10 mulheres para você se inspirar na sua carreira

carreiras de mulheres para se inspirarHistoricamente, a desigualdade de gênero tem afetado a vida das mulheres. Se, no passado, elas eram reduzidas a uma única função, a de cuidar da vida doméstica, pode-se dizer que hoje elas ocupam uma variedade muito maior de espaços. Mas, ainda assim, problemas ligados à desigualdade de gênero persistem, tal como os salários menores que os dos homens, mesmo ambos ocupando o mesmo cargo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Dia Internacional da Mulher é uma forma de reconhecer e celebrar a luta e as conquistas das mulheres. Pensando nisso, reunimos 10 mulheres referências em seus segmentos para você se inspirar na sua carreira. Confira abaixo a lista de grandes nomes e suas respectivas profissões.

Leia mais:
+ 8 dados que justificam a luta por igualdade de gênero nos dias de hoje
+ Mulheres na antiguidade

1. Enedina Alves – Engenheira Civil

Enedina Alves Marques é o nome de uma grande pioneira da Engenharia. Nascida em Curitiba, no ano de 1913, essa mulher se formou em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Esse feito de Enedina já foi uma conquista, pois ela foi a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil.

Trabalhando para o governo por muitos anos, Enedina tem como destaque entre seus trabalhos a Usina Capivari-Cachoeira.

Por conta da célebre trajetória, seu nome foi imortalizado no Memorial à Mulher, localizado em Curitiba (PR); e, além disso, foi fundada uma organização em sua homenagem, o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques.

No vídeo abaixo, feito pela UFPR TV é possível conhecer mais detalhes da história de Enedina Alves:

2. Zilda Arns – Médica

Nascida no estado de Santa Catarina, em 1934, Zilda Arns atuou como médica pediatra e sanitarista, além de ativista de saúde pública, dedicando sua vida a atender populações desfavorecidas.

Entre seus feitos de maior destaque está a criação da Pastoral da Criança, instituição que trabalhou para diminuir a mortalidade infantil e a desnutrição.

Como fruto de suas realizações, Zilda chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz; e ganhou diversos prêmios, como o Heroína das Américas, pela Organização Pan-Americana de Saúde.

carreiras de mulheres para se inspirar

Reprodução/Pastoral da Criança

3. Bertha Lutz – Bióloga

Bertha Maria Julia Lutz nasceu em São Paulo, no ano de 1894. Ela atuou como bióloga, política e ativista.

No campo da biologia, Bertha Lutz defendeu o conhecimento científico e fez várias descobertas ligadas ao combate a doenças, à proteção à natureza e à conservação da fauna e da flora brasileira. Até por isso, ela ocupou o cargo de Chefe do Setor de Botânica no Museu Nacional.

Por construir uma carreira notável, seu nome deu origem a um prêmio, o Diploma Bertha Lutz, dado a pessoas que contribuem com o avanço dos direitos das mulheres no Brasil.

Abaixo, no vídeo publicado pelo grupo Gênero e Diversidade na Escola da UFSC, é possível saber mais sobre quem foi Bertha Lutz e porque essa mulher é uma grande inspiração na Biologia e na luta por direitos femininos.

4. Marie Curie – Química

Nascida em 1867, na Polônia, Marie Curie é um nome muito conhecido quando se fala em grandes carreiras na área da Química e da Física. Isso porque essa mulher descobriu diversos elementos químicos e princípios da física atômica e da radioatividade.

Sua trajetória provou que as mulheres também podiam ocupar carreiras científicas, numa época em que esse meio era dominado por homens. A notoriedade de seus feitos fez com que Marie Curie fosse a única mulher da história a receber dois prêmios Nobel.

A ONU Brasil resumiu num vídeo de 60 segundos porque Marie Curie é tão inspiradora para mulheres que buscam construir uma carreira na área da Química e da Física. Confira:

5.Lina Bo Bardi – Arquiteta

Nascida em Roma, no ano de 1914, a história da arquiteta Lina Bo Bardi cruza com o Brasil. Por conta da Segunda Guerra Mundial, ela se muda para o Brasil e realiza obras arquitetônicas renomadas, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM). Por seu trabalho, Lina Bo Bardi ganhou o prêmio Leão de Ouro.

Além da grande influência deixada na cidade de São Paulo, Lina também teve uma relação com a Bahia. No vídeo da TV UFBA é possível conhecer mais da história da arquiteta:

Saiba também:
+ As universidades privadas com maior representatividade de mulheres entre professores, segundo o MEC
+ As universidades brasileiras com maior presença de mulheres entre estudantes, segundo o MEC

6. Daiane dos Santos – Atleta

Nascida em 1983, em Porto Alegre, Daiane do Santos é comentarista e ex-ginasta. No Brasil, Daiane dos Santos se tornou um grande ícone da ginástica artística, sendo inspiradora para diversas mulheres. Um dos feitos que se sobressai na história de Daiane é ela ser a primeira atleta brasileira a se tornar campeã mundial de ginástica artística.

Além disso, sua marca na história do esporte é tão grande que um movimento da ginástica ganhou seu nome: “Dos Santos”.

carreiras de mulheres para se inspirar

Reprodução/Onu Mulheres

7. Ida B. Wells – Jornalista

Jornalista nascida nos Estados Unidos, em 1862, Ida B Wells marcou sua profissão ao dar voz às histórias de racismo de sua época. Ida também dedicou sua carreira à campanha antilinchamento. Além disso, a jornalista foi dona do jornal The Memphis Free Speech and Headlight.

carreiras de mulheres para se inspirar

Reprodução

8. Amelia Earhart – Aviadora

Earhart nasceu nos Estados Unidos, em 1897. Conheceu a aviação, que viria a ser sua profissão, quando trabalhava na área de enfermagem, num hospital militar. 

O seu feito de maior destaque foi ser a primeira mulher a atravessar o oceano atlântico pelo ar. Mas, além disso, a aviadora abriu caminho para que muitas outras mulheres se tornassem pilotas, dessa forma, sendo inspiradora.

carreiras de mulheres para se inspirar

Reprodução

9. Margaret Heafield Hamilton – Cientista da Computação

carreiras de mulheres para se inspirar

Reprodução/ MIT Museum

Nascida em 1936, nos Estados Unidos, Margaret Hamilton, é uma cientista da computação, além de engenheira de software e empresária.

Seu nome entrou para história quando ela fez um software que impediu que o pouso na Lua fosse abortado, no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua.

O trabalho de Margaret Hamilton é extenso: a mulher publicou mais de 130 artigos, atas e relatórios. Ela também tem relação com a criação do termo “engenharia de software” e outros conceitos relacionados à tecnologia.

Por ter feito o software de voo a bordo das missões Apollo da NASA, Margaret foi reconhecida com prêmios, tal como a a Medalha Presencial da Liberdade.

10. Emmy Noether – Matemática

carreiras de mulheres para se inspirarEmmy Noether, nascida na Alemanha, em 1882, teve um papel indispensável para a álgebra moderna. Para tanto, Emmy encarou muitos obstáculos por ser mulher, tendo que emprestar o nome de um colega homem para poder palestrar em universidades.

Mas, isso não impediu que ela fizesse grandes feitos, entre eles a demonstração de um teorema, que até ganhou seu nome, o Teorema de Noether.

Veja também:
+ Mulheres na pós-graduação
+ 11 mulheres que mudaram a educação no mundo

Como seguir alguma dessas carreiras?

Se você se sentiu inspirada pelas carreiras construídas por essas mulheres e quer seguir a mesma profissão que elas, saiba que fazer uma faculdade pode te ajudar nessa trajetória. Estudar numa instituição bem avaliada pelo MEC, que ofereça condições especiais e te ajude a alcançar seus objetivos é muito importante. Veja algumas opções:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin