Engenharia de Segurança do Trabalho na UVV

  • 25 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 39,90
3,4

Regular

(2)

Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho na UVV?

A Engenharia de Segurança do Trabalho é a área que visa identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais, promovendo a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Os profissionais atuam na prevenção de acidentes, implantação de medidas de proteção e cumprimento das normas de segurança.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 2 anos

O que você vai aprender?

  • Gestão Do Tempo

  • Liderança E Gestão De Pessoas

  • Storytelling

  • Metodologia Da Pesquisa Científica

Como é a faculdade UVV

Avaliação dos Alunos

3,4

Regular

2 avaliações

  • Empregabilidade
    3
  • Estrutura
    4
  • Professores
    3,5
  • localização
    3

Resumo da faculdade

  • mais de 12.000 alunos matriculados
  • mais de 340 docentes
  • 54 cursos de graduação e 41 de pós-graduação
  • 3 unidades

Dúvidas mais frequentes

A UVV possui projetos que prestam serviços à comunidade e proporcionam prática aos alunos, como as clínicas de Estética, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Há também os núcleos Ejuvv (consultoria empresarial), hospital veterinário, NEP (Núcleo de Estudos e Práticas), Nuprajur (Núcleo de Prática Jurídica), Vila Olímpica (atividades feitas pelo curso de Educação Física), Nupratec (Núcleo de Práticas Tecnológicas e Científicas) e Business School.

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é voltado para profissionais da área de Engenharia que desejam se especializar em segurança ocupacional.

As características do curso podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas em geral, o programa abrange os seguintes aspectos:

  • Fundamentos da segurança do trabalho: Estudo dos conceitos básicos relacionados à segurança, higiene e medicina do trabalho, incluindo a legislação trabalhista e previdenciária.

  • Avaliação de riscos: Análise dos riscos presentes nos ambientes de trabalho, identificando agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

  • Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais: Estudo das medidas preventivas e corretivas para eliminar ou reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).

  • Gerenciamento de segurança: Desenvolvimento de técnicas e ferramentas para o gerenciamento da segurança do trabalho, incluindo a elaboração de planos de prevenção, programas de treinamento e campanhas educativas.

  • Legislação e normas regulamentadoras: Estudo das principais normas e regulamentos relacionados à segurança e saúde do trabalho, incluindo as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Perícia e investigação de acidentes: Capacitação para atuar na investigação de acidentes e incidentes de trabalho, identificando suas causas e propondo medidas preventivas.

  • Aspectos ergonômicos: Estudo da ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, visando melhorar as condições de trabalho e prevenir lesões musculoesqueléticas.

De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 300 instituições de ensino superior possuem ofertas para a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível lato sensu (especialização e MBA). Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:

Quem pode fazer a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é voltada para profissionais graduados em áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia que buscam se especializar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O programa aborda legislação, gestão de riscos, ergonomia e outras disciplinas relacionadas à segurança laboral.

Caso você tenha dúvidas se essa área de conhecimento é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

A Engenharia de Segurança do Trabalho é a área que visa identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais, promovendo a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Os profissionais atuam na prevenção de acidentes, implantação de medidas de proteção e cumprimento das normas de segurança.

A faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho forma profissionais habilitados para promover a segurança e a saúde em ambientes ocupacionais. O curso aborda as práticas de identificação, avaliação e controle dos riscos, visando a adoção de medidas que asseguram a segurança dos trabalhadores.

Durante o curso, os estudantes aprendem sobre as leis e normas de segurança vigentes, métodos de prevenção de acidentes, gerenciamento de riscos ocupacionais e medidas de proteção coletiva e individual. Eles também estudam os aspectos relacionados à ergonomia, higiene ocupacional, psicologia do trabalho e medicina do trabalho.

Ao concluir a faculdade, os engenheiros de segurança do trabalho podem atuar em empresas de diversos setores, consultorias especializadas, órgãos públicos e instituições de pesquisa. Além disso, eles desempenham um papel central na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo para a redução de acidentes e doenças ocupacionais.

Os profissionais formados na área atuam na identificação e eliminação de potenciais riscos, na implantação de programas de prevenção de acidentes, na elaboração de laudos técnicos, na fiscalização e orientação das empresas, e na promoção da cultura de segurança.

Veja também: Se você tem interesse em cursar Engenharia de Segurança do Trabalho, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unyleya.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho?

A faculdade de Segurança do Trabalho tem duração de dois anos, tanto na modalidade presencial quanto à distância. Durante o curso, os alunos estudam uma variedade de disciplinas, incluindo legislação e normas técnicas, ergonomia, prevenção de acidentes, gestão de riscos e administração aplicada à engenharia de segurança no trabalho.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade