Conheça a carreira de Editor de Texto

O editor de texto é o profissional responsável por revisar, padronizar, organizar, sistematizar e editar o texto antes dele ser enviado para a impressão ou chegar ao leitor. Desse modo, o seu trabalho é fundamental em empresas da área de produção textual, como editoras de livros, editoras de livros didáticos, agências de publicidades, jornais e revistas, entre outras.

Em resumo, o editor de texto deve adequar a produção textual ao leitor, além de corrigir o conteúdo de acordo com a norma culta e de padronizar segundo os padrões estabelecidos pela empresa. Por isso, profissionais das áreas  de editoração, letras e jornalismo costumam exercer essa função no mercado de trabalho.

Qual é o trabalho de um editor de texto?

Como vimos, o editor de texto trabalha com a padronização e adequação textual. Para isso, ele deve revisar, preparar e editar os textos de acordo com a empresa e o leitor. Engana-se quem pensa que apenas textos de veículos impressos precisam ser revistos pelo editor de texto.

+ 50 melhores faculdades de Letras, segundo o MEC

carreira de editor de textoRoteiros de TV, de podcasts, além de materiais didáticos e outras produções textuais, podem ser revistas por um profissional de edição se quiserem manter a qualidade editorial. Isso porque o editor de texto deve acompanhar todo o processo de produção textual dos materiais com os quais vai trabalhar.

Por isso, ele precisa conhecer os padrões definidos pela empresa e qual é o nível da habilidade de leitura do leitor pretendido. O editor de texto também pode sugerir cortes ou inclusões de fragmentos textuais. Em alguns lugares, o editor de texto é chamado de “preparador de texto”, visto que cabe a ele adequar a produção antes de enviar para a revisão de texto.

+ Letras e Pedagogia: entenda a diferença entre os cursos

Como se tornar um editor de texto?

Para ser um editor de texto, é necessário ter domínio da norma culta, entender sobre padronização e adequação textual, além de ter o hábito de leitura. Desse modo, quem pretende seguir essa carreira deve cursar as graduações de Editoração, Letras ou Jornalismo. Isso porque essas formações ensinam ao estudante como estabelecer e seguir padrões textuais, a escrever de acordo com o público leitor e a lidar com uma rotina de produção de conteúdo.

+ Conheça a carreira de professor: formação, dia a dia e salário

É importante ter em mente que profissionais de diferentes áreas do conhecimento podem trabalhar com edição de texto, desde que tenham domínio da norma culta e conheçam alguns aspectos do mercado editorial. Isso porque algumas revistas ou publicações especializadas precisam de especialistas em diversas áreas para editar os textos dos autores.

Quanto ganha um editor de texto?

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio do editor de texto no Brasil é de R$ 2.268,37.

Onde o editor de texto pode trabalhar?

carreira de editor de textoO mercado de trabalho para o editor de texto é amplo. Isso porque esse profissional pode trabalhar em editoras de livros, em empresas de jornalismo, em agências de marketing e publicidade e nos setores relacionados de diferentes organizações.

Qualquer empresa ou organização que tenha o texto como aspecto central, seja na comunicação interna ou externa, pode contratar um profissional dessa área. Além disso, alguns editores de texto trabalham de modo autônomo, como freelancer. Neste caso, os serviços são prestados para diferentes clientes, como estudantes e empresas.

Qual é a diferença entre editor e revisor de texto?

No mercado editorial, o editor de texto é o responsável por adequar, corrigir e padronizar os conteúdos recebidos, de modo que sua intervenção no texto é maior do que a realizada por um revisor.

carreira de editor de textoIsso porque o revisor, como sugere o nome, faz uma revisão do texto, analisando e propondo intervenções mais pontuais. Por exemplo, o editor de texto pode sugerir uma construção textual diferente na abertura, no desenvolvimento ou na conclusão do texto, para que a produção seja melhor adequada ao leitor. Já o revisor, deve se ater aos caracteres, aos detalhes do texto, seja de conteúdo ou de padrão.

De modo que é comum, em editoras, os revisores analisarem o texto após a o trabalho da edição, para analisar eventuais erros ou falhas que passaram desapercebidos.

Onde estudar para ser editor de texto?

Como vimos, o editor de texto precisa ter Ensino Superior completo na área de Letras ou de Comunicação. Confira, a seguir, a lista de instituições de ensino que oferecem bolsas de estudo de até 80% sem exigir comprovante de renda e sem utilizar a nota do Enem.

Leia mais

+ Quer ser editor de vídeo? Veja como entrar nesse mercado de trabalho

+ Orientação profissional: qual carreira devo seguir?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin