dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Optometria

Veja todas as informações sobre a formação em Optometria e descubra se essa área é o que você está buscando!

Então, você ouviu falar sobre o curso de Optometria, mas não sabe o que esse profissional faz no dia a dia ou como é a rotina da graduação?

De maneira resumida, este profissional da área da Saúde atua nos cuidados de um dos nossos sentidos mais preciosos: a visão! É ele quem realiza os exames de avaliação e detecta distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente para o médico especialista.

Caso você pense em se dedicar à área da Saúde, saiba que existem muitos caminhos possíveis e que um deles é o curso de Optometria, que será o foco deste artigo. Confira!

Sobre o profissional de Optometria

Normalmente, o profissional formado em Optometria é responsável por algumas tarefas como:

  • Aplicar os conhecimentos que tem sobre a fisiologia dos olhos.
  • Prescrever exercícios e orientar pacientes em relação ao uso de lentes ou óculos que corrigem e compensam as deficiências visuais.
  • Montagem de óculos.
  • Confecção de lentes de contato.

Normalmente ele atua em ópticas, empresas, escolas, hospitais e clínicas, no geral, em parceria com outros profissionais.

Novas áreas de atuação voltadas ao atendimento de públicos específicos, como as optometrias desportiva (dirigida a atletas), pediátrica (crianças), geriátrica (idosos) e ocupacional (em ambientes de trabalho), tendem a aumentar a procura pelos formados.

Sobre a formação em Optometria

O foco do curso é a aplicação de técnicas específicas para identificar problemas de acuidade visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Diferentemente do oftalmologista, que trata das doenças do olho e da visão, o optometrista é o profissional do cuidado primário da visão. Ele faz exame de avaliação e identifica distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente para o médico especialista.

O curso de Optometria é uma graduação de nível superior oferecida com o grau de bacharelado, com duração de 5 anos, ou tecnológico, com duração de 3 anos.

Uma das maiores dificuldades para quem deseja cursar Optometria é o fato de que existem pouquíssimas faculdades habilitadas para proporcionar a formação adequada, então as opções do estudante são bem limitadas.

Como é a grade do curso de Optometria?

Ao se matricular em um curso de Optometria, o aluno normalmente entra em contato com as seguintes disciplinas:

  • Anatomia ocular 
  • Bioquímica da visão 
  • Fisiologia ocular e óptica física e geométrica 
  • Semiologia ocular
  • Farmacologia aplicada à Optometria 
  • Baixa visão
  • Contatologia
  • Ortóptica
  • Ergonomia da visão
  • Optometria pediátrica

A grade de matérias pode sofrer alterações de acordo com a instituição escolhida, então é muito importante que o aluno busque as informações específicas antes de se matricular.

Dependendo de onde o estudante realiza a graduação, é necessária a elaboração de um TCC e a realização de um estágio para que seja possível se formar.

Qual o valor do curso de Optometria?

O estudante que deseja fazer Optometria pode encontrar opções pagas e também gratuitas.

No caso das opções pagas, a média de valores costuma ficar entre 600 e 1.000 reais.

No caso das alternativas gratuitas, existem programas do governo que permitem ao estudante realizar cursos de nível superior de forma gratuita. A opção mais conhecida no momento é o Sisu.

Onde estudar?

Se você deseja seguir a carreira de Optometria ou qualquer outro curso da área da Saúde, o primeiro passo é escolher em qual faculdade vai se matricular.

Para isso, nada melhor do que escolher uma instituição de ensino confiável e altamente capacitada para fornecer a formação que você precisa.

Mas lembre-se de que, no caso de Optometria, podem não existir faculdades que se enquadrem nesses fatores. Nesse caso, a melhor opção, caso você queira atuar nesse segmento, é realizar uma graduação semelhante, onde também consiga atuar nessa mesma área.

Você pode cursar Medicina e se especializar em Oftalmologia, por exemplo.

Pensando nisso, listamos algumas opções de faculdades que você pode se inscrever. Todas elas são certificadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação e contam com uma série de facilidades financeiras para seus alunos.

Algumas delas incluem a utilização da sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto nos valores das mensalidades.

Confira:

É sua chance de entrar para a área da Saúde!

Veja também:

Conheça as diferentes áreas da Medicina e veja onde estudar

Qual é o salário de Medicina?

Gostou das informações sobre o curso de Optometria? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin