Comunicação Institucional na Universidade Norte do Paraná
- 21 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 90,00

Como é o curso de Comunicação Institucional na Universidade Norte do Paraná?
O curso de Comunicação Institucional tem o objetivo capacitar profissionais para atuar na comunicação interna e externa de organizações, assegurando o melhor posicionamento da imagem da empresa.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Exatas e Informática
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Comportamento Organizacional
Comunicação Comunitária E Terceiro Setor
Edição De Conteúdos Multiplataformas
Fundamentos Antropológicos E Sociológicos
Como é a faculdade Universidade Norte do Paraná
Resumo da faculdade
- mais de 694.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 86 cursos de graduação e 749 de pós-graduação
- 2217 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Unopar se destaca por oferecer um conjunto de diferenciais que fortalecem a experiência acadêmica e a empregabilidade dos alunos. Um dos principais é o apoio personalizado, que garante acompanhamento individualizado em todas as etapas da formação.
O sistema de ensino é dinâmico e interativo, com foco em atividades práticas baseadas em casos reais, preparando o estudante de forma efetiva para o mercado de trabalho. A avaliação continuada valoriza o esforço e o desempenho do aluno ao longo do semestre, promovendo um aprendizado mais constante e significativo.
Além disso, a universidade disponibiliza a plataforma Emprega.AI, que conecta estudantes a oportunidades de emprego compatíveis com seus perfis. Os alunos também têm acesso ao programa AWS Academy, uma parceria com a Amazon que oferece formação gratuita e certificações reconhecidas no mercado de tecnologia.
Complementando essa preparação, as trilhas de carreira promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de atividades extracurriculares.
Por fim, a Unopar conta com bibliotecas físicas e virtuais bem equipadas, que oferecem recursos tecnológicos e mecanismos de acessibilidade, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para uma formação inclusiva e de qualidade.
O curso de Comunicação Institucional pode ser realizado em nível tecnólogo ou de pós-graduação. Ambas as modalidades possuem suas especificidades que impactam na duração e metodologia de ensino.
Em nível tecnólogo, a formação em Comunicação Institucional prepara os alunos para atuar na área de comunicação das empresas, organizações e órgãos públicos. O curso possui cerca de 2 anos de duração e os alunos têm acesso a variadas disciplinas, como Comunicação Organizacional, Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Redes Sociais, Planejamento e Gestão de Mídias, Criação de Conteúdo, Estudos de Mercado, Relações Públicas, entre outras.
Já a pós-graduação em Comunicação Institucional busca aprofundar os conhecimentos adquiridos em uma formação inicial. O programa dura cerca de 1 a 2 anos e permite que os alunos aprimorarem suas habilidades de oratória e redação, além de vivenciar o ambiente de trabalho em empresas, organizações e órgãos públicos.
O curso de Comunicação Institucional tem o objetivo capacitar profissionais para atuar na comunicação interna e externa de organizações, assegurando o melhor posicionamento da imagem da empresa.
Durante o curso, são abordados os principais conceitos de comunicação institucional, como o processo de planejamento, a produção de conteúdo, a mídia e a estratégia de comunicação. Além disso, outras temáticas estão presentes, como a identidade visual, as ferramentas de mídia social e a área de Relações Públicas.
Ao decorrer da formação, os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para desenvolver e manter as relações entre a empresa e seu público-alvo, bem como conhecer as melhores práticas de comunicação para a empresa.
Além de aulas teóricas, o curso conta, ainda, com atividades práticas para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos. Tais atividades são focadas na criação de planos de comunicação eficazes, bem como na produção de conteúdos de qualidade para as diferentes mídias.
Ao concluir o curso, os alunos estarão aptos para atuar na área de comunicação institucional, desenvolvendo campanhas de sucesso e garantindo a melhor imagem para a empresa.