Engenharia Mecânica na FEPI

  • 51 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 49,90
5

Excelente

(1)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Engenharia Mecânica na FEPI?

Engenharia Mecânica é uma área da engenharia que aplica princípios da física e matemática para projetar, desenvolver e manter sistemas mecânicos, térmicos e de energia, como máquinas, equipamentos e veículos.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Atividades Complementares

  • Cálculo Diferencial E Integral De Funções De Uma Variável

  • Expressão Gráfica

  • Atividades Complementares

Como é a faculdade FEPI

Avaliação dos Alunos

5

Excelente

1 avaliação

  • Empregabilidade
    5
  • Estrutura
    5
  • Professores
    5
  • localização
    5

Resumo da faculdade

  • mais de 2.210 alunos matriculados
  • mais de 100 docentes
  • 16 cursos de graduação
  • 4 unidades no estado de Minas Gerais

Dúvidas mais frequentes

O modelo de ensino utilizado pela Fepi é baseado nas metodologias ativas, proposta que incentiva o aprendizado por meio da prática.

Outro destaque da instituição está relacionado a suas avaliações junto ao MEC. Os cursos de Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Direito, Pedagogia, Estética e Cosmética, Engenharia Civil e Ciências Biológicas apresentam nota 4 (numa escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação. Já o curso de Educação Física possui nota 5 no mesmo conceito.

A faculdade de Engenharia Mecânica é uma área de estudo que trata da aplicação de princípios de engenharia e ciências para a criação, análise, manutenção e melhoria dos sistemas mecânicos.

Os curso conta com disciplinas como matemática, física, química, mecânica, cálculo, engenharia estrutural, robótica, modelagem e simulação, mecatrônica, manufatura, materiais, entre outros.

O currículo também inclui disciplinas de administração, empreendedorismo, ética e responsabilidade social, além de projetos de pesquisa e extensão.

Além disso, a faculdade de Engenharia Mecânica promove a formação de profissionais conscientes, fortalecendo a responsabilidade e a consciência de seu papel na sociedade.

Para estudantes já formados em Engenharia Mecânica, existem diferentes possibilidades de pós-graduação, que se aprofundam em análises segmentadas. As alternativas incluem:

  • Engenharia Termodinâmica: Especialização voltada para o estudo da energia, calor e trabalho e suas aplicações em sistemas mecânicos.
  • Mecânica dos Fluidos: Concentra-se no comportamento dos fluidos em diferentes condições e aplicações.
  • Engenharia de Materiais: Foca no desenvolvimento, teste e análise de materiais usados na engenharia mecânica.
  • Engenharia de Produção: Especialização que une princípios de engenharia, design e gestão para melhorar processos de produção.
  • Engenharia Automotiva: Voltada para o design, desenvolvimento e manufatura de veículos. Ela aborda desde a concepção de novos modelos e sistemas de propulsão até a análise de impacto ambiental e segurança veicular.
  • Engenharia de Sistemas e Controle: Enfoca no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de controle para máquinas e processos industriais.
  • Engenharia de Energia: Explora o desenvolvimento e utilização de diversas formas de energia, com ênfase em fontes renováveis e sistemas de energia sustentável.

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Engenharia Mecânica é uma área da engenharia que aplica princípios da física e matemática para projetar, desenvolver e manter sistemas mecânicos, térmicos e de energia, como máquinas, equipamentos e veículos.

A faculdade de Engenharia Mecânica envolve o estudo e aplicação dos princípios da física e da matemática para projetar, desenvolver, construir e manter sistemas mecânicos, térmicos e de energia.

Os estudantes de Engenharia Mecânica aprendem a projetar e analisar sistemas mecânicos complexos, incluindo máquinas, veículos, equipamentos e dispositivos, com foco em otimizar a eficiência, a segurança e a confiabilidade desses sistemas. Eles também aprendem sobre as leis da termodinâmica, o comportamento dos fluidos e a transferência de calor.

Durante o curso, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em projetos práticos e experimentais, onde podem aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em situações reais. Esses projetos podem incluir a construção de dispositivos mecânicos, a análise de falhas em equipamentos, o desenvolvimento de sistemas de controle e automação, a concepção de motores, entre outros.

A faculdade de Engenharia Mecânica dura cinco anos, período em que os alunos adquirem noções básicas de Engenharia e conhecimentos específicos da área.

O campo da Engenharia Mecânica oferece diferentes perspectivas de especialização, como Engenharia Automotiva, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia e Engenharia Biomédica.

Os engenheiros mecânicos são demandados em diversas indústrias, nos setores de aeronáutica, automotiva, naval, petróleo e gás, energia, manufatura e tecnologia.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Mecânica?

A faculdade de Engenharia Mecânica dura cinco anos, em média. Durante esse intervalo, os alunos se aprofundam em fundamentos gerais da engenharia e adquirem habilidades no campo da mecânica.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade