Comércio Exterior na FAM
- Graduação
- 4 semestres
- 43 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 90,00
Muito boa
(12)
Como é o curso de Comércio Exterior na FAM?
Comércio Exterior é a área que estuda e gerencia as transações comerciais entre países, lidando com processos de exportação, importação e acordos internacionais. A prática une normas alfandegárias, políticas econômicas, acordos comerciais, logística internacional e estratégias de mercado global, garantindo que as operações de negociação sejam realizadas conforme proposto pelas regulamentações mundiais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Fundamentos Das Ciências Sociais
Fundamentos De Contabilidade
Fundamentos De Economia
Fundamentos De Gestão
Como é a faculdade FAM
Avaliação dos Alunos
Muito boa
12 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- 15 cursos de pós-graduação
- 1613 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FAM estimula a flexibilidade e autonomia no aprendizado por meio de ferramentas online. A instituição também se diferencia por seus laboratórios especializados e infraestrutura tecnológica, que suportam o desenvolvimento de habilidades práticas em áreas como Saúde, Engenharia, Direito, Tecnologia, entre outras.
Além disso, as parcerias estratégicas firmadas, como a realizada com o clube de futebol Palmeiras, fornecem oportunidades de estágio, facilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e permitindo-lhes aplicar na prática o conhecimento adquirido.
De forma complementar, a Central de Carreiras da FAM desempenha um papel no apoio ao estudante, desde o início de sua jornada acadêmica até a transição para o ambiente profissional.
Iniciativas como o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Journal Club também fomentam o envolvimento dos alunos com a pesquisa e o desenvolvimento científico, reforçando o papel da FAM em contribuir para a sociedade por meio da geração de conhecimento.
O curso de Comércio Exterior é uma graduação tecnológica, com duração média de dois anos e carga horária mínima de 1.600 horas, conforme proposto pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar operações de importação e exportação, incluindo aspectos como logística internacional, desembaraço aduaneiro, seguros, transações cambiais e contratos comerciais internacionais.
Seu currículo é composto por diferentes eixos de conhecimento, incluindo:
Logística e gestão de operações internacionais: os alunos aprendem a coordenar fluxos de embarque e desembarque de mercadorias, gerenciar a cadeia de suprimentos e planejar a logística de exportação e importação.
Legislação aduaneira e tributária: foco nas leis que regulamentam o comércio internacional, o desembaraço de mercadorias e os tributos aplicáveis às operações de importação e exportação.
Mercado e análise de oportunidades internacionais: os estudantes aprendem a prospectar novos mercados, realizar pesquisas de viabilidade econômica e identificar oportunidades comerciais em outros países.
Além da carga teórica, o curso integra atividades práticas, que estimula a aplicação dos conhecimentos adquiridos em um ambiente simulado. A metodologia é suportada por modalidades de ensino presenciais e à distância, com a exigência de uma carga horária mínima de atividades aplicadas.
Quantos anos dura a faculdade de Comércio Exterior?
O tempo necessário para concluir um curso de Comércio Exterior é de 4 anos. No entanto, programas mais curtos, como tecnólogos, podem ter uma duração de 2 a 3 anos.
Comércio Exterior é a área que estuda e gerencia as transações comerciais entre países, lidando com processos de exportação, importação e acordos internacionais. A prática une normas alfandegárias, políticas econômicas, acordos comerciais, logística internacional e estratégias de mercado global, garantindo que as operações de negociação sejam realizadas conforme proposto pelas regulamentações mundiais.
A faculdade de Comércio Exterior forma especialistas em planejamento, gestão e operacionalização de atividades de comércio internacional. No programa, os alunos aprendem sobre exportação, importação, logística, legislação aduaneira, e acordos internacionais, desenvolvendo habilidades estratégicas para lidar com negociações globais, análise de mercados estrangeiros e adaptação às regulamentações vigentes.
A grade curricular da formação pode incluir tópicos econômicos, logísticos, comerciais, financeiros e comunicacionais, vinculando aulas teóricas e práticas.
Após completarem o percurso acadêmico, os egressos em Comércio Exterior podem trabalhar em empresas importadoras e exportadoras, instituições financeiras internacionais, organizações governamentais relacionadas ao comércio exterior, órgãos de fiscalização aduaneira e consultorias de comércio internacional.
Qual é a diferença de Relações Internacionais e Comércio Exterior?
A diferença entre Relações Internacionais (RI) e Comércio Exterior está no foco de atuação de cada área. O Comércio Exterior é voltado especificamente para as transações comerciais entre países, ou seja, a exportação e importação de bens e serviços. Por outro lado, Relações Internacionais adota um escopo mais amplo, que abrange o estudo das interações políticas, econômicas, sociais e diplomáticas entre países e organizações internacionais.
Além de comércio, RI trata de temas como diplomacia, direitos humanos, segurança internacional, política externa e acordos multilaterais, sendo uma área de maior abrangência que não se limita a questões econômicas e comerciais.