Teste MBTI: qual a personalidade mais rara?

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, especialmente para quem busca conseguir se direcionar melhor profissionalmente. Entender seus pontos fortes e como exaltá-los faz parte desse processo, e para descobrir mais sobre isso, existem diversas ferramentas que auxiliam no nosso desenvolvimento pessoal e coletivo. O teste MBTI é um deles, que determina alguns tipos de personalidade. Mas você sabe qual delas é a mais rara?

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Entre os diversos tipos de personalidade existentes, determinados com base em dicotomias na maneira de pensar e agir de cada um, é possível ser classificado como protagonista, ativista, comandante, lógico… Muitas são as possibilidades! E alguns tipos de personas são mais raros do que outras, com características mais excêntricas e incomuns de serem encontradas por aí. Mas antes de nos aprofundarmos sobre isso vale entender melhor o que é o teste MBTI, como ele funciona e quais são as personalidades possíveis. Vamos lá?

O que é o teste MBTI?

O teste MBTI é um indicador tipológico cuja sigla em inglês significa “Myers-Briggs Type Indicator”, ou “Tipologia de Myers-Briggs”, uma marca registrada da The Myers-Briggs Company. Questionário criado pela psicóloga norte-americana Katharine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, o teste MBTI tem com base de suas teorias o conceito de Carl Gustav Jung, um dos principais teóricos da Psicologia, especialmente através do seu livro “Tipos Psicológicos”, publicado originalmente em 1921.

O teste MBTI é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais, em que há a aplicação de uma avaliação de personalidade que insere em uma classificação os indivíduos com determinadas maneiras de pensar e agir.

 Ele foi primeiramente criado durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, e atualizado novamente em 1962. Esse teste é popular em todo o mundo, está disponível em dezenas de línguas e é utilizado oficialmente em 115 países, de acordo com a The Myers-Briggs Company. Inclusive, a instituição destaca que as empresas mais valiosas do mundo utilizam o MBTI como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

Para o que serve o teste MBTI?

A avaliação de personalidade de Myers Briggs é uma ferramenta muito interessante para análise pessoal, uma vez que entrega recursos para as pessoas poderem compreender como suas mentes funcionam e qual é, essencialmente, sua motivação para fazer o que faz no dia a dia.

As funcionalidades do teste MBTI são muitas. Recomenda-se que você faça o teste caso queira potencializar seu desenvolvimento pessoal, compreender seus relacionamentos amorosos ou interpessoais, ou até mesmo aumentar a chance de possíveis contratações. Com base nos resultados dessa avaliação, é possível utilizar informações sobre você ao seu favor e direcionar-se da melhor maneira.

No entanto, vale reforçar que a própria The Myers-Briggs Company não recomenda a utilização desse teste para seleção de candidatos durante um processo seletivo, por exemplo. Afinal, o teste é uma ótima ferramenta para desenvolvimento pessoal mas não é um seletor, não devendo ser utilizado como base para recolocação de pessoas ou para priorizar candidatos em processos.

Quais são os tipos de personalidade?

No geral, o teste MBTI indica que existem quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, o que ele caracteriza como dicotomias. São elas: extroversão e introversão, sensorial e intuição, razão e sentimento, julgamento e percepção. O teste tem como base a ideia de que essas são maneiras opostas de pensar e agir. Vale ressaltar os termos dessas dicotomias:

  • Extroversão (E) x Introversão (I)
  • Sensorial (S) x Intuição (N)
  • Razão (T) x Sentimento (F)
  • Julgamento (J) x Percepção (P)

Essas dicotomias, quando aplicadas a uma pessoa no teste, trazem significados técnicos, mostrando preferências e tendências de comportamento que se sobressaem perante às outras. Assim, atribui-se um significado social a essas características, e delas derivam os 16 diferentes tipos de personalidade resultantes do teste. Conheça elas abaixo:

  • INTP – Lógico
  • INTJ – Arquiteto
  • ENTJ – Comandante
  • ENTP – Inovador
  • INFJ – Advogado
  • INFP – Mediador
  • ENFJ – Protagonista
  • ENFP – Ativista
  • ISTJ – Logístico
  • ISFJ – Defensor
  • ESTJ – Executivo
  • ESFJ – Cônsul
  • ISTP – Virtuoso
  • ISFP – Aventureiro
  • ESTP – Empresário
  • ESFP – Animado

Confira também: Tipos de personalidade: conheça cada uma delas

Qual o tipo de personalidade mais rara?

Dentro das análises de personalidades do teste MBTI, algumas delas são consideradas mais comuns de aparecer entre os indivíduos, enquanto outras são mais incomuns ou “raras”. De acordo com dados da The Myers-Briggs Company, algumas das personalidades mais raras são, respectivamente: ENTJ (Comandante), ENFJ (Protagonista) e INFJ (Advogado). Vamos discorrer mais sobre cada uma delas abaixo!

Personalidade ENTJ

Caracterizada pelos pilares extroversão, intuição, razão e julgamento, a personalidade ENTJ é encontrada em 1,8% da população. Pessoas com essa personalidade são movidas a ação e geralmente são muito determinadas, atuando como líderes, gestores ou empreendedores. 

Teste MBTI: qual a personalidade mais rara? - Guia da Carreira

Valorizam características como a inteligência, a competência e habilidade de se destacar e não sentem, como muitas outras personalidades, a necessidade de “se encaixar” para pertencer. São pessoas com veias revolucionárias muito fortes.

Famosos com personalidade ENTJ: Margaret Thatcher, Bill Gates, George Clooney.

Personalidade ENFJ

Caracterizada pelos pilares extroversão, intuição, sentimento e julgamento, a personalidade ENFJ é encontrada em 2,2% da população. Pessoas com essa personalidade são líderes naturais, carismáticos, perspicazes e sabem exatamente como convencer e motivar pessoas a cumprirem seus objetivos.

Tendem a ser apaixonados, compreensivos e muito motivados a estimular o crescimento pessoal entre aqueles com quem convivem. São diretos quando o assunto é alcançar suas metas e garantir melhorias à comunidade.

Famosos com personalidade ENFJ: Barack Obama, Oprah Winfrey, Demi Lovato.

Personalidade INFJ

Caracterizada pelos pilares introversão, intuição, sentimento e julgamento, a personalidade ENTJ é encontrada em 2,3% da população. Pessoas com essa personalidade são tipicamente atenciosas e compassivas, e apresentam um talento natural para entender as motivações humanas.

Quando o assunto é persistência e foco, são incansáveis: têm opiniões muito fortes e irão lutar bravamente por aquilo que acreditam. Por isso mesmo, costumam ser muito focados em grandes planos, sendo menos apegados aos detalhes do dia a dia. Uma característica típica da personalidade INFJ é antecipar implicações futuras, sempre agindo com foco nas conquistas. 

Famosos com personalidade INFJ: Martin Luther King, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá.

Faça o seu teste e descubra seu tipo de personalidade

Para entender mais sobre qual é o seu tipo de personalidade e descobrir se você tem uma personalidade rara, faça o teste MBTI e invista no seu resultado como uma forma de se compreender e potencializar suas características mais fortes. 

Veja mais: Tipos de Personalidade: Descubra o seu!

Qual curso fazer de acordo com cada personalidade?

Seja qual for o seu tipo de personalidade, é importante alinhar suas características e motivações pessoais com suas ambições profissionais. Como mencionado acima, o teste é apenas uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e não deve determinar especificamente o trajeto da sua carreira. Mas certamente pode ajudar!

Então, caso você apresente alguma dessas personalidades raras que citamos, listamos alguns cursos que têm relação direta com características de liderança, motivação com o coletivo, compassividade e persistência com conquistas. 

E independente do curso que você escolher seguir, é sempre de extrema relevância que você procure realizá-lo em uma instituição de ensino de renome, que tenha reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Separamos algumas abaixo:

E aí, qual é o seu tipo de personalidade? Se encaixa em alguma das mais raras? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin