Relações Públicas: carreira e mercado de trabalho

Conheça mais sobre o curso de Relações Públicas e os diversos desafios da profissão!

O profissional formado em Relações Públicas é o responsável pela disseminação da comunicação nas organizações, tanto com o público interno quanto o externo.

Para isso, utiliza diversas ferramentas, que vão desde veículos internos (intranets, boletins informativos, etc.), até redes sociais e veículos de mídia (televisão, rádio, jornais, etc.).

Segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas, a definição mais adequada para as Relações Públicas seria “a sinergia diante as atividades, esforços e planejamento contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que estejam, direta ou indiretamente, ligados a ela”.

O curso de Relações Públicas

O curso de Relações Públicas apresenta muitas disciplinas da área da comunicação, como por exemplo: Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação. Além disso, o graduando terá ainda aulas que envolvam a área da Administração, como: Economia, Marketing e Teorias da Administração.

O curso é oferecido na modalidade de Bacharelado e tem duração média de quatro anos. Para concluir o curso é obrigatório passar por um estágio e apresentar de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em grande parte das instituições, o curso é oferecido como uma habilitação do curso de Comunicação Social.

Grade curricular de Relações Públicas

As disciplinas comuns entre as diversas instituições que oferecem graduação em Relações Públicas são:

  • Língua Portuguesa
  • História da Comunicação
  • Introdução ao Jornalismo
  • Introdução a Publicidade e Propaganda
  • Teorias da Relação Pública
  • Comunicação Organizacional
  • Estatística Aplicada
  • Ética
  • Teorias da Comunicação
  • Comunicação Corporativa
  • Teorias Políticas
  • Negociação
  • Economia
  • Marketing

A profissão de Relações Públicas

O profissional formado em Relações Públicas está apto a desempenhar funções dentro das organizações, como a promoção de eventos para a valorização da empresa ou da marca. Também pode atuar na criação de meios de comunicação mais eficientes entre funcionários, fornecedores, clientes, entre outros. Além disso, esse profissional pode promover os serviços de atendimento ao consumidor em busca de melhoria nos produtos e serviços prestados pela empresa.

No planejamento e organização de eventos independentes, pode atuar em diversas funções, orientando o público e informando sobre o cronograma de palestras, exposições, recepções, entre outras solenidades. Resumindo, deve ser o elo comunicativo entre diferentes setores da organização e dela com o meio em que está inserido.

Mercado de trabalho de Relações Públicas

O mercado de trabalho cresce a cada dia, principalmente em empresas privadas, que buscam maior eficiência na comunicação interna e também externa. Com a necessidade cada vez maior de estabelecer um bom relacionamento com seus públicos de interesse (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, etc.), a profissão de Relações Públicas está em alta. De acordo com a consultoria Robert Half, um profissional de Relações Públicas pode alcançar salários de até 45 mil reais.

Onde estudar Relações Públicas

Há mais de 80 universidades, entre públicas e privadas, que oferecem o curso superior de Relações Públicas com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse aval é super importante, pois sem ele o diploma não tem validade no mercado.

Para que você não se perca nesse mar de opções, fizemos uma super triagem com faculdades de Relações Públicas que:

  1. São reconhecidas pelo MEC.
  2. Aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso direito, sem precisar fazer vestibular.
  3. Participam do ProUni e do FIES.
  4. Oferecem uma série de vantagens e facilidades aos seus alunos, como descontos, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Dê uma olhada:

Veja também:

Relações Internacionais

O que achou da profissão de Relações Públicas? Pretende seguir esta carreira? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin