Conheça a profissão Engenharia Hídrica

Saiba tudo sobre a profissão de Engenharia Hídrica e dê o primeiro passo para começar sua graduação.

Vivemos em um país com um volume enorme de água, e embora haja toda essa abundância de recursos, sabemos que não são suficientes para abastecer de forma correta as casas dos cidadãos.

Isso acontece pela falta de conhecimento e de planejamento por profissionais especializados, como são os engenheiros hídricos.

Uma nova profissão, bastante promissora, já que o mercado necessita desse tipo de orientação quanto ao uso desse líquido precioso.

Será que você se identifica com essa missão de vida? Acompanhe conosco todas as características desse curso e do profissional de Engenharia Hídrica. 

Por que fazer Engenharia Hídrica?

Quantas vezes você ouviu os noticiários falarem sobre a escassez e racionamento de água em algumas regiões?

O Brasil sofre com a falta de infraestrutura e investimentos no que se relaciona aos recursos hídricos, porém, essa realidade começa a mudar e os governantes e muitas empresas acordaram para a necessidade de gerir melhor esses recursos.

Por esse motivo, a atuação do engenheiro hídrico ganhou destaque e, conhecer questões particulares sobre esse elemento indispensável para a vida no planeta é uma das características dessa carreira promissora, que vem se destacando entre os cursos de engenharia, já que aumentou a demanda por esses profissionais.

Resumindo, Engenharia Hídrica tem um mercado em evidente crescimento!

Como é o curso de Engenharia Hídrica?

Infelizmente são poucas as faculdades que oferecem esse curso específico, apenas 4 universidades federais, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

O bacharelado tem duração média de 5 anos, mas existem algumas opções de cursos de nível técnico e de pós-graduação.

Outra forma de ter contato com a ciência que trabalha os recursos hídricos, é cursar uma faculdade de Engenharia Ambiental ou tecnólogo em Gestão Ambiental, apesar da menor carga horária com a disciplina.

A graduação, no primeiro ano, abrange as matérias comuns das engenharias e nos anos seguintes, aprofunda o conhecimento do aluno para a exploração e gestão dos recursos hídricos de uma forma completa, multi e interdisciplinar.

O que faz o Engenheiro Hídrico?

A profissão e suas funções são regulamentadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA ).

Segundo a Resolução nº 492, de 30 de junho de 2006: “Compete ao engenheiro hídrico o desempenho das atividades 1 à 18 do art. 1º da Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, referentes ao uso e gestão de recursos hídricos superficiais, sistemas hidrológicos, sistemas de informações hidrológicas e circuitos hídricos, incluindo seus aspectos técnicos, sociais e ambientais”. 

Essas 18 funções são:

  1. Supervisão, coordenação e orientação técnica.
  2. Estudo, planejamento, projeto e especificação.
  3. Estudo de viabilidade técnico-econômica.
  4. Assistência, assessoria e consultoria.
  5. Direção de obra e serviço técnico.
  6. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
  7. Desempenho de cargo e função técnica.
  8. Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão.
  9. Elaboração de orçamento.
  10. Padronização, mensuração e controle de qualidade.
  11. Execução de obra e serviço técnico.
  12. Fiscalização de obra e serviço técnico.
  13. Produção técnica e especializada.
  14. Condução de trabalho técnico.
  15. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.
  16. Execução de instalação, montagem e reparo.
  17. Operação e manutenção de equipamento e instalação.
  18. Execução de desenho técnico.

Como está o mercado de trabalho para Engenharia Hídrica?

Por ser uma profissão que abrange diversos setores, o mercado vem crescendo e demandando profissionais para trabalharem com saneamento básico, construções de barragens, irrigação, implantação de usinas hidrelétricas, infraestrutura aquática, drenagem de solos etc.

A indústria alimentícia também os busca para verificar a qualidade da água e o seu uso na produção, assim como toda a estrutura para sua chegada até as fábricas e devolução ao meio ambiente.

Conseguiu perceber a quantidade de opções? Tudo isso graças às riquezas hídricas de nosso país.

Qual o salário para Engenharia Hídrica?

Os salários das engenharias seguem algumas normas que foram firmadas por lei, em 1966.

O piso para uma jornada de:

  • 6 horas, são  6 salários mínimos.
  • 7 horas , são 7,25 salários mínimos.
  • 8 horas, são  8,5 salários mínimos. 

O fator que influencia os salários diretamente é o tempo de experiência, que varia entre Trainee (até 2 anos), Junior (de 2 a 4 anos), Pleno (de 4 a 6 anos), Sênior (de 6 a 8 anos) e Master (mais de 8 anos).

Posso trabalhar com recursos hídricos cursando Engenharia Ambiental?

A Engenharia Ambiental inclui a preservação e gerenciamento dos recursos naturais, não apenas da água. Suas disciplinas incluem os cuidados com o ar e com a terra.

Em todos os cursos voltados para o meio ambiente, a água está presente, pois é fundamental para a vida na Terra. Sendo assim, você vai aprender sobre recursos hídricos em um curso de Engenharia Ambiental ou tecnólogo em Gestão Ambiental, que é um curso superior em 2 anos. 

Embora não sejam tão específicos, os conhecimentos adquiridos na graduação já o habilitam para trabalhar em vários dos setores citados neste artigo e, por essa razão, é bom considerar fazer esses cursos, que são mais abundantes e acessíveis em todos os estados do Brasil.

Onde estudar?

Como já dissemos, são apenas 4 faculdades federais que oferecem o curso específico de Engenharia Hídrica.

Se eles estão longe de você e ainda assim quer galgar o primeiro degrau nessa profissão, busque pelos cursos de Tecnólogo em Gestão Ambiental ou bacharelado em Engenharia Ambiental reconhecidos pelo MEC nas seguintes faculdades:

Você começa a estudar em 2020 e sai com um diploma válido em todo território nacional.

O problema é como pagar as mensalidades? Não se preocupe, você pode conseguir bolsas e ótimos descontos em todos os cursos de engenharia com a sua nota nos vestibulares internos ou do Enem!

Veja Também:

Descubra quanto sai uma faculdade de Engenharia

As melhores faculdades de Engenharia Ambiental

Mais uma opção em Engenharia que você não conhecia? Comente se você se interessou pelo curso e se tem algum deles perto da sua cidade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin