Descubra se é possível fazer o vestibular online

Vestibular pela internet: veja aqui se existe e saiba como entrar na faculdade sem precisar fazer vestibular!

Hoje em dia existem diversos vestibulares ofertados anualmente. Através deles estudantes buscam bolsas e vagas em faculdades de todo o país. Existem os tradicionais vestibulares anuais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de vestibulares próprios de universidades particulares e públicas.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

A possibilidade de fazer o vestibular e conseguir uma vaga em uma universidade sem mesmo sair do conforto de casa, parece bem interessante não é? Mas será que isso é possível? Para conferir essa e outras informações, descubra, a seguir, mais sobre os vestibulares online.

Existe vestibular online?

Se você está em duvida e ainda não sabe se existem vestibulares online, saiba que existem. Atualmente algumas universidades oferecem essa possibilidade. Entre elas estão: Anhanguera, Unopar, ESPM, entre outras instituições.

Para a realização da prova a instituição de ensino fornece uma senha ao candidato para que ele acesse o sistema do vestibular online, com um limite de tempo para finalizar a prova. A estrutura da prova varia conforme a faculdade. Depois de enviar as respostas, a prova é corrigida, o estudante fica sabendo se foi aprovado e pode fazer a matrícula.

Hoje o que a maioria das universidades particulares disponibilizam é o vestibular agendado, que possui vantagens se comparado ao tradicional. No vestibular tradicional, as provas ocorrem em um único dia e horário, para todos os candidatos. Logo, se um candidato não pode comparecer por algum motivo, precisa esperar até o próximo semestre para tentar novamente. Já no vestibular agendado, você faz a prova no dia e horário que forem melhores para você!

Leia mais: O que é Vestibular?

Vestibular agendado

O vestibular agendado funciona da seguinte forma:

  • Primeiro, o candidato acessa o site da faculdade e seleciona o curso e o local (unidade ou polo de ensino) onde deseja fazer a prova do vestibular
  • Depois, é preciso preencher a ficha de inscrição
  • Após receber a confirmação da inscrição (por e-mail ou SMS), o candidato comparece no local e horário agendado para fazer a prova
  • Em geral, após 48 horas, o resultado fica disponível no site da instituição
  • Então é só conferir e fazer a matrícula!

A prova do vestibular pode incluir questões discursivas e de múltipla escolha, somente questões de múltipla escolha ou apenas uma redação. Para saber qual o formato da prova, é preciso entrar em contato com a instituição.

Algumas faculdades disponibilizam os dois modelos de vestibular (tradicional e agendado), como a  Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), por exemplo. Aliás, na  UNIFRAN, o vestibular tradicional dá ao candidato a chance de conseguir uma bolsa de estudos de 100%! Isso mesmo, basta acertar 75% das questões da prova para ganhar uma bolsa integral.

Como funciona o vestibular online

O vestibular online, assim como o nome sugere, é realizado de forma totalmente virtual. A metodologia é a mesma dos vestibulares presenciais, cada candidato terá um tempo disponível para realizar a entrega da prova. O vestibular online, por vezes, também conta com a redação que, nesse caso, é redigida de forma digital.

Para a realização da prova o candidato deverá possuir conexão com a internet, por conta disso, é importante que o mesmo verifique a integridade de seu computador e conexão para que não seja prejudicado por problemas técnicos durante a realização da prova.

Através do vestibular online você poderá ingressar com bolsa ou desconto em diversos cursos, incluindo cursos presenciais, semipresenciais ou EaD, variando de acordo com a instituição.

Como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Se você deseja ingressar em uma universidade sem a necessidade de prestar um vestibular, seja tradicional ou virtual, saiba que existem diversas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem descontos. Você poderá também usar sua nota do Enem para descontos ainda maiores.

Conheça algumas delas:

Vale a pena entrar em contato agora mesmo, para se informar sobre o curso que você quer fazer e ver quanto consegue de desconto!

Veja também:

Descubra quanto sai uma faculdade de Pedagogia

Faculdade em dois anos a distância

Agora queremos saber sua opinião nos comentários: você prefere o vestibular tradicional, online ou agendado? Por quê?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin