A carreira em Geologia
O geólogo é um profissional que estuda as transformações e as evoluções da Terra. Para que possa de fato compreender essa evolução, o geólogo estuda os oceanos, relevos, continentes, natureza, plantas, animais e a interação que ocorre entre todos eles.
O geólogo possui conhecimentos em mineralogia, topografia, paleontologia e biologia, entre outros. Esses conhecimentos permitem que este profissional possa atuar em diversas áreas da indústria.
A engenharia geológica é o campo de trabalho que realiza levantamentos geológicos e geotécnicos de locais que se destinam a construção de represas, estradas e túneis. Ainda nesse campo, o geólogo pode atuar na recuperação de áreas degradadas pela atividade de mineração.
Outro campo de atuação de um geólogo é a geologia ambiental, na qual planeja a ocupação de determinadas regiões, analisando riscos de erosão, enchentes e deslizamentos. Na geologia ambiental, o geólogo também trata da recuperação de solos contaminados.
Juntamente com engenheiros de petróleo, o geólogo trabalha para localizar e explorar reservas de petróleo e gás natural. Esse campo da geologia é conhecida como geologia do petróleo.
A geofísica é o campo da física em que o geólogo pesquisa sobre fenômenos térmicos, gravitacionais, sísmicos, magnéticos ou elétricos do planeta.
Na mineralogia o geólogo estuda os minerais, com o objetivo de descrever e qualificar suas propriedades para a indústria ou fabricantes de joias.
A paleontologia é uma área em que o geólogo trabalha para localizar sítios arqueológicos. Esses conhecimentos também podem ser utilizados e aplicados na geologia forense, contribuindo para a resolução de crimes.
Perfil do profissional formado em Geologia
Um profissional da área de Geologia deve ter uma boa compreensão da natureza e seus fenômenos. Gostar de realizar estudos e pesquisas é uma das características importantes para este profissional.
Conhecimentos em gestão ambiental ajudam o geólogo na prática de sua profissão. Responsabilidade social é outra característica fundamental para profissionais desta área.
Mercado de trabalho para quem faz Geologia
O campo de atuação do geólogo que mais apresenta oportunidades de emprego nos dias atuais é o da de engenharia geológica. Isso porque grandes obras de infraestrutura, como a construção de edifícios, pontes e túneis, exigem estudos do solo e das rochas para garantir sua sustentação. Além disso, nesse campo o geólogo também elabora estudos sobre o impacto ambiental que a obra irá causar.
A indústria da mineração também tem um índice elevado de contratação de geólogos. Isso ocorre devido à grande exploração de jazidas de petróleo e gás na costa marítima nacional. O campo de trabalho com hidrogeologia e estudos das águas subterrâneas também apresenta boas oportunidades de emprego.
Sobre o curso superior em Geologia
O curso superior de Geologia é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos.
O início do curso apresenta uma grade curricular mais focada na base do profissional, apresentando conhecimentos em Matemática, Biologia, Química e Física. Em seguida, o aluno passa a ver matérias mais específicas, tratando de assuntos como Topografia, Mineralogia, Paleontologia e Geomorfologia, entre outros.
O curso alia assuntos teóricos e atividades práticas.
Onde estudar Geologia
Confira algumas das principais faculdades que oferecem a graduação em Geologia:
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade de São Paulo (USP)
Veja também:
Você gostaria de seguir carreira na área de Geologia? Conte para a gente aqui nos comentários.