dcsimg

Entenda como funciona o vestibular UFSC

Pensando em estudar na Universidade Federal de Santa Catarina? Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre o vestibular UFSC!

Você sabia que a Universidade Federal de Santa Catarina é considerada a sexta melhor universidade do Brasil? A instituição oferece uma formação de excelência aos seus alunos de graduação e pós-graduação.

Se você está interessado em estudar na UFSC precisa saber como funciona o vestibular dessa universidade. Vem com a gente ficar bem informado!

Vestibular Tradicional UFSC

O vestibular da UFSC é a principal porta de entrada aos cursos de graduação da instituição, que oferece cerca de 4.500 vagas em 101 cursos universitários.

Este processo seletivo possui edital próprio, que deve ser consultado e lido atentamente. Nesse documento, você encontra todas as informações referentes ao vestibular que fará. Isto é, como se inscrever, quanto custa a taxa de inscrição, como solicitar isenção, dias e horários dos exames e outros dados que mudam a cada vestibular.

E onde é possível encontrar essas informações? No site da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC.

Mas vamos ao que realmente interessa: a avaliação. O vestibular da UFSC é composto por três provas que são realizadas em três dias diferentes.

Na primeira avaliação, o candidato deve realizar provas de:

  • Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas).
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);  
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Fonte: Vestibular UFSC 2018

Na segunda prova, os seguintes temas são cobrados:

  • Ciências Humanas e Sociais (20 questões), sendo:
    • História (7 questões de proposições múltiplas)
    • Geografia (7 questões de proposições múltiplas)
    • Filosofia (2 questões de proposições múltiplas)
    • Sociologia (2 questões de proposições múltiplas)
    • Questões interdisciplinares (2 questões de proposições múltiplas)  
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)  
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)

Fonte: Vestibular UFSC 2018

Na terceira e última avaliação, o candidato deve fazer uma prova de redação composta por quatro questões discursivas.

Para estudar para o vestibular UFSC, consulte o programa de disciplinas que a instituição libera todos os anos. Neste documento, você encontra todos os tópicos que serão cobrados em cada uma dessas provas.

E onde é possível realizar esses exames? Normalmente as provas são realizadas em mais de 20 cidades do estado de Santa Catarina. Consulte o edital vigente para verificar em quais localidades a prova será aplicada.

Sistema de Seleção Unificada (SISU)

A Universidade Federal de Santa Catarina reserva 30% das suas vagas para o ingresso via SISU. Para participar dessa seleção é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao vestibular.

Por exemplo, para tentar uma vaga na UFSC pelo SISU em 2019, você precisará obrigatoriamente fazer a prova do Enem de 2018, além de ficar atento ao edital e ao calendário próprios do SISU.

Outras formas de ingresso à UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina também possibilita outras formas de ingresso: a transferência externa e o retorno de graduados.

A primeira opção, transferência externa, é voltada aos alunos que estão matriculados em outra faculdade e desejam estudar na UFSC. Já a segunda alternativa é para quem já é graduado: ex-alunos da UFSC e de outras instituições de Ensino Superior.

Ambos os processos seletivos possuem editais que você deve consultar no site do Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC.

Graduações mais concorridas da UFSC

A título de curiosidade, descubra quais são os cursos mais procurados pelos vestibulandos que desejam estudar na Universidade Federal de Santa Catarina:

  1. Medicina (diurno)
  2. Arquitetura e Urbanismo
  3. Engenharia Química (diurno)
  4. Direito (diurno)
  5. Engenharia Civil (diurno)
  6. Direito (noturno)
  7. Nutrição (diurno)
  8. Psicologia – Bel/Lic (diurno)
  9. Engenharia Mecânica (diurno)
  10. Cinema – Bel (diurno)

Fonte: Vestibular UFSC 2018

Outras faculdades boas reconhecidas pelo MEC

Não quer esperar o Enem e o SISU para entrar em uma faculdade? Conheça outras instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC que são uma boa alternativa para você estudar:

Veja também:

O que é Vestibular, afinal?

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Gostou de saber um pouco mais sobre o vestibular da UFSC? Então conta para gente qual graduação você pretende fazer. Deixe seu comentário no espaço aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin