Automação Industrial na Ceted

  • Técnico
  • 2 semestres
  • Bolsas a partir de R$ 149,90
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Automação Industrial na Ceted?

Automação industrial é o uso de tecnologias, como software e robótica, para operar automaticamente processos e máquinas em ambientes industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: Em média, três anos

O que você vai aprender?

  • Análise Das Variações

  • Bases Físicas Para Engenharia

  • Bases Matemáticas Para Engenharia

  • Eletricidade Aplicada A Automação

Como é a faculdade Ceted

Resumo da faculdade

  • 47 cursos de graduação e 18 de pós-graduação
  • 8 unidades

Dúvidas mais frequentes

O CETED (Centro de Ensino Tecnológico e Desenvolvimento) destaca-se no cenário educacional por diferenciais que contribuem para a qualidade e relevância de sua formação na área de tecnologia, como:

  • Foco na tecnologia: O CETED possui um foco específico na área de tecnologia, oferecendo cursos e programas acadêmicos voltados para as demandas e tendências desse setor em constante evolução.
  • Corpo docente qualificado: A instituição conta com um corpo docente qualificado, formado por profissionais com experiência acadêmica e atuação no mercado de trabalho.
  • Infraestrutura tecnológica: O CETED investe em uma infraestrutura digital, permitindo que os alunos tenham acesso a ferramentas e recursos modernos para suas atividades práticas e experimentais.
  • Parcerias com o mercado: A instituição mantém parcerias com empresas e organizações do setor de tecnologia, proporcionando oportunidades de estágios, projetos e networking para os alunos.

A faculdade de Automação Industrial mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados).

Além dos conteúdos teóricos, aulas práticas, com a produção de máquinas, estão presentes no curso. Algumas instituições de ensino contam com convênios com empresas e indústrias, incentivando o envolvimento em projetos e a oportunidade de contato com o mercado de trabalho.

A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três anos, período em que o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância. Cada modelo possui sua especificidade que impacta na metodologia do curso. No formato EaD, por exemplo, as atividades ligadas à formação são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o aluno acompanhe as videoaulas e materiais quando e onde quiser.

Além do tecnólogo em Automação Industrial, existe a possibilidade de realizar o curso de Engenharia de Controle e Automação. No site da Quero Bolsa, você encontrará informações sobre a profissão de engenheiro de controle e automação, quanto ganha em média e informações sobre o curso superior de [Engenharia de Controle e Automação](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-de-controle-e-automacao.

Automação industrial é o uso de tecnologias, como software e robótica, para operar automaticamente processos e máquinas em ambientes industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

O curso de Automação Industrial estuda ferramentas de controle e otimização de processos industriais. É um campo multidisciplinar que combina elementos da engenharia, da eletrônica e da informática, com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança nas indústrias.

Ao longo do curso, os estudantes são introduzidos aos fundamentos da Automação Industrial, aprendendo sobre os principais componentes utilizados nessa área, como sensores e atuadores, controladores lógicos programáveis (CLPs), redes industriais, sistemas supervisórios e integração de sistemas.

Os estudantes desenvolvem habilidades para supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores. Eles também adquirem técnicas de vistoria, perícia e emissão de laudos e pareceres técnicos na área.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura demandada para a realização curso inclui bibliotecas com acervo atualizado e específico, laboratórios de informática equipados com programas e dispositivos compatíveis com as atividades do curso, além de laboratórios especializados em automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, instalações elétricas e redes industriais.

Os formandos podem atuar em empresas especializadas em automação industrial, em departamentos de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica, e em indústrias que utilizam processos automatizados ou têm setores de manutenção de processos contínuos. Também há oportunidades em institutos e centros de pesquisa, assim como em instituições de ensino.

Além do curso superior de tecnologia, a formação em Automação Industrial também está disponível em grau técnico. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, no programa, os alunos aprendem a integrar sistemas de automação, empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção, além de propor, planejar e executar a instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados.

O curso superior de tecnologia em Automação Industrial tem duração média de três anos, dispostas em uma carga horária mínima de 2.400 horas. Já o curso técnico de Automação Industrial possui extensão de 1.200 horas, que pode ser realizada ao longo de um a dois anos.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade