dcsimg

Descubra se é possível fazer o vestibular online

Vestibular pela internet: veja aqui se existe e saiba como entrar na faculdade sem precisar fazer vestibular!

A possibilidade de fazer o vestibular online, do conforto de casa, parece bem interessante. Mas será que isso é possível?

Descubra agora se existe vestibular online e veja como entrar na faculdade sem passar pelo processo seletivo!

Existe vestibular online?

Sim! Algumas poucas faculdades oferecem o vestibular online a seus candidatos. E como funciona isso de fazer a prova do vestibular pela internet?

A instituição de ensino fornece uma senha ao candidato para que ele acesse o sistema do vestibular online, com um limite de tempo para finalizar a prova. A estrutura da prova varia conforme a faculdade.

Depois de enviar as respostas, a prova é corrigida, o estudante fica sabendo se foi aprovado e pode fazer a matrícula.

Porém, o que a maioria das faculdades particulares disponibiliza é o vestibular agendado, que ainda assim é muito mais tranquilo que o processo seletivo tradicional.

No vestibular tradicional, as provas ocorrem em um único dia e horário, para todos os candidatos. Logo, se um candidato não pode comparecer por algum motivo, precisa esperar até o próximo semestre para tentar novamente.

No vestibular agendado, você faz a prova no dia e horário que forem melhores para você!

Vestibular agendado

O vestibular agendado funciona da seguinte forma:

  • Primeiro, o candidato acessa o site da faculdade e seleciona o curso e o local (unidade ou polo de ensino) onde deseja fazer a prova do vestibular
  • Depois, é preciso preencher a ficha de inscrição
  • Após receber a confirmação da inscrição (por e-mail ou SMS), o candidato comparece no local e horário agendado para fazer a prova
  • Em geral, após 48 horas, o resultado fica disponível no site da instituição
  • Então é só conferir e fazer a matrícula!

A prova do vestibular pode incluir questões discursivas e de múltipla escolha, somente questões de múltipla escolha ou apenas uma redação. Para saber qual o formato da prova, é preciso entrar em contato com a instituição.

Algumas faculdades disponibilizam os dois modelos de vestibular (tradicional e agendado), como a  Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), por exemplo.

Aliás, na  UNIFRAN, o vestibular tradicional dá ao candidato a chance de conseguir uma bolsa de estudos de 100%! Isso mesmo, basta acertar 75% das questões da prova para ganhar uma bolsa integral.

Como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Embora o vestibular agendado seja bem menos complicado que o tradicional, existe uma forma ainda mais simples de entrar na faculdade: usando a nota do Enem.

E tem mais! Além de poder usar a nota do Enem para entrar de forma direta na faculdade, algumas instituições oferecem bolsas de estudo de acordo com a pontuação obtida pelo candidato no Exame.

Alguns exemplos são o Centro Educacional Anhanguera e a Faculdade Pitágoras.

Onde estudar

Conheça cinco instituições reconhecidas pelo MEC onde você pode fazer o vestibular agendado ou ingressar de forma direta com a nota do Enem:

Vale a pena entrar em contato agora mesmo, para se informar sobre o curso que você quer fazer e ver quanto consegue de desconto!

Veja também:

Descubra quanto sai uma faculdade de Pedagogia

Faculdade em dois anos a distância

Agora queremos saber sua opinião nos comentários: você prefere o vestibular tradicional, online ou agendado? Por quê?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin