dcsimg

Saiba tudo sobre a profissão Geofísica e veja o que estudar

Saiba o que faz um geofísico, as áreas em que este profissional pode atuar, o mercado de trabalho para Geofísica e onde estudar para exercer a profissão!

A Geofísica é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra como calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade, propagação de ondas elásticas, entre outros. 

O objetivo é investigar o interior do planeta, desde suas camadas superficiais, onde estão os recursos minerais, até suas camadas mais profundas.

Se você se interessa pela Geofísica, continue lendo este artigo e saiba o que faz um geofísico, como é o mercado de trabalho e onde estudar para obter um diploma reconhecido pelo MEC!

O que faz o geofísico

O geofísico é o profissional que estuda as propriedades físicas, a estrutura, a composição e os processos dinâmicos e fenomenais da Terra. 

Seu trabalho é investigar os fenômenos elétricos, magnéticos, gravitacionais, sísmicos e térmicos do planeta.

Também é função do geofísico calcular a movimentação do solo e dos vulcões, medindo a intensidade de terremotos e maremotos, investigar as composições físico-químicas dos oceanos e formações rochosas e medir as forças que afetam o globo terrestre.

Para isso, ele se utiliza das leis da Matemática, da Física e da Química para planejar e executar levantamentos geofísicos. 

Assim, quem pensa em seguir carreira na Geofísica deve gostar das ciências da terra, ter capacidade de análise de dados, saber lidar com aspectos abstratos e ter afinidade com a sustentabilidade e o meio ambiente.

O mercado de trabalho para a Geofísica

Quem se forma em Geofísica encontra um vasto campo de atuação profissional. Dentre as áreas mais promissoras estão a geofísica de exploração, com muitas oportunidades de vagas na indústria do petróleo, a geofísica ambiental e a geofísica marinha.

Além disso, o geofísico pode atuar em outros ramos, como a construção civil. Neste caso, sua função é a de avaliar a estabilidade do solo para a realização de obras em setores como o de mineração e construção de barragens.

Saiba mais sobre as áreas de atuação do geofísico a seguir.

Áreas de atuação do geofísico

Como adiantamos, o campo de trabalho do geofísico é amplo. Ele pode ser dividido em dois grupos: a Geofísica Pura, que compreende a atuação acadêmica, e a Geofísica Aplicada, que engloba a pesquisa e o trabalho de campo.

Confira a seguir as principais áreas em que o geofísico pode atuar:

Construção civil

Na construção civil, a função do geofísico é estudar as características do solo antes de uma obra ser iniciada. 

Ele deve avaliar a viabilidade do projeto, os pontos fracos, indicar o tipo de construção e materiais adequados, localizar dutos de água e gás para a implementação de tubulações e avaliar a possibilidade de abalos sísmicos e térmicos na região.

Geofísica ambiental

A função do geofísico aqui é investigar a degradação do ecossistema, analisando o impacto ambiental de grandes obras. Deve ainda monitorar a poluição de lençóis d’água subterrâneos ou de superfície.

Engenharia do petróleo e mineração

O geofísico deve localizar reservas minerais através da análise de informações de dados coletados em campo. Ele também pode trabalhar em equipes multidisciplinares no acompanhamento da extração de petróleo.

Geofísica fundamental

A atuação do geofísico se dá no campo da pesquisa, em áreas como geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos ocorridos no interior da Terra), geodinâmica (deformações da crosta terrestre), gravimetria (distribuição de massa da terra) e sismologia (abalos sísmicos).

Geofísica forense

O geofísico atua no auxílio a equipes de investigação criminal, principalmente em casos que envolvem cemitérios clandestinos.

O curso de Geofísica: onde estudar

O curso de Geofísica tem, em média, duração de quatro anos. Durante a graduação, o aluno estuda matérias fundamentais como Matemática, Estatística, Física e Geologia, além de disciplinas específicas como Mineralogia, Métodos Geoelétricos, Meteorologia, Propriedades Físicas e Químicas de Minerais e Rochas, Perfilagem Geofísica e outras.

Dentre as universidades públicas que oferecem o curso de Geofísica estão:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

É importante ressaltar que, atualmente, a profissão de geofísico ainda não é regulamentada no Brasil. Isso significa que o profissional não conta com um registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), sendo impedido de assinar os projetos. 

Assim, ainda que os geofísicos executem serviços e elaborem relatórios, quem emite os relatórios técnicos nas empresas são colegas registrados como geólogos, geógrafos ou engenheiros.

Faculdades que oferecem cursos relacionados à Geofísica

Para muitos estudantes interessados em Geofísica pode ser inviável estudar em universidades públicas e distantes de casa.

Pensando nisso, montamos uma lista com faculdades particulares acessíveis, que oferecem cursos presenciais e a distância relacionados à Geofísica como Gestão Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Geografia. Conheça:

As universidades listadas acima também oferecem facilidades financeiras como bolsas de estudos, descontos nas mensalidades, convênios e financiamentos sem burocracia. Entre no site da instituição desejada, confira se há o curso que você procura e inscreva-se!

Veja também:

Geologia: curso, carreira e onde estudar

Gestão Ambiental: conheça o curso e onde estudar

Gosta de Geofísica? Conta para a gente nos comentários o que mais lhe atrai nesta profissão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin