dcsimg

Conheça a profissão Manutenção de Aeronaves

Saiba como é a carreira em Manutenção de Aeronaves, conheça o mercado de trabalho e veja onde estudar para exercer a profissão! 

O mercado de aviação está em alta. Isso significa que há grande procura por profissionais de nível superior qualificados para trabalhar na manutenção de aeronaves, capazes de executar seus serviços de acordo com as normas brasileiras e internacionais de segurança de aviação.

Assim, interessados na área devem fazer o curso de Manutenção de Aeronaves, de graduação tecnológica, que forma especialistas capacitados a liderar equipes de manutenção aeronáutica. 

Dentre as funções deste tecnólogo, estão a supervisão de serviços, desenvolvimento de produtos aeronáuticos, aprimoramento de condições de segurança, qualidade e saúde, entre outros.

Quer saber mais sobre a carreira em Manutenção de Aeronaves? Então, confira este artigo!

A carreira em Manutenção de Aeronaves

O tecnólogo em Manutenção de Aeronaves é o responsável por instalar, testar e fazer a manutenção de componentes e mecanismos de aeronaves.

São de sua responsabilidade o planejamento operacional do tráfego aéreo e a organização da documentação técnica para que as aeronaves possam operar, garantindo a segurança do voo.

Para exercer a profissão, é necessário prestar prova para as habilitações previstas pela ANAC nos grupos Célula, Motopropulsor e Aviônicos. Saiba um pouco mais sobre eles:

  • Grupo Motopropulsor (GMP): habilitação que possibilita o profissional a trabalhar com os principais tipos de motores de avião. 
  • Grupo Célula (CEL): permite ao profissional trabalhar com sistemas de pressurização, ar condicionado, sistemas pneumáticos e hidráulicos, além da fuselagem de aviões e helicópteros.
  • Grupo Aviônicos (AVI): proporciona ao profissional trabalhar com os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves.

Áreas de atuação do mecânico de aeronaves

O profissional formado em Manutenção de Aeronaves pode atuar nos seguintes setores:

  • Motores de aviação em geral (convencional ou a reação), sistemas de hélices e rotores, sistemas dos grupos motopropulsores.
  • Sistemas de pressurização, sistema pneumático, de ar condicionado e sistemas hidráulicos e fuselagem da aeronave.
  • Instrumentos de navegação, rádionavegação e radiocomunicação, todos os componentes elétricos e eletrônicos, sistemas elétricos e de radar.

O tecnólogo em Manutenção de Aeronaves encontra oportunidades de trabalho em:

  • Centros de Manutenção Aeronáutica (MRO).
  • Indústria aeronáutica.
  • Oficinas reparadoras de itens aeronáuticos.
  • Operações e manutenção de trânsito de aeronaves em aeroportos e aeroclubes.

Mercado de trabalho para quem faz Manutenção de Aeronaves

O mercado de trabalho para Manutenção de Aeronaves está aquecido: isso significa que há grande busca por profissionais altamente qualificados, com remuneração que pode chegar a R$ 12 mil em cargos de liderança.

Além de poder trabalhar no setor de manutenção das grandes companhias aéreas, o profissional pode atuar em empresas de táxi aéreo, fabricantes de aeronaves nacionais e internacionais, empresas de aerodesporto, operadoras de helicópteros, centros de manutenção de aeronaves e componentes e nas Forças Armadas. 

O curso de Manutenção de Aeronaves

O curso de Manutenção de Aeronaves é oferecido em grau tecnológico, com duração que varia entre dois e três anos. Ele pode ser encontrado nas modalidades presencial e semipresencial (EAD).

Durante o curso, o aluno estuda matérias que compreendem as áreas de Ciências Exatas, Ciências Sociais e a área profissionalizante, com disciplinas técnicas e práticas específicas da área, como Desenho Técnico de Aeronaves, Física e Química Aplicada à Aeronáutica, Propulsores Aeronáuticos, Manutenção de Helicópteros e Drones, entre outras.

O profissional que faz o curso tecnológico em Manutenção de Aeronaves é capacitado a prestar provas/bancas da ANAC para a obtenção das habilitações técnicas. Para exercer a profissão, ele deverá ser aprovado em pelo menos duas dessas habilitações.

Como atuar na área de Manutenção de Aeronaves

Como se trata de uma formação incomum, ainda são poucas as instituições que oferecem o curso superior em Manutenção de Aeronaves.

Assim, quem tem interesse em atuar na área, mas não tem condições de ingressar nas universidades que têm o curso, pode optar por buscar cursos similares e tentar uma especialização posteriormente.

Pode ser uma boa pedida ingressar em cursos como Ciências Aeronáuticas, oferecido pela Anhanguera, Engenharia Aeronáutica ou mesmo o de Engenharia Mecânica, que é facilmente encontrado em instituições públicas e privadas em todo o país e pode ser cursado na modalidade EAD.

Para ajudar você a escolher uma boa faculdade, listamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que disponibilizam alguns dos cursos relacionados, a preços acessíveis. Conheça:

As faculdades listadas acima também oferecem facilidades financeiras como descontos na mensalidade, convênios, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Ciências Aeronáuticas

Engenharia Mecânica: saiba tudo sobre curso e mercado

Pretende seguir carreira em Manutenção de Aeronaves? Conta para a gente nos comentários onde você gostaria de trabalhar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin