Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Conheça 9 profissões para pessoas criativas!

12 de dezembro de 2015
profissões ligas a artes visuais
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em: 15/03/2024

No mundo dinâmico de hoje, a criatividade é uma habilidade cada vez mais valorizada. Ela permite que as pessoas pensem fora da caixa, resolvam problemas de maneiras inovadoras e criem coisas belas e inspiradoras.

Mas você sabia que existe uma variedade de profissões para pessoas criativas que podem se adequar a esse único? Prepare-se para descobrir uma carreira que pode permitir que você expresse sua criatividade e transforme sua paixão em profissão.

Criatividade no mercado de trabalho

Ser criativo é uma característica desejável em diversas profissões. Quem possui esta qualidade pode se destacar dos demais por enxergar algo que a maioria das pessoas não vê, criar novas soluções para antigos problemas, transmitir ideias de uma forma inusitada, traduzir e provocar emoções a partir de uma obra, etc.

É possível exercitar a criatividade em diversos ambientes profissionais, mesmo que timidamente. Ela pode se manifestar através de uma maneira nova de expor os produtos à venda, de uma atividade pedagógica criada pelo professor ou mesmo de uma forma inovadora de apresentar os relatórios de custo de uma empresa.

As pessoas criativas costumam se destacar em qualquer profissão. No entanto, existem algumas carreiras que dependem muito da criatividade – exercitá-la faz parte das atividades diárias.

Mas antes de te apresentar algumas opções, vamos fala sobre o perfil dessas pessoas.

Perfil de pessoas criativas

A criatividade é algo que pode ser explorado e praticado, porém para desenvolvê-la da melhor maneira possível e usar essa habilidade ao seu favor, é preciso considerar algumas coisas.

Pessoas criativas geralmente têm uma mente aberta, curiosidade incessante e uma disposição para desafiar o status quo. Elas são capazes de ver o mundo de maneira única, encontrando conexões inesperadas e soluções originais para os problemas.

Adaptabilidade também é uma habilidade importante. Quem tem uma mente criativa geralmente abraça a mudança e veem os desafios como oportunidades para crescimento e aprendizado.

As pessoas criativas têm a capacidade de aplicar suas habilidades em uma variedade de contextos. Elas podem desenvolver novos produtos e serviços, criar campanhas publicitárias impactantes, resolver problemas complexos de maneira eficaz e até mesmo inspirar mudanças sociais e culturais.

Leia também: + Conheça as 8 melhores profissões para quem é extrovertido

+ Conheça 6 profissões para quem é organizado

profissões ligas a artes visuais
Imagem de DC Studio no Freepik

Profissões para Pessoas Criativas

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a criatividade e se identificou com todo esse cenário, chegou a hora de saber “sou uma pessoa criativa. Qual carreira devo seguir?”

Vamos te ajudar com 9 opções de profissões. Mas antes de escolher a carreira é importante considerar também outras habilidades, interesses, gostos e áreas que você tem afinidade.

1. Artista Plástico

Profissões ligadas às artes visuais são um prato cheio para pessoas que são criativas. Isso porque o artista plástico lida com materiais visuais para criar obras de arte. Ele pode trabalhar com cerâmica, escultura, desenho, fotografia, gravura, pintura, colagem, etc.

Esse profissional entende as técnicas de manipulação de diferentes materiais, como tinta, madeira, metais, gesso, argila, papel, etc. Mas, sobretudo, tem que ter muita criatividade para desenvolver peças únicas e imprimir seu estilo.

Além de criar peças de arte, o artista plástico pode trabalhar restaurando obras e objetos antigos, ilustrando livros e revistas, criando vinhetas, animações e muito mais.

Veja também:
+ Faculdade de Artes Plásticas: conheça o curso e onde estudar
+ Quanto ganha um Artista Plástico?

+ Conheça 6 cursos para quem gosta de artes e cultura

2. Arquiteto

Um bom arquiteto precisa ter noções de estética para criar ambientes que sejam bonitos e ao mesmo tempo confortáveis e funcionais. O principal objetivo de seu trabalho é planejar espaços internos e externos. A Arquitetura precisa aliar design e arte com engenharia de construção, pois cada ambiente é único e precisa satisfazer as necessidades de quem vai usá-lo.

Os arquitetos que possuem uma criatividade bastante aguçada são capazes de planejar espaços que, por sua beleza ou forma inovadora, se tornam verdadeiros marcos ou pontos turísticos.

Veja também:
+ Conheça o que se faz em Arquitetura e as áreas de atuação
+ Arquiteto: quanto ganha? Veja o salário!

3. Desenvolvedor de Games

O Designer de Games é o profissional que desenvolve jogos eletrônicos para videogames, computadores, celulares e outros dispositivos. Ele conhece todas as etapas de criação de um jogo, como o roteiro, cenário, produção de arte, modelagem 3D, etc.

Além de jogos de entretenimento, o designer de games pode criar ambientes digitais para fins de educação ou treinamento. Um exemplo disto são os simuladores de voo.

Se você gosta de tecnologia e quer exercitar sua criatividade em algo divertido, essa é uma ótima opção de carreira a seguir.

Veja também:
+ Design de Games: curso e mercado de trabalho
+ Descubra quanto ganha um designer de games

4. Designer de Interiores

O designer de interiores é o profissional que determina como será organizado um ambiente para que fique bonito e funcional. É ele quem escolhe quais móveis serão utilizados, a cor das paredes, o tipo de tecido da cortina, os objetos de decoração, etc.

Para se tornar um bom designer de interiores é preciso ter muita criatividade e senso estético, além de habilidades gerenciais para planejar o orçamento, coordenar pessoas, controlar cronogramas, fixar prazos e lidar com as expectativas do cliente.

5. Designer Gráfico

Um designer gráfico tem como principal objetivo criar projetos de comunicação visual, que podem ser a diagramação de uma revista, a ilustração de um livro, o desenho de um logotipo ou de uma embalagem, o layout de uma página na internet, etc.

Para este tipo de trabalho é fundamental que o profissional seja criativo e consiga traduzir, de forma gráfica, os conceitos e mensagens que seu cliente deseja transmitir.

Veja também:
+ Descubra o que é Design Gráfico e saiba tudo sobre o curso
+ Quanto ganha um Designer Gráfico?

profissões ligas a artes visuais
Imagem de jannoon028 no Freepik

6. Estilista

O estilista pode trabalhar com pesquisa de estilos e tendências, criação de modelos de roupas, acessórios, texturas e estampas, definição de figurinos para peças, filmes e novelas, entre outras atividades.

Independentemente do ramo de atuação, a criatividade é seu principal instrumento de trabalho e um pré-requisito para entrar nesse mercado.

Veja também:
+ Quanto ganha um Estilista?
+ Moda: curso, carreira e mercado de trabalho

7. Planejador de Eventos

Este profissional é responsável por organizar e coordenar eventos culturais, esportivos, de lazer, científicos, corporativos, etc. O planejador de eventos pode cuidar de uma simples palestra dentro de uma empresa até eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos

Para se tornar um bom planejador de eventos é desejável que o profissional saiba se comunicar bem e se relacionar com outras pessoas. Além disso, a criatividade é essencial nesta área, afinal, é importante encontrar novas formas de encantar quem comparece à cerimônia, congresso, jogo, festa, show ou palestra.

Veja também:
+ 9 faculdades para quem quer trabalhar com eventos
+ Essas habilidades de produção de eventos podem te ajudar na carreira

8. Publicitário

A essência do trabalho de um publicitário é criar campanhas para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Para isto, ele precisa compreender qual o público-alvo e o objetivo que determinada empresa quer alcançar com a campanha.

O publicitário precisa ter sensibilidade para entender os desejos de seus clientes e muita criatividade para transformá-los em uma propaganda, outdoor, logotipo, etc.

Veja também:
+ Publicidade e Propaganda: o que é, o que faz e áreas de atuação
+ Conheça a profissão Produção Publicitária

9. Roteirista de Cinema/Teatro/TV

O roteirista cria cenas de filmes, novelas, peças teatrais, programas de auditório, etc. É ele quem escreve as falas, determina a posição dos atores em cena e como eles devem se movimentar.

Existem os roteiristas que criam a história a ser contada e aqueles que adaptam uma obra já existente para a linguagem do teatro, cinema ou TV.

Mesmo para produzir um roteiro adaptado é preciso ter muita criatividade para transformar um texto em diálogos e cenas emocionantes.

Veja também:
+ Faculdade de Cinema: como é o curso e quantos anos dura
+ Descubra quanto ganha um diretor de cinema

Onde estudar para seguir uma profissão que exige criatividade?

São muitas opções, não é mesmo? Apresentamos profissões ligadas às artes visuais, design e tecnologia. Já é um bom começo para te ajudar a escolher o que mais combina com o seu perfil.

Se você já escolheu a profissão a seguir, é importante se qualificar fazendo uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a certeza de que seu diploma terá validade no mercado de trabalho e que você está apto para atuar no mercado de trabalho.

Para te ajudar, listamos algumas universidades que são parceiras do Guia da Carreira e que ofertam bolsas de estudo de até 80% em cursos de graduação e pós graduação. Conheça as melhores opções:

Veja também: + Descubra o que faz um profissional em Artes Visuais

+ 6 cursos para quem gosta de desenhar

E você, vai colocar sua criatividade para funcionar em qual profissão? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.