade. Veja como usar o ProUni junto com o FIES e quais são as regras dos dois programas!
Bolsista do ProUni pode pedir o FIES
O FIES pode ser solicitado por bolsistas parciais do ProUni para financiar o restante da mensalidade. Mas fique atento às novas regras de utilização conjunta dos benefícios, que passaram a vigorar em 2015:
- FIES e ProUni podem ser requeridos ao mesmo tempo, desde que sejam utilizados para pagar o mesmo curso, na mesma instituição em que o estudante tem a bolsa do ProUni. A soma dos dois benefícios não pode ser superior ao valor dos encargos educacionais, com desconto.
- A faculdade cadastrada para obtenção da bolsa do ProUni deve participar também do FIES.
Requisitos do ProUni
O candidato a uma bolsa do ProUni deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Para conseguir uma bolsa integral (100%) o estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais (50%) são concedidas aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O candidato deve atender ainda a um dos seguintes requisitos:
- ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou como bolsista integral de escola privada;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor efetivo da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda familiar per capita não é considerada nestes casos.
Requisitos do FIES
Além de apresentar renda familiar bruta mensal compatível com os requisitos estabelecidos para aquela edição do processo seletivo, os candidatos ao FIES devem atender ainda obter média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota maior do que zero na redação. São aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
Faculdades que participam do FIES e do ProUni
Conheça algumas faculdades que costumam participar do FIES e do ProUni:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Saiba tudo sobre as notas de corte do Enem para Sisu, ProUni e FIES
Você já tem bolsa parcial do ProUni e vai pedir o FIES? Conte para a gente nos comentários!