dcsimg

Conheça a profissão Comunicação Institucional

Entenda tudo sobre o trabalho em Comunicação Institucional e veja o que estudar para exercer essa profissão!

A Comunicação Institucional é o campo responsável por formar a identidade de uma empresa, preservando e consolidando sua imagem positiva junto a clientes e parceiros. 

Em caso de crises, o profissional de Comunicação Institucional é o responsável por gerenciar as informações, de forma a manter a reputação da organização intacta aos olhos do público.

Também conhecido como Comunicação Empresarial, o curso de graduação em Comunicação Institucional é oferecido em grau tecnológico e está relacionado à área das Relações Públicas e do Marketing.

Acompanhe este artigo para saber mais sobre esta carreira, veja o que estudar para exercer a profissão e conheça boas faculdades onde você pode estudar para ter um diploma reconhecido!

O que faz o profissional de Comunicação Institucional

Ao contrário da Publicidade, que visa divulgar os produtos ou serviços de uma empresa, a Comunicação Institucional tem o objetivo de promover a empresa em si, informando sobre suas atividades e fortalecendo sua imagem frente ao público interno e externo.

Assim, o tecnólogo em Comunicação Institucional é o profissional capacitado a trabalhar na comunicação interna das empresas e na consolidação destas no mercado, muitas vezes atuando como seu porta-voz.

Dentre as suas responsabilidades podemos citar:

  • Elaboração de comunicados para funcionários, fornecedores, consumidores e afins.
  • Produção de material editorial, como jornais e revistas corporativos.
  • Coordenação da comunicação com a imprensa.
  • Avaliação dos resultados dos projetos de comunicação implantados.
  • Gerenciamento de informações em momentos de crise.

A profissão é ideal para quem é comunicativo e gosta de lidar com pessoas. Para exercê-la, é importante ser capaz de liderar e motivar equipes, ter boa capacidade de organização e planejamento e saber negociar. Dominar idiomas estrangeiros, como o inglês, também é um requisito fundamental.

O mercado de trabalho em Comunicação Institucional

O tecnólogo em Comunicação Institucional encontra um leque de opções no mercado de trabalho. Empresas de comunicação, bancos e centros comerciais estão entre os principais empregadores deste profissional.

Com salário inicial de R$2.500, esse tecnólogo costuma fazer parte de equipes multidisciplinares de comunicação, atuando em parceria com assessores de imprensa, relações públicas, jornalistas, equipes de marketing e o setor de recursos humanos.

Áreas de atuação do tecnólogo em Comunicação Institucional

Como adiantamos, este profissional costuma trabalhar em equipes formadas por profissionais da Comunicação, do Marketing e do RH das empresas. 

Assim, ele pode atuar em agências e departamentos de Relações Públicas em empresas públicas e privadas dos setores industriais, comerciais e de serviços.

Veja algumas das áreas em que o tecnólogo em Comunicação Institucional atua:

  • Relações Públicas
  • Jornalismo Empresarial
  • Assessoria de Imprensa
  • Propaganda Institucional
  • Identidade Corporativa
  • Marketing Social
  • Marketing Cultural

O que estudar para atuar em Comunicação Institucional

Atualmente, é possível ingressar no curso superior tecnológico em Comunicação Institucional, que também pode ser oferecido como Comunicação Empresarial.

Com duração média de 2 anos, o curso é formado por disciplinas de Comunicação e de Marketing, além de matérias específicas como Comunicação Organizacional, Publicações Empresariais, Psicologia das Organizações, Conteúdo para Web, entre outras.

Alternativas ao curso de Comunicação Institucional

Além do curso tecnológico em Comunicação Institucional, há outras graduações que capacitam o profissional a atuar na área. Dentre as principais estão os cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Marketing, que oferecem formações abrangentes.

Faculdades que oferecem cursos relacionados à Comunicação Institucional

Se você se interessa pela área e busca por uma formação abrangente, que permita atuar também em outros setores, indicamos algumas boas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos superiores como Relações Públicas, Jornalismo ou Marketing.

Conheça:

As faculdades relacionadas acima contam com mensalidades baixas e trabalham com benefícios financeiros como descontos, bolsas de estudos, convênios e financiamentos sem burocracia. Verifique a disponibilidade do curso que você deseja e inscreva-se!

Veja também:

Curso de Relações Públicas

Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

Gosta de Comunicação Institucional? Conte para a gente nos comentários por que escolheu essa profissão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin