A palavra Gerontologia deriva da língua grega e significa estudo do envelhecimento. O aluno do curso de Gerontologia estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.
Ao contrário do que muitos pensam, Gerontologia e Geriatria não são a mesma coisa. A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos. Desta forma, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e demanda maior diante o mercado de trabalho.
O gerontólogo, nome dado ao profissional formado em Gerontologia, pode atuar em assistência social, promover dinâmicas em grupo, trabalhos manuais e ajudar os idosos a enfrentar os preconceitos que venham a aparecer. Também pode atender aos idosos que sofreram maus-tratos. Mas o bacharel em Gerontologia pode focar o seu trabalho em outros grupos de pessoas, como moradores de rua, imigrantes, pessoas que sofrem de problemas mentais ou que vivem abandonadas. Essa profissão é muito bonita e requer muita dedicação e amor ao próximo.
O Curso de Gerontologia
No Brasil, o curso teve início em 2005 pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e a primeira turma concluiu o curso em 2008. Anteriormente, o curso de Gerontologia só era ministrado em nível de pós-graduação. Apesar de ser um curso novo no país, este só tende a aumentar e a ter sucesso, pois a expectativa de vida da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está por volta de 73 anos e vem aumentando gradativamente.
Disciplinas do curso de Gerontologia
- Ciências da Natureza
- Introdução à Gerontologia
- Ciclo de Vida
- Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde
- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- O Cuidado Gerontológico
- Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia
- Gerontologia Educacional
- Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares
- Saúde Mental e Envelhecimento
- Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso
- Nutrição no Envelhecimento e na Velhice
- Problemas Relacionados a Medicamentos
- Princípios de Fisioterapia Aplicados à Gerontologia
- Práticas Gerontológicas em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
- Tempo, Longevidade e Centenários
- Educação para o Envelhecimento
- Cuidados Paliativos, Finitude e Morte
A carga horária de estágio para quem deseja ser um Gerontólogo é bastante extensa e começa a partir do segundo ano de curso. O aluno aprenderá a trabalhar com aspectos da área da saúde e da área social, tornando-se assim um profissional completo para o mercado de trabalho.
Melhores Faculdades
O curso de Gerontologia é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior do país. Porém, é importante que o aluno verifique se a universidade que irá cursar possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o diploma possui validade. As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Gerontologia, com reconhecimento do MEC, são:
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
- Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI)
O mercado de trabalho em Gerontologia
Com a crescente expectativa de vida do brasileiro, os graduados em Gerontologia não terão dificuldade para arrumar emprego. O mercado de trabalho requer profissionais que trabalhem em ambulatórios, clínicas especializadas, ONGs, órgãos de assistência social, hospitais, casas de apoio a idosos, centros de saúde e convivência, além de atendimentos domiciliares.
Outra oportunidade para gerontólogos é a de atuar com pesquisas em instituições de ensino superior, lecionar para profissionais da saúde ou mesmo para leigos que cuidem de pessoas idosas.
As regiões Sul e Sudeste são as que oferecem maiores oportunidades para os formados em gerontologia, pois a maior parte da população idosa se concentra nessas regiões.
Veja também:
Pretende ingressar na carreira de gerontologia? Conte para a gente aqui nos comentários!