Quer saber informações, detalhes e tudo o mais sobre a prova do Encceja?! Esse texto é para você!
Reunimos aqui todas as principais questões sobre a prova do Encceja para tirar as dúvidas de todo mundo que vai fazer o exame. Se você é uma dessas pessoas, chegou ao lugar certo.
Esse texto será o primeiro passo para a sua preparação. A partir dele, você entenderá a importância de fazer o Encceja e vai saber por onde começar os estudos. Assim, conseguir o certificado vai ficar muito mais fácil para você. Confira!
O que é o Encceja?
Encceja é a sigla utilizada para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Trata-se de uma prova que é aplicada em todo o território nacional para aqueles que não terminaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio e desejam obter o certificado de conclusão desses segmentos educacionais.
A primeira versão dessa prova é do ano de 2002, e o responsável por sua elaboração e aplicação é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão interno do MEC (Ministério da Educação).
Durante alguns anos, candidatos brasileiros também puderam tentar obter o certificado de conclusão de Ensino Médio por meio da prova do Enem. Desde 2017, no entanto, o Enem deixou de prever essa possibilidade e, assim, o Encceja voltou a ser a prova mais aplicada para essa finalidade.
Quem pode fazer Encceja?
Podem se inscrever para a prova do Encceja quaisquer pessoas que estejam dentro dos seguintes critérios:
- Para obter diploma de Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
- Para obter diploma de Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame
OBS: Você pode prestar o Encceja Ensino Médio mesmo que não tiver o diploma do Ensino Fundamental. Nesse caso, o único pré-requisito é que você tenha 18 anos e, assim, poderá fazer a prova do Ensino Médio e obter a certificação completa sem precisar realizar as duas provas.
Qual o objetivo de fazer Encceja?
O objetivo de fazer a prova do Encceja é obter o certificado de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio.
Geralmente, as pessoas buscam esse diploma por querer retomar os estudos e até mesmo cursar uma faculdade.
Por isso, a prova pode interessar principalmente pessoas que não concluíram os seus estudos dentro da idade adequada devido às seguintes situações:
- Pessoas que nunca estudaram formalmente, mas sabem ler e escrever.
- Pessoas que repetiram de ano algumas vezes e ficaram muito atrasadas.
- Pessoas que deixaram de estudar e acabaram por abandonar a escola.
Datas de inscrição de provas do Encceja
As provas do Encceja ocorrem todo ano. As datas variam de acordo com cada ano. A pandemia do coronavírus atrapalhou os planos do MEC, e o exame não foi realizado em 2020. Se você é candidato para o Encceja 2020, deve saber que a prova será aplicada em todo o Brasil no dia 29 de agosto de 2021.
É isso mesmo, o Encceja 2020 vai acontecer em 2021, devido a todas as dificuldades de calendário que a crise sanitária impôs no Brasil. Por isso, não confunda e fique tranquilo, a prova vai acontecer logo!
Leia também: Confira como acessar a Página do Participante do Encceja
Quando sai o resultado do Encceja?
O resultado do Encceja do segundo semestre costuma sair em dezembro. O último resultado do Encceja divulgado foi da edição de 2019. Os candidatos que fizeram a prova naquele ano puderam ver suas notas a partir do dia 6 de dezembro. Por isso, os estudantes devem esperar até o final do ano para realizar o exame.
Como se inscrever?
Se você deseja realizar a prova do Encceja, é precisa ficar atento às datas apresentadas pelo MEC em edital para realizar a sua inscrição por meio da página do Encceja no Inep. Os editais costumam ser divulgados com antecedência, o que facilita a vida de estudantes não perderem os prazos de inscrição, que é gratuita.
Como saber onde fazer a prova do Encceja?
Depois de realizar a inscrição no portal do Inep, você deverá acessar a página do participante. Em data próxima à realização da prova, o seu Cartão de Confirmação estará disponível com os detalhes sobre local de prova, data e horários. Geralmente, o ministério divulga todas essas informações algumas semanas antes da aplicação da prova do Encceja.
Para o Encceja 2020, os candidatos souberam onde fazer a prova no dia 10 de agosto de 2021, 19 dias antes da realização do exame. Por isso, é necessário ter paciência e segurar a ansiedade, mas quando a data do exame se aproximar, você saberá onde deve ir no dia da aplicação.
Como é a prova do Encceja?
Para obter diploma do Ensino Fundamental, a prova terá: 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação.
- Caderno 1: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
- Caderno 2: Matemática;
- Caderno 3: História e Geografia;
- Caderno 4: Ciências Naturais.
Para obter diploma do Ensino Médio, a prova terá: 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação.
- Caderno 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de Redação;
- Caderno 2: Matemática e suas Tecnologias;
- Caderno 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Caderno 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Mínimo exigido para obter a certificação por meio do Encceja
Durante a etapa em que estiver planejando os seus estudos e após realizar a prova e conferir o resultado, tenha em mente que você precisa atingir a seguinte pontuação para obter o certificado:
- Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos)
- Mínimo de 5 pontos na Redação (em uma escala que varia de 0 a 10)
Caso o candidato não tenha tido a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, ele receberá o certificado parcial e, assim, na próxima edição da prova, pode fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima.
Por exemplo: se você tirar nota suficiente na prova de Matemática, mas não ir bem na de Ciências Humanas, vai receber o certificado de aprovação em Matemática. Mas, para garantir o certificado completo, será preciso fazer a prova no ano seguinte e tirar a pontuação mínima em Ciências Humanas.
Como começar uma faculdade depois do Encceja
Depois que você conseguir a certificação de Ensino Médio, o passo seguinte é tentar ingressar em uma faculdade.
Isso porque, estudar nunca é demais e sempre vai te proporcionar um trabalho melhor, uma renda mais satisfatória e uma qualidade de vida mais adequada.
Assim que você obtiver o certificado de Ensino Médio pelo Encceja, deve realizar inscrição para prestar vestibular para um curso superior que você deseja. Entretanto, é importante que, ao buscar a universidade, tenha certeza de que ela é uma instituição comprometida, séria e reconhecida pelo Ministério da Educação.
Por isso, listamos aqui algumas instituições que você precisa conhecer e nas quais você pode, desde já, pesquisar cursos, preços e outras informações.
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Instituições federais que dão certificado do Ensino Médio
Certificado do Encceja: veja como e onde retirar seu certificado
Saiba quando sai o resultado do Encceja
Gostou de saber mais informações sobre o Encceja?
Pretende fazer a prova, obter a certificação e fazer uma faculdade no futuro? Conte para nós! Deixe a sua mensagem logo abaixo, nos comentários!