Qual curso posso fazer com 400 pontos no Enem?

Realizada por milhares de participantes todos os anos, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que o estudante concorra a vagas em cursos superiores de universidades e faculdades de todo o país, e até no exterior.  

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A prova do Enem é aplicada em dois domingos consecutivos no segundo semestre do ano. O primeiro dia de prova é composto por 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação de no máximo 30 linhas. 

Já a prova do Enem do segundo dia é formada também por 90 questões, mas dessa vez são 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e su y8fhçun9as Tecnologias, e não contém redação. Ao todo, as 180 questões somadas com a nota da redação, resultarão em uma pontuação que vai de 0 a 1000. 

Leia mais: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

+ Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber

Como a nota do Enem é calculada?

A nota do Enem é calculada pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), um sistema que utiliza o nível de dificuldade das questões e o número de acertos. Assim, o peso de cada questão é baseado nos erros e acertos do candidato. Isso quer dizer que, se o candidato acerta muitas questões consideradas difíceis e erra as fáceis, o sistema entende que ele chutou e por isso a pontuação será menor. 

Agora, caso você queira saber como calcular a média simples da nota do Enem, basta somar as cinco notas de cada área: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e redação e depois dividir o resultado por 5.

O que posso fazer com a nota do Enem?

Com a nota do Enem o participante tem várias possibilidades, como por exemplo:

– Entrar em uma instituição de ensino federal pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas em universidades públicas pelo Brasil;

– Concorrer a uma bolsa de estudo em faculdade particular pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de 50% e 100% em instituições privadas;

– Financiar a faculdade com condições especiais pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);  

– Entrar direto numa faculdade privada, já que muitos estudantes utilizam a nota do Enem para não precisar fazer o vestibular próprio das faculdades;

– Estudar em uma instituição de ensino superior estrangeira. Há vários países com universidades que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros pelo Enem, como Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

Veja também: Enem 2022: taxa de inscrição poderá ser paga por PIX e cartão de crédito

+ Qual o valor do Enem 2022?

Qual curso posso fazer com 400 pontos no Enem?

Muitas instituições de ensino superior da rede privada aceitam diferentes pontuações dos estudantes no Enem. Dessa forma, basta se informar com a faculdade do seu interesse se, para o curso escolhido, a nota que você alcançou no Enem é suficiente.

Além disso, com 400 pontos no Enem já é possível ser aprovado em alguns cursos superiores por meio dos programas do governo. Confira abaixo os cursos e instituições que tiveram a nota de corte menor ou igual a 400 na edição do primeiro semestre de 2022 do Sisu, na modalidade ampla concorrência:

INSTITUIÇÃO CURSO NOTA DE CORTE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) AGROECOLOGIA 390,54
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) HISTÓRIA 389,01
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA 386,64
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO) GESTÃO DE TURISMO 383,24
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) ENGENHARIA DE AQUICULTURA 366,3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) FÍSICA 351,94
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) TURISMO 314,94

Já no primeiro semestre do Sisu do ano anterior, 2021, houve apenas uma nota de corte menor que 400, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para o curso de Química. A nota foi de 363,32. 

Leia mais: Enem 2022: taxa de inscrição poderá ser paga por PIX e cartão de crédito

+ Quem não terminou os estudos pode fazer o Enem?

Pelo Prouni

As notas de corte da edição do primeiro semestre de 2022 no Prouni ainda não foram divulgadas pelo MEC. Assim, as informações disponibilizadas são em relação às notas do primeiro semestre de 2021. 

A menor nota de corte registrada nesse período, na modalidade ampla concorrência foi 450,02, em duas instituições: Faculdade Cesumar e Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), ambas para o curso Gestão Comercial. 

Pelo Fies

O MEC ainda não divulgou também as notas de corte para a edição do primeiro semestre de 2022 do Fies. Na edição do primeiro semestre de 2021, também não houve notas menores ou iguais a 400. A menor nota foi 450,16, no curso de Enfermagem da Faculdade São Vicente (FASVIPA). 

É importante destacar que, em todos os programas, houve várias instituições de ensino e cursos sem nota de corte. Isso acontece porque, nestes casos,a quantidade de candidatos inscritos era inferior à quantidade de vagas. Dessa forma, todos os inscritos conseguiram vaga para entrar no curso. 

Veja: Pode mentir no Questionário Socioeconômico do Enem?

+ Saiba tudo sobre a inscrição do Enem 2022

Onde estudar?

É importante destacar que, independente do seu resultado do Enem, dá para estudar em boas instituições de ensino superior, com ampla estrutura e profissionais qualificados. Conheça abaixo algumas dessas instituições que também são bem avaliadas pelo MEC e oferecem bolsas de estudo de até 80% pela Quero Bolsa

Entrar para o curso superior que você sempre quis pode estar mais perto do que imagina!

Confira também: Entenda como ter um ótimo plano de estudos para o Enem

+ Confira o Edital do Enem 2022

+ É possível parcelar a taxa de inscrição do Enem?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin