Ciência da Computação na Estácio
- Graduação
- 48 meses
- 47 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 136,98

Boa
(96)
Como é o curso de Ciência da Computação na Estácio?
O curso de Ciências da Computação da Estácio é destinado a entusiastas da criação e inovação em software e aplicativos. O programa é projetado para estimular habilidades práticas em arquitetura de sistemas e desenvolvimento de ferramentas de informática, respondendo às necessidades do crescente mercado de TI no Brasil.
Estendendo-se por 4 anos, com 8 períodos acadêmicos, os alunos aprendem sobre design e desenvolvimento de novos softwares. Além da forte ênfase em matemática, o currículo abrange programação, gestão de bancos de dados e operação de sistemas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Cenários De Tecnologia Da Informação
Fundamentos De Redes De Computadores
Introdução A Programação
Diversidade Étnico-cultural
Como é a faculdade Estácio
Avaliação dos Alunos
Boa
96 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 667.000 alunos matriculados
- mais de 6.000 docentes
- 99 cursos de graduação e 610 de pós-graduação
- 4155 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Estácio se destaca no cenário educacional do Brasil como um dos maiores grupos educacionais. Sua abrangência é evidente em mais de 2 mil polos de educação à distância distribuídos por todos os estados e mais de 90 unidades de educação presencial.
A universidade também é reconhecida pelo MEC e pioneira em investimento em tecnologias de última geração, que proporcionam uma experiência educacional adaptada à modernidade.
No aspecto de carreira, a Estácio oferece um portal de vagas e realiza feiras virtuais de estágios e empregos, que conectam estudantes com o mercado de trabalho. Para auxiliar os alunos em suas trajetórias acadêmicas, a universidade também disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula e materiais.
A Estácio é boa?
A qualidade da Estácio é evidenciada pelos índices positivos registrados pelos indicadores de avaliação do MEC. A universidade apresenta conceito máximo no Conceito Institucional e no Conceito Institucional EaD.
O curso de Ciência da Computação forma profissionais com base sólida em programação, matemática e lógica, voltados para o desenvolvimento e a inovação tecnológica.
A graduação tem duração média de quatro anos e combina teoria e prática em disciplinas que exploram desde a construção de softwares até o funcionamento do hardware e das redes de computadores.
Principais características do curso:
- Duração média: 4 a 5 anos, em grau de bacharelado.
- Disciplinas incluem algoritmos, programação, inteligência artificial e segurança da informação.
- Envolve aulas práticas em laboratórios de informática.
- Incentiva projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
- Possibilita atuação em áreas como desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e computação em nuvem.
Veja também: A grade curricular do curso de Ciência da Computação.
Quais são as melhores faculdades de Ciência da Computação do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Ciência da Computação do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
| Instituição | Nota | Cidade |
| Universidade de São Paulo (USP) | 5 | São Paulo-SP |
| Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | 5 | São José dos Campos - SP |
| Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | 5 | Porto Alegre - RS |
| Universidade de São Paulo (USP) | 5 | Ribeirão Preto-SP |
| Universidade de São Paulo (USP) | 5 | São Carlos-SP |
| Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) | 5 | Campina Grande - PB |
| Universidade Federal de Pelotas (UFPel) | 5 | Pelotas - RS |
| Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | 5 | Campinas - SP |
| Universidade Federal de Goiás (UFG) | 5 | Goiânia - GO |
| Universidade Federal de Viçosa(UFV) | 5 | Viçosa-MG |
| Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) | 5 | São Carlos - SP |
| Universidade Federal de Lavras (Ufla) | 5 | Lavras - MG |
| Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) | 5 | Porto Alegre-RS |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Ciência da Computação? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Ciência da Computação é a área que estuda os fundamentos teóricos e práticos da computação, englobando o desenvolvimento de softwares, a criação de algoritmos e o gerenciamento de sistemas de informação.
O curso forma profissionais capazes de projetar soluções tecnológicas, trabalhar com inteligência artificial, segurança digital, banco de dados e outras frentes ligadas à inovação e automação.
Principais pontos sobre Ciência da Computação:
- Foca na criação e aprimoramento de tecnologias e sistemas computacionais.
- Exige conhecimentos em lógica, matemática e programação.
- Envolve disciplinas como algoritmos, estrutura de dados e engenharia de software.
- Prepara o profissional para atuar em pesquisa, desenvolvimento e gestão de tecnologia.
- Oferece ampla empregabilidade em setores públicos e privados, além de startups.
Encontre bolsas de estudo para Ciência da Computação

Qual é a diferença entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação?
Embora correlatas, a Ciência da Computação, a Engenharia da Computação e os Sistemas de Informação possuem enfoques distintos.
O professor João Felipe destaca que Ciência da Computação foca nos fundamentos teóricos da computação, como algoritmos, estruturas de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de software, tornando-se o curso ideal para quem deseja trabalhar com inovação, tecnologia e pesquisa.
Por sua vez, a Engenharia da Computação combina conhecimentos da engenharia e da tecnologia da informação. O objetivo é formar profissionais capazes de criar e manter sistemas e hardwares computacionais. "Perfeito para quem quer criar e integrar tecnologias de ponta", relata.
"Já o curso de Sistemas de Informação é voltado para a aplicação da tecnologia no mundo dos negócios, capacitando profissionais a gerir projetos de TI, analisar e integrar sistemas para otimizar processos empresariais", pontua o professor.