Engenharia Mecânica no UNIFOA

  • 67 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 41,65
4,1

Boa

(8)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Engenharia Mecânica no UNIFOA?

Engenharia Mecânica é a área da engenharia que se dedica ao estudo, projeto, fabricação e manutenção de sistemas. Ela lida com a análise de máquinas, motores e equipamentos e com a criação de tecnologias para a indústria automotiva, aeroespacial, de energia e manufatura.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Expressão Gráfica

  • Ecologia

  • Cálculo I

  • Mecanismos

Como é a faculdade UNIFOA

Avaliação dos Alunos

4,1

Boa

8 avaliações

  • Empregabilidade
    3,9
  • Estrutura
    4,8
  • Professores
    4,1
  • localização
    3,5

Resumo da faculdade

  • mais de 4.000 alunos matriculados
  • mais de 320 docentes
  • 29 cursos de graduação
  • 3 unidades no estado de Rio de Janeiro

Dúvidas mais frequentes

Os principais diferenciais do UniFOA estão relacionados à sua tradição e à qualidade de ensino, com a formação para o mercado de trabalho regional e nacional e a geração de conhecimento por meio de pesquisa técnica e científica. Outra característica forte da instituição é o atendimento que presta à comunidade com diversas ações de extensão.

O curso de Engenharia Mecânica é oferecido em nível de bacharelado, com duração média de cinco anos, totalizando dez semestres. Durante esse período, os estudantes aprendem os fundamentos da física, matemática e ciência dos materiais.

A formação possui suporte para modelos de ensino presencial e à distância, embora aulas práticas presenciais sejam obrigatórias em todas as modalidades. Entre as disciplinas que compõem a grade curricular, destacam-se conceitos de termodinâmica, mecânica dos fluidos, resistência dos materiais, cálculo estrutural e fabricação mecânica. Também há foco em temas modernos como: robótica, automação e eficiência energética.

O curso exige, ainda, o desenvolvimento de um estágio supervisionado obrigatório, que ocorre nos últimos semestres, e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) obrigatório. Ao completar as etapas, o engenheiro mecânico está habilitado para atuar em indústrias automotivas, aeronáuticas, petroquímicas, de energia, de bens de consumo e até na área médica.

Como é o curso de Engenharia Mecânica EaD?

O curso de Engenharia Mecânica na modalidade EaD é desenvolvido por meio de plataformas digitais que oferecem aulas, materiais de estudo, exercícios e atividades interativas. Esse modelo possibilita que os estudantes acessem conteúdos de qualquer lugar, proporcionando flexibilidade para aqueles que têm horários limitados ou que residem longe de centros de ensino.

Durante o curso, os alunos estudam os mesmos conteúdos oferecidos no modelo presencial, incluindo disciplinas como cálculo, física, termodinâmica, mecânica dos fluidos e automação. A diferença está na forma como os conteúdos teóricos são ministrados, sendo apresentados por meio de videoaulas, fóruns de discussão, e-books e simuladores virtuais.

Embora o ensino aconteça majoritariamente à distância, aulas práticas pontuais podem ser requisitadas, desenvolvidas em laboratórios presenciais. Nessas ocasiões, os alunos participam de experimentos, ensaios e projetos que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos on-line.

Quais são as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Carlos - SP
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 5 Curitiba - PR
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) 5 Itajubá - MG
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 5 São Carlos - SP
Universidade Estadual Paulista (Unesp) 5 Guaratinguetá - SP
Universidade Federal do Pará (UFPA) 5 Belém - PA
Universidade de Brasília (UnB) 5 Brasília - DF
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 5 Curitiba - PR
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 5 Campinas - SP
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 5 Florianópolis - SC
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo - SP
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 5 Rio de Janeiro - RJ

Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Engenharia Mecânica? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Como é a pós-graduação em Engenharia Mecânica?

​Além do bacharelado, o curso de Engenharia Mecânica pode ser desenvolvido em grau de pós-graduação, voltado a profissionais que desejam aprofundar conhecimentos técnicos, ampliar competências e se especializar no campo.

O modelo de ensino é disponível em níveis de especialização (lato sensu) e mestrado e doutorado (stricto sensu). Como especialização, o curso é direcionado ao mercado de trabalho e oferece foco em áreas como automação, manutenção industrial, eficiência energética e projeto de máquinas. Ele possui duração de um a dois anos e é oferecido tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).

Já o mestrado e o doutorado em Engenharia Mecânica são voltados para a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Essas modalidades possuem duração maior (em média, dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado) e exigem do estudante o desenvolvimento de uma dissertação ou tese sobre um tema original.

Engenharia Mecânica é a área da engenharia que se dedica ao estudo, projeto, fabricação e manutenção de sistemas. Ela lida com a análise de máquinas, motores e equipamentos e com a criação de tecnologias para a indústria automotiva, aeroespacial, de energia e manufatura.

A faculdade de Engenharia Mecânica forma profissionais capazes de projetar, desenvolver e manter sistemas mecânicos, promovendo inovações tecnológicas e melhorias na eficiência de processos. Durante a formação, os estudantes são treinados para solucionar problemas técnicos, aplicando conceitos de física, matemática e ciência dos materiais. Também são ensinados sobre termodinâmica, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos, cálculo estrutural e fabricação mecânica.

Além disso, aprendem sobre controle e automação, robótica e métodos de produção industrial, por meio de atividades práticas em laboratórios que simulam condições reais de trabalho.

Uma vez formados em Engenharia Mecânica, os profissionais podem atuar em indústrias automotivas, de energia, aeroespacial, médica, petroquímica e de fabricação de bens de consumo, contribuindo para a manutenção e desenvolvimento de produtos.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Mecânica?

A faculdade de Engenharia Mecânica tem duração média de cinco anos, divididos em dez semestres. Durante esse período, os estudantes cursam disciplinas teóricas e práticas, além de realizarem projetos integradores e atividades em laboratório.

O curso exige, também, a realização de um estágio supervisionado obrigatório, que proporciona experiência prática no mercado de trabalho, e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para a formação.

Engrenagens sobrepostas sobre um desenho técnico de engenharia.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade