Veja onde fazer um teste vocacional grátis

Em meio à pressão de estudar para o vestibular, ser aprovado na universidade e ingressar no ensino superior, está também a preocupação de qual curso escolher. Afinal, essa é uma decisão que impactará toda a sua formação pessoal e profissional. Portanto, se você está na dúvida de qual profissão seguir e quer saber onde fazer teste vocacional grátis, veio ao lugar certo.

Onde fazer teste vocacional grátis?

O teste vocacional do Guia da Carreira é online e gratuito, e foi desenvolvido pela psicóloga e orientadora profissional Thais Helena Lima, a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência como profissional na área. Esse teste consiste em questões com alternativas, em que o candidato deve escolher a resposta com a qual mais se identifica.

Entre as perguntas, estão dilemas ou opiniões com base no que vivemos no dia a dia em sociedade. O intuito é fazer com que o candidato se coloque naquela situação e responda qual das alternativas corresponde ao que ele geralmente faria, ou onde ele se encaixa. Por exemplo, uma das questões implica em responder o que te mais te incomoda nas pessoas, enquanto outra questiona qual é sua postura na sala de aula. 

onde fazer teste vocacional gratisOutras etapas do teste também questionam “Qual palavra mais combina com você?” e até mesmo “Com qual frase você mais se identifica?”. A ideia é responder a perguntas subjetivas, e com base na sua interpretação de si mesmo, das suas ações e dos seus desejos, você se direciona às áreas de atuação específicas que mais combinam com você.

Com 15 perguntas alternativas, a execução do teste é rápida e demora apenas alguns minutos – e o resultado do teste vocacional indica qual é o seu tipo de perfil profissional e quais cursos têm mais a ver com você. É um ponto de partida para você começar a considerar onde se vê como profissional no futuro!

Vale lembrar que este é um teste vocacional gratuito, cujo resultado é relativo à autopercepção e autocrítica momentânea do candidato. Entretanto, existem diversos outros testes na área, e inclusive é possível buscar o auxílio de um profissional competente para uma assessoria mais personalizada.

O que é um teste vocacional?

Testes vocacionais são instrumentos que podem te ajudar a reconhecer melhor seus atributos, a fim de te ajudar a encontrar profissões mais compatíveis com sua personalidade. São ferramentas úteis de autoconhecimento, e auxiliam principalmente em casos que o indivíduo se encontra “perdido” entre as tantas opções de carreiras a seguir. 

Comumente, os testes vocacionais são realizados através de perguntas com alternativas, e é possível realizar alguns gratuitamente e online – como o teste vocacional do Guia da Carreira. No entanto, você pode realizar um teste vocacional também com o auxílio de um profissional capacitado na área, para obter uma ajuda mais personalizada e um direcionamento mais pessoal. 

Teste vocacional funciona mesmo?

O teste vocacional do Guia da Carreira foi desenvolvido para ajudar quem está no processo de definir qual profissão, curso universitário ou especialização deve seguir. A metodologia do teste é eficaz porque consiste em analisar com qual tipo de inteligência você mais se identifica, com base nas respostas que você escolhe no teste.

Testes vocacionais com base na Teoria das Escolhas Vocacionais consideram seis tipos de personalidades: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. Através disso, designa escolhas de profissões e cursos que mais têm a ver com cada perfil.

Além de te ajudar a escolher a sua carreira em uma fase de incertezas, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento. 

Opções de profissão para seguir 

Testes vocacionais sugerem profissões de acordo com diferentes tipos de perfis que cada pessoa pode apresentar. Sendo assim, todas as profissões são possibilidades! Como Biomedicina, Economia, Comunicação, Moda, Cinema, Arquitetura e muito mais. 

De qualquer forma, após realizar o seu teste vocacional, recomenda-se que você pesquise mais a fundo sobre as profissões que o teste indicou que mais combinam com você. Imagine-se trabalhando nestas áreas, e faça o exercício de tentar aplicar-se à rotina de um profissional daquela determinada área, para analisar se aquele caminho é, de fato, o mais apropriado para você.

Dicas para realizar um teste vocacional

  • Seja sincero ao responder às perguntas do teste. Suas respostas precisam ser fiéis à sua personalidade para um resultado mais assertivo;
  • Sem pressa! Tome o tempo necessário para realizar o teste, e realize-o de preferência sozinho e em um lugar silencioso;
  • Durante a execução do teste, feche outras abas do navegador e não acesse outros sites enquanto responde às questões.Sua atenção deve estar voltada completamente para o teste;
  • Antes de responder às perguntas, analise bem a situação dada assim como as alternativas possíveis de respostas;
  • E por fim, considere cada possibilidade de carreira que surgir no seu resultado – esse direcionamento vale ouro e pode te ajudar a decidir sua profissão!

Já sei qual profissão devo seguir. E agora?

Se você já sabe por qual caminho seguir sua trajetória no ensino superior, essa é uma preocupação a menos. Parabéns pela tomada de decisão! Agora, basta definir em qual universidade você irá cursar a tão sonhada graduação.

Dentre as opções de ingresso no ensino superior, estão os clássicos vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) possibilita o estudante a se inscrever em inúmeras opções de faculdades públicas para tentar uma vaga.

Além disso, programas de auxílio à educação do governo federal também podem ajudar, como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). São alternativas que possibilitam o acesso de estudantes ao ensino superior utilizando as notas do Enem.

O ProUni oferece diversas bolsas de estudos parciais ou integrais, enquanto o Fies concede empréstimos a juros baixos para estudantes conseguirem arcar com as mensalidades das faculdades particulares que escolherem estudar. Ambos programas são alternativas interessantes para quem busca uma oportunidade nos estudos – fique de olho nas notícias do Guia da Carreira para saber tudo o que você precisa saber sobre eles!

Já existe também a possibilidade do ingresso facilitado e direto em universidades particulares, com a nota do Enem. Esta opção é interessante, já que o ensino superior privado oferece oportunidades em centenas de cursos de graduação muito procurados por estudantes. 

Neste caso, é recomendado apenas procurar por faculdades de renome, com qualidade de ensino e que possuam reconhecimento do MEC. Separamos algumas opções para você dar uma olhada:

Nas faculdades particulares acima, é possível cursar centenas de cursos de graduação –  sendo bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Entre eles, estão alguns dos mais buscados entre os estudantes, como Engenharias, Odontologia, Direito, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, entre outros. Para saber mais, acesse o site da universidade do seu interesse e consulte os cursos disponíveis, as cidades em que é possível estudar, a modalidade de ensino desejada (presencial ou a distância), a faixa de mensalidade que você pode pagar e mais detalhes. Depois, é só cair de cabeça nos estudos e boa sorte!

E aí, você fez o seu teste vocacional grátis e já sabe qual profissão irá seguir? Responda para nós aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!