Redes de Computadores na Brazcubas
- Graduação
- 4 semestres
- 30 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 134,25
Como é o curso de Redes de Computadores na Brazcubas?
Redes de computadores são conjuntos de dispositivos de computação conectados que compartilham dados e recursos, utilizando protocolos de comunicação para facilitar a transmissão de informações por meios físicos ou sem fio.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Cenários De Tecnologia Da Informação
Comunicação De Dados
Fundamentos De Redes De Computadores
Introdução A Lógica De Programação
Como é a faculdade Brazcubas
Resumo da faculdade
- mais de 23.000 alunos matriculados
- mais de 280 docentes
- 94 cursos de graduação e 14 de pós-graduação
- 451 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Braz Cubas conta com projetos interdisciplinares, denominados de Projeto Integrador, que auxiliam o aluno em diversos aspectos relacionados ao mercado de trabalho. Dessa maneira, de forma semestral, o estudante é inserido em questões práticas relacionadas à sua área de estudos.
O curso de Redes de Computadores forma profissionais aptos a projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores. Eles aprendem a identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para a segurança das redes. O programa enfatiza o desenvolvimento e a documentação de projetos de redes em diferentes portes e a avaliação do desempenho da rede para propor melhorias na qualidade de serviço. Além disso, prepara os estudantes para vistoriar, realizar perícia, emitir laudos e pareceres técnicos na área de formação.
A graduação oferece disciplinas como: Segurança em Redes, Gerenciamento de Redes, Protocolos de Redes, além de fundamentos em Sistemas Operacionais e Banco de Dados. A metodologia de ensino combina aulas teóricas para a fundamentação dos conceitos com atividades práticas em laboratórios de hardware, informática e redes de computadores.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura mínima que deve ser disponibiliza pela instituição para a oferta do curso inclui uma biblioteca com acervo específico e atualizado, laboratório de hardware, laboratório de informática com softwares compatíveis com as atividades educacionais do curso, e um laboratório de redes de computadores.
Após a conclusão do curso, os graduados podem dar sequência aos seus estudos por meio de uma pós-graduação. As possibilidades incluem a especialização na área de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica.
Caso você tenha dúvidas se o curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Redes de computadores são conjuntos de dispositivos de computação conectados que compartilham dados e recursos, utilizando protocolos de comunicação para facilitar a transmissão de informações por meios físicos ou sem fio.
O curso de Redes de Computadores é uma formação acadêmica direcionada ao estudo, projeto, implementação e gerenciamento de sistemas de redes que permitem a comunicação entre dispositivos de computação. O programa abrange tópicos que incluem a arquitetura de redes, protocolos de comunicação, segurança de redes, administração de sistemas, além de tecnologias de rede sem fio e com fio.
Durante a formação, os alunos são introduzidos aos princípios das redes, como os modelos OSI e TCP/IP, que dizem respeito a como as informações são estruturadas, gerenciadas e transmitidas entre dispositivos. Além disso, por meio de disciplinas práticas, os estudantes adquirem habilidades técnicas para configurar e administrar redes, implementar políticas de segurança, e solucionar problemas.
O programa também apresenta as técnicas de instalação e configuração de hardware de rede, como roteadores, switches e firewalls, e sobre software de gerenciamento de rede. De forma complementar, a segurança das redes ganha destaque, ensinando os alunos a proteger redes contra vulnerabilidades, ataques e malware.
Os formados na área podem ocupar posições como administradores de rede, engenheiros de redes, especialistas em segurança de redes, entre outras, em diversos setores da indústria.
Existem também opções de cursos técnicos na área. Enquanto o técnico atua operacionalmente na implantação de sistemas de comunicação de dados, o tecnólogo possui competências técnicas e habilidades em gestão de redes corporativas.