Como saber se tenho perfil para cursar Medicina?

Se quando criança você não sonhou ou disse para alguém que ao chegar na idade adulta seria médico, pelo menos deve ter passado pela experiência, em algum momento, de brincar que era um ou que era o paciente. Essa profissão é uma das primeiras que temos contato e vislumbramos desempenhar. Com o tempo vemos a importância que ela tem em nossa sociedade e como é valorizada economicamente. Tais características são fortes atrativos do ofício. Mas, será que qualquer um pode ser Médico? Será que você tem perfil para cursar Medicina?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Um médico formado será responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Terá contato direto com o público e em alguns casos terá nas mãos alguém em suas últimas chances de vida. Ser médico é uma bela profissão, com altos salários, mas também com grandes responsabilidades.

É preciso pensar bem se essa é mesmo a profissão que você deseja exercer pelos próximos anos ou se é só uma atração financeira, o sonho dos seus pais ou influência dos professores ou colégio. Escolher pela medicina irá exigir muita disciplina, dedicação e tempo desde a preparação para o vestibular, que é um dos mais concorridos no país, até o período de graduação e a própria execução da profissão. 

Faça o Teste Vocacional Medicina 

Devo ou não cursar Medicina?

Antes de apresentarmos como é o curso de Medicina, as áreas de especialização, atuação e onde é possível realizar essa graduação é importante refletir se cursar Medicina é mesmo sua vontade. Por isso, listamos alguns pontos importante para serem analisados:

Decisão precoce

Tomar como decisão fechada a escolha profissional que fez na infância é de grande risco. Essa escolha exige maturidade e uma pesquisa detalhada do curso e carreira. 

Todos falam que você deve escolher medicina

Quando alguém se mostra prestativo para cuidar de um enfermo é comum ouvir que você tem dom para ser médico. Logo, ações e comentários como esses podem parecer inofensivos, mas também podem te induzir e interferir na sua decisão.

Influência dos professores

Boas notas não são sinônimo de perfil para cursar Medicina. Alguns professores tentam induzir seus alunos de alta pontuação a realizar o curso apenas para se vangloriar do número de alunos aprovados em áreas concorridas, ao invés de instruí-los a escolher a formação que mais se identificam.  

Entusiasmo dos pais

É comum ver pré-vestibulandos escolhendo um curso para prestar por conta dos sonhos e desejos dos pais. A escolha da sua profissão deve partir dos seus próprios gostos e decisões.

Acreditar que o vestibular é a única dificuldade

A faculdade de Medicina possui aulas integrais, o que faz faltar tempo para realizar os estudos em casa, e te proporcionará uma rotina bem exaustiva, assim como a própria profissão que às vezes possui uma agenda corrida e ainda exige que o médico estude e/ou especialize em outros assuntos. O vestibular é só a primeira parte.

Pensar apenas no retorno financeiro

O salário de um médico no Brasil é um dos maiores quando se leva em conta a maioria das profissões regulamentadas no país, mas isso não deve ser um fator decisório. Escolhas baseadas no critério econômico possuem mais chances de gerarem frustração. A formação em Medicina não acontece de um dia para outro. Demanda no mínimo de seis anos e após a conclusão do curso não é garantido que você já sairá ganhando salários astronômicos. 

Falta de planejamento de carreira

Um bom planejamento de carreira consiste na pesquisa sobre a área desejada, a tomada de decisão, investimento para acesso na área e o desenvolvimento da carreira em si. Não basta sonhar em fazer medicina. É necessário conhecê-lo bem, para ver se é isso mesmo que quer estudar por quase uma década, caso se especialize em algo, e definir suas metas com foco, organização e disciplina.

Como é o curso de Medicina?

A graduação em Medicina tem, em média, a duração de 12 semestres, que se equivalem a seis anos, como dito anteriormente. Normalmente é um curso em caráter integral, com aulas práticas e teóricas, que demandam muito estudo extra classe. A grade curricular também exigirá alguns seminários, pesquisas, plantões em hospitais que tornarão a rotina ainda mais exaustiva. Além disso, a vida de “estudante profissional” possui altos custos já que fica complicado de exercer uma atividade remunerada e o material necessário para as aulas têm valor elevado.

Comumente, a graduação se divide em três partes: na primeira, o curso abordará conteúdos mais básicos e abrangentes capazes de capacitar o raciocínio clínico do estudante; nos anos seguintes, começa o contato com pacientes reais e a ter contato com exames e diagnósticos; por fim, nos quatro últimos semestres, os futuros médicos devem realizar a prática clínica obrigatória. Além disso, para se especializar em alguma área da medicina é necessário cumprir com a residência, que é, pelo menos, trabalhar durante dois anos com uma carga de 60h semanais em um hospital. As vagas para essa etapa também são concorridas e muito criteriosas.

Leia mais: Conheça todas as áreas da Medicina

O perfil do estudante e do profissional de Medicina

Primeiramente, o estudante de Medicina precisa ser alguém que goste muito de estudar por conta própria assuntos relacionados à ciência. A sala de aula traz muito conhecimento, mas pesquisas e leituras extras ampliarão seus horizontes. Isso vale para depois de formado também. Outras características necessárias para esse aluno é: ser planejado e disciplinado; detalhista; ter equilíbrio emocional; cuidar da própria saúde; ser flexível quanto aos horários; ter empatia e saber se relacionar com as pessoas, afinal, qualquer profissional da área da saúde deve gostar e buscar ajudar as pessoas a conquistarem e manterem uma boa qualidade de vida.

Já quando formado, o mais novo médico deve ser capaz de desenvolver um pensamento rápido e estratégico sob pressão, e, em alguns casos, em tempo limitado. Além disso, essa é uma profissão que demanda saber trabalhar em equipe, ser atencioso e ético. Dependendo da área pela qual escolheu se especializar, outras características serão exigidas. No caso do pediatra, profissional da saúde que atende um público desde o nascimento até os 14 anos, é preciso gostar de crianças e adolescentes.

Onde o profissional de Medicina pode atuar?

Há vários setores que precisam dos serviços de um médico, tanto nos espaços públicos quanto privados. Esse profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios, grandes empresas como médico do trabalho, clubes esportivos, centros de pesquisa e universidades. Outra opção é atuar em Organizações Não Governamentais e empresas do terceiro setor, como atendendo feridos da guerra na carreira militar, no trabalho de perito com a polícia e investigadores criminais como médico legista ou forense, e em programas governamentais, como o Médico sem Fronteiras ou na Cruz Vermelha. Importante lembrar que para desenvolver qualquer atividade como médico é necessário o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Onde posso cursar Medicina e qual o valor?

O curso de Medicina é um dos mais concorridos do país. Em muitos vestibulares a concorrência chega a ser mais de cem pessoas por vaga. No Brasil, a graduação é ofertada por várias instituições públicas, de nível municipal, estadual e federal, como também por grupos privados. Até mesmo os cursos pagos apresentam um alto índice de concorrentes. Por isso, o vestibular para Medicina exige muita dedicação, estudo e disciplina.

Leia mais: Veja qual faculdade é mais fácil de passar em Medicina

Caso você opte por realizar sua graduação em uma faculdade privada saiba que é possível contar com os programas do Governo para ingresso no Ensino Superior, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Outra opção que pode te ajudar quanto a questão financeira é a concessão de bolsa de estudos que algumas faculdades oferecem através dos vestibulares por elas aplicados.

Leia mais: É possível cursar Medicina pelo Fies?

Caso você tenha chegado a conclusão que o curso de Medicina não é para você, que ele te exige uma disponibilidade de tempo impossível para sua rotina, recursos financeiros inalcançáveis, mas ainda queira trilhar na área da saúde, saiba que há muitas outras possibilidades. Algumas delas é procurar algum curso que te contemple na lista de faculdades abaixo. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o maior órgão regulador do ensino brasileiro, além de contarem com vários pacotes de descontos nas mensalidades.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin