Copywriter: o que faz e como se tornar um?

Se você gosta do universo digital, da tecnologia e gosta de escrever, provavelmente já ouviu falar em copywriting. Essa é uma técnica muito utilizada em textos para convencer alguém a realizar uma determinada ação.

O profissional responsável pela escrita desses textos é o copywriter. Mas você sabe quais são as funções de um copywriter, as áreas de atuação e o salário? Continue a leitura para ficar por dentro de tudo sobre essa carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é copywriter?

o que é copywriterComo você viu, copywriter é a expressão usada para se referir aos profissionais que trabalham na construção de textos voltados para a conversão. O copywriter é quem usa técnicas de copywriting, ou seja, que usa técnicas para convencer os clientes a tomarem uma decisão.

Explicando de forma mais clara, são os profissionais responsáveis por convencer um cliente, por meio de um texto, a comprar um produto, um serviço ou até mesmo aderir a uma ideia. Os copywriters utilizam diversas estratégias, como gatilhos mentais em seus textos e elementos persuasivos para tornar o seu trabalho mais eficiente.

Como se tornar um copywriter?

Será que é necessário fazer faculdade para trabalhar como copywriter? Depende! Algumas empresas exigem a formação em Letras ou em algum curso dentro da área de Comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas, Marketing e Publicidade e Propaganda. 

Já outras empresas exigem pelo menos cursos de plataformas como a Udemy, Resultados Digitais e Rock Content. Mas quanto maior for o nível da sua formação, maiores são as chances de conquistar um bom emprego e receber um salário alto. 

A dica é fazer uma graduação para desenvolver suas habilidades textuais e expandir seu conhecimento e, em paralelo a isso ou posteriormente, fazer cursos online para ter uma visão mais focada nas exigências do mercado de trabalho e na área que você pretende seguir.

Além disso, ficar de olho às exigências das empresas é super importante para se manter atualizado e conseguir um bom posicionamento em relação a outros profissionais.

Onde trabalhar como copywriter?

A profissão copywriter está em alta quando o assunto é digital. Seja para redes sociais, sites de e-commerce ou e-mail marketing, o copywriting tem sido uma técnica bastante utilizada para atrair clientes e fidelizar uma marca.

Além dessas atividades profissionais, o copywriter pode desenvolver suas funções em peças publicitárias, roteiros de vídeos e de lives, landing pages, textos de blog e anúncios.

Por isso, o profissional é contratado para trabalhar em empresas de diversos segmentos e setores, como na área de vendas, educação, entretenimento, em empresas de tecnologia, agências de publicidade e startups.

Um ponto interessante é que essa é uma ótima profissão para quem deseja trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar. Muitas empresas contratam esses profissionais para exercerem suas atividades a distância, já que é totalmente possível desenvolver as funções nesse formato. 

Em relação à contratação, o profissional pode atuar como prestador de serviços ou ser contratado via CLT. Além disso, é possível trabalhar como freelancer e desenvolver alguns projetos específicos em algumas empresas.

Se você quer trabalhar nessa área, mas ainda não tem experiência, um ótimo caminho é começar como freelancer. Na internet existem sites em que você se inscreve e consegue visualizar os trabalhos que precisam de um copywriter.

Outra dica para se candidatar em vagas de copywriter é montar um portfólio com os seus textos para que as empresas vejam o seu trabalho, seu potencial e se o que você apresenta está dentro das expectativas da equipe. Caso você não tenha experiência, pode criar textos fictícios. Essa é uma forma de você treinar as suas habilidades e mostrar a sua capacidade para quem está te contratando.

Leia mais: O que é portfólio?

Perfil de um copywriter

Ainda não sabe se essa profissão é para você? Então veja qual o perfil que um copywriter precisa ter para desenvolver um bom trabalho:

  • Gostar de ler;
  • Gostar de escrever;
  • Gostar de inovação;
  • Ser antenado às tendências de redes sociais e das tecnologias;
  • Ser criativo;
  • Ter domínio da Língua Portuguesa.

Fique de olho em plataformas de vagas de emprego, como o Linkedin, para saber outros requisitos exigidos pelas empresas. Dessa forma, você consegue se especializar e se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Quanto ganha um copywriter?

De acordo com o site de vagas Glassdoor, o copywriter no Brasil ganha em média R$4.213 por mês. Para os cargos de copywriter junior, a média é de R$2.733 por mês.

Mas lembre-se: é uma média! O salário varia conforme a empresa, o nível de experiência e a região do país. Por isso, é natural que você encontre propostas com valores mais baixos ou mais altos no mercado.

Os dados referentes ao salário de copywriter são de março de 2022.

Veja também: Descubra quanto ganha um escritor

Qual a diferença entre copywriter e redator?

o que é copywrriterAs duas profissões são bem parecidas, mas o que diferencia uma da outra são as técnicas de escrita.

O redator também pode escrever textos para blogs e sites, mas a escrita para esse tipo de canal não é voltada para conversão. A escrita do redator é feita com o intuito de informar sobre um determinado assunto com dicas, dados e outros pontos relevantes.

O objetivo do copywriter é outro. O foco é na conversão, na persuasão e fazer com que uma pessoa aja de uma determinada forma, ou seja, que compre um produto ou serviço, que assine uma newsletter, que siga um perfil ou até mesmo que deixe um comentário em uma publicação.

Onde estudar para se tornar um copywriter?

Como você viu ao longo da matéria, ter uma graduação é um grande diferencial para atuar como um copywriter. Por isso, separamos uma lista de universidades que oferecem cursos nas áreas de Comunicação para você iniciar os seus estudos e se destacar no mercado de trabalho.

Vale lembrar que essas instituições de ensino são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem condições especiais nas mensalidades. Confira:

Veja também: + O que é preciso para ser um social media?

+ Como trabalhar home office?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin