dcsimg

Conheça a profissão Ciência e Tecnologia de Alimentos

Veja quais são as áreas atuação, como é o mercado de trabalho e o que estudar para trabalhar com Ciência e Tecnologia de Alimentos.

A indústria alimentícia busca constantemente melhorar suas práticas de produção para atender a um mercado em crescimento.

Nesse contexto, a atuação do profissional de Ciência e Tecnologia de Alimentos é fundamental. Entenda como é o mercado para quem trabalha na área e qual a formação necessária para exercer essa profissão em nosso artigo!

A profissão Ciência e Tecnologia de Alimentos

O profissional de Ciência e Tecnologia de Alimentos estuda os alimentos em todos os seus aspectos, desde composição das matérias, passando pelas transformações industriais, até a comercialização e chegada ao consumidor final.

Entre as atribuições da profissão podemos citar o desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria alimentícia, assim como supervisão e coordenação de todas as etapas relacionadas à produção, como beneficiamento e processamento.

O cientista de alimentos também pode desenvolver pesquisas sobre as propriedades físico-químicas de alimentos industrializados ou naturais, assim como se dedicar à criação de embalagens que preservem as qualidades e prolonguem a vida útil dos alimentos.

Mercado de trabalho

No setor privado, os profissionais de Ciência e Tecnologia de Alimentos encontram muitas oportunidades em empresas do ramo alimentício, desenvolvendo atividades como:

  • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
  • Desenvolvimento de inovações tecnológicas para o setor.
  • Gestão de programas de garantia de qualidade dos alimentos.
  • Processamentos e conservação de produtos agropecuários.
  • Gerenciamento de laboratórios em indústrias.
  • Desenvolvimento de programas educativos sobre a produção e o consumo de alimentos

No setor público, também há oportunidades em órgãos de vigilância sanitária e epidemiológica.

Existe ainda a possibilidade de atuar de forma autônoma, prestando consultoria na área de controle de qualidade e legislação no segmento alimentício.

O que estudar para trabalhar com Ciência e Tecnologia de Alimentos

Uma das possibilidades de formação para atuar na área é o bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, oferecido por algumas instituições públicas no país, entre as quais a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal Rural da Amazônia.

O currículo do curso inclui principalmente disciplinas das áreas de Matemática, Química, Biologia e Nutrição, voltadas ao contexto da Tecnologia de Alimentos.

Alternativas ao curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Existem outros cursos que habilitam o profissional a atuar em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ampla oferta de vagas, tanto em faculdades públicas quanto privadas em todo o Brasil, entre os quais destacam-se:

  • Química (bacharelado)
  • Ciências Biológicas (bacharelado)
  • Engenharia Química
  • Nutrição

Vale dizer que tais cursos já existem na modalidade semipresencial, que garante maior flexibilidade de horários e geralmente tem mensalidades mais baixas que o formato presencial.

Onde estudar

Segue uma pequena lista de instituições onde você encontra cursos relacionados a Ciência e Tecnologia de Alimentos reconhecidos e bem avaliados pelo MEC.

As faculdades abaixo estão presentes em praticamente todo o Brasil, têm mensalidades acessíveis e ainda oferecem facilidades como bolsas de estudos e descontos especiais aos novos alunos. 

Vale a pena entrar em contato agora mesmo clicando nos links abaixo, para ter mais detalhes sobre a unidade mais próxima de você, início das próximas turmas, mensalidades, bolsas e descontos disponíveis. Confira:

Veja também:

Engenharia Química: profissão e mercado de trabalho

Biotecnologia: profissão e mercado de trabalho

Depois de saber mais sobre a profissão Ciência e Tecnologia de Alimentos e qual a formação necessária para exercê-la, conte para a gente nos comentários: você pretende fazer uma faculdade para trabalhar nessa área? Qual?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin