Atualidades

Usina de Belo Monte: Energia ou Impacto Ambiental ?

A Usina de Belo Monte, maravilha da Engenharia Elétrica, trará energia para 20 milhões de pessoas. Mas e o impacto ambiental ? Será que vale a pena ? Conheça mais sobre o projeto.

Usina de Belo Monte: Gigante da Engenharia Elétrica no Coração da Amazônia

Usina de Belo Monte, Gigante de Concreto Rasgando o Coração da Amazônia

Já foi dada a largada para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% Brasileira.

Maravilha da Engenharia Elétrica, Belo Monte vai ser uma obra gigantesca como a muito tempo não se via no Brasil.

Apesar de Itaipú ser maior, Belo Monte vai ser a maior hidrelétrica do Brasil segundo dados de Engenharia Elétrica, porque Itaipú também pertence ao Paraguai ( daí vem o nome Itaipú Binacional ).

A Usina de Belo Monte vai ser um passo muito importante para a evolução do Brasil, em especia a Região Norte, pois vai disponibilizar uma grande quantidade de Energia para a esta região.

Construida de acordo com as mais modernas técnicas de Engenharia Elétrica a capacidade de geração da Usina vai ser de 11.223 MW, energia suficiente para abastecer as casas de aproximadamente 26.000.000 de pessoas.

Com esta capacidade, além de ser a maior usina do Brasil, ela também será a terceira maior do mundo, perdendo apenas para a própria Itaipú e também para a Usina de 3 Gargantas localizada na China.

Turbina Francis: Tecnologia de Ponta na Hidrelétrica de Belo Monte

Do ponto de vista técnico da Engenharia Elétrica, a usina de Belo Monte usará turbinas da classe Francis que tem um rendimento muito maior que turbinas da classe Kaplan ( usadas em muitas hidrelétricas mais antigas no Brasil ).

Você pode ver o exemplo de uma Turbina Francis na foto ao lado, elas são famosas no meio da Engenharia Elétrica pelo seu formato de “caracol”.

Belo Monte e o Norte do Brasil: Energia para uma Região Pulsante

O Norte do Brasil vem apresetando ótimos índices de crescimento desde a década de 90, crescimento que com certeza demanda investimentos na área de energia e Engenharia Elétrica.

A Zona Franca de Manaus, com mais de 500 indústrias e aproximadamente 750.000 de empregos, conta com várias indústrias de alta tecnologia tais como Televisores e Computadores.

A produção das novas TVs de LCD ( tela fina ), com vendas récorde na Classe Média e também Motos são os principais destaques atuais da Zona Franca.

Além da Zona Franca de Manaus, Belém conhecida como “A Metrópole da Floresta” também tem evoluido bastante, principalmente na questão de serviços, trazendo para a região Norte vários eventos e serviços inéditos, como por exemplo a Amazônia Fashion Week.

Para se ter uma idéia do desenvolvimento atual de Belém muita gente não sabe, mas o Aeroporto Internacional de Belém é considerado atualmente o melhor do Brasil, servindo pela Infraero como modelo para a reforma de outros Aeroportos.

Manaus, cidade das indústrias e Belém cidade dos serviços, vão precisar de toda a Energia de Belo Monte para continuar sua trajetória de sucesso.

Confira um mapa abaixo da localização mostrando como vai ficar a região Usina Hidrelétrica de Belo Monte:

Mapa da Hidrelétrica de Belo Monte

Mapa da Hidrelétrica de Belo Monte

Fonte: Google Maps e Google Earth.

Hidrelétrica de Belo Monte: A Questão dos Índios

Índios: eles terão vantagens e desvantagens na construção da usina de Belo Monte

O projeto da usina de Belo Monte é bem peculiar, porque pela primeira vez no Brasil, uma usina teve que levar em conta também a questão dos Índios.

Atualmente na região do Rio Xingu, considerado o rio mais Indígena do Brasil, há várias tribos entre elas os Paquiçamba, Juruna, Arara, Xypaia, Kuruaya e Kayapó.

Embora muitos destes índios já estejam “civilizados”, contando com energia elétrica e televisões em suas tribos, muitos deles ainda estão em um estágio selvagem e vão ser diretamente afetados.

Entre as vantagens que a usina de Belo Monte trará aos índios está o fato de não precisar mais comprar combustível caro ( em geral Óleo Diesel ) para movimentar seus geradores de energia, já que agora a energia poderá chegar com linhas de transmissão.

Vários projetos de Engenharia Elétrica para novas linhas de transmissão estão sendo planejados para a região.

Entre as desvantagens está o fato do percurso do Rio Xingú ser alterado, criando um enorme lago onde antes havia somente um rio.

Algumas tribos provavelmente terão que construir suas ocas em outros lugares.

Alguns peixes também serão afetados já que algumas quedas dágua serão inundadas, isso fará com que os peixes se reproduzam em outro lugar forçando os índios a ir buscar comida mais longe.

Desvantagens da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte vai trazer as seguintes desvantagens:

  • A criação do enorme lago da usina de Belo Monte vai inundar várias cachoeiras e trechos onde os peixes se reproduzem, obrigando estes animais a procurar outros lugares afastados.
  • O lago também influenciará pássaros e animais tais como macacos que vivem nas árvores da região.
  • A diminuição da oferta de peixes e grandes animais terrestres vai reduzir a oferta de carne na dieta dos índios, como alternativa terão de ir caçar mais longe.
  • O lago poderá inundar algumas aldeias indígenas, algumas das quais existem a centenas de anos.
  • Patrimônios históricos tais como Pinturas Rupestres e ossos de dinossauros ficarão perdidos para sempre embaixo das águas.
  • Trechos onde antes os índios navegavam agora poderão ficar inacessíveis por causa das represas.
  • Centenas de Quilômetros da Floresta Amazônica vão ter que ser cortados para que o lago da Hidrelétrica de Belo Monte possa ser enchido.
  • Haverá muito Impacto Ambiental no curto prazo.

Vantagens da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte vai trazer as seguintes vantagens:

  • Produção de mais de 11.000 MW de Energia Elétrica é essencial do ponto de vista de Engenharia Elétrica para evitar futuros apagões e garantir o crescimento da Economia.
  • A energia gerada é suficiente para abastecer as casas de 26 milhões de pessoas, uma população equivalente a área Metropolitana de São Paulo.
  • A Energia Hidrelétrica é abundante, barata e limpa, uma excelente opção se comparada as Usinas Nucleares ( que são caras e perigosas ) ou então as Usinas a Carvão, Petróleo e Gás ( que são poluentes ).
  • Os índios da região vão ter uma fonte de energia mais barata e mais ecológica.
  • Novas Linhas de Transmissão vão tornar o Sistema Energético Brasileiro mais eficiente segundo profissionais de Engenharia Elétrica.
  • O lago da Hidrelétrica de Belo Monte pode servir para criação de Fazendas de Peixes.
  • A usina de Belo Monte vai gerar muitos empregos na região, entre eles Engenheiros Elétricos e Técnicos de todo tipo.
  • O impacto ambiental das árvores cortadas para o lago será compensado a longo prazo pela geração de energia mais limpa que emite menos carbono.
  • Haverá muita Compensação Ambiental no longo prazo.
Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Atualidades

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Confira quais são as carreiras mais procuradas em 2014 e saiba qual a função do profissional de cada uma dessas áreas!

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

A vida na capital é cheia de oportunidades e parece ser bem mais complicada, oferece mais qualidade de vida por um preço mais alto. No Interior, a rotina é mais leve e livre, paga-se menos para viver e com conforto. Ambos, são favoráveis a diferentes perfis.

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

As crescentes oportunidades diante o cenário brasileiro positivo e o reposicionamento profissional.

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

Os estímulos desde o berço, a linha de raciocínio, as metas, o estilo de vida e o impacto da geração Y diante a sociedade.

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

O Rock in Rio foi um evento super favorável tanto no aspecto turístico envolvendo o giro de capital, quando no aspecto estratégico. Foi possível ter uma prévia em pequena escala dos próximos desafios da cidade maravilhosa.

 
 
 

Comentários:

  1. Caio

    Parem de defender ações do governo brasileiro! O que deve prevalecer é a vontade do povo!

    • Ana

      Que nada filho!Quem manda e o governo!!E fazemos o que quisermos!

      • sergio dutra

        Opinião conformista Sra Ana . O Governo faz o que quer por causa de pessoas com este tipo de pensamento

    • josé

      Cara isto é so para ficar-mos informados, e eles nao estao defendendo o governo!!

  2. thainá

    Muito bom isso.

  3. Jodacil

    Gostei do equilíbrio do artigo, que tenta fazer uma análise imparcial do projeto. Muitos grupos se opõem ao projeto por razões políticas, além de apresentarem argumentos falsos (como, por exemplo, o de que um lago de hidroelétrica seria um emissor de metano em grande escala, em uma região coberta de igarapés e rios).

    • Euclides deLima

      Concordo com você sobre o equilíbrio do artigo. Discordo, entretanto, com o exemplo que deu, dizendo que a produção de gás metano nas áreas alagadas é falso.É a mais pura realidade. Passados 5 anos de inundação, as raízes e folhas e toda a matéria orgânica de plantas rasteiras vão se decompor e liberarão o gás metano que é 21 vezes mais leve do que o gás carbono. Portanto, subirá para a atmosfera com maior velocidade e seu impacto na comada de ozônio é muito mais nefasto e veloz.Não há que se contar com a rede de igarapés e florestas adjacentes para suprimir os efeitos, pois, como já disse o metano sobe muito rápido em contato com o ar.

  4. Maria Flavia

    Que horror! Um guia de carreira defendendo a Usina Belo Monte. O que isto tem a ver com carreiras? Voces perderam a credibilidade comigo.

  5. brenda

    nossa esse texto ele é muito bom para quem quer trabalhar com essas coisas fazer uma prova como eu to fazendo e etc
    essaas coisas todas a gente apende a economia das coisas preservar o meio ambiente e etc…..

  6. a

    A construção da usina é necessária pois duvido que conseguimos ficar 3 dias que seja sem energia elétrica. Sou a favor a construção da usina de belo monte.
    Ou o que preferem? 13 usinas nucleares que são caras perigosas ou 1 elétrica apenas?

    • Elissandra

      axo que essa usina de belo monte não vai dar certo, por que onde é que os indios irão ficar, nos queremos que a região norte seja valorizada, não mal falada. Pois tem muita gente ai de São Paulo, Rio de Janeiro, dizendo que essa usina não vai dar certo..

    • alline

      concordo plenamente, se o impedimento são os indios, é simples resolver: eu sei q o lugar la é grande entao construam um lar para os indios em outro local, afinal a usina nao vai ocupar o rio inteiro.Indios selvagens? simples, eduquem-os, assim como os outros. Uma usina de energia renovavel e q trará luz para mais de 20 milhoes de pessoas é fantastico. Falsos moralistas sao contra mas choram quando ficam sem ar condicionados, e computador!! Nao há desenvolvimento sem sofrimento!!

  7. valdinei

    caraca meu vai ser tao legal termos a usina de belo monte mas vejamos as desvantagens e vantagens dela o que vai nos prejudicar e o que não mas é o governo que manda!

  8. Dayenne

    Infelizmente, nada traz apenas um lado positivo, por mais que traga alguns problemas, a usina é essencial para o Brasil. Reclamamos tanto que nosso país é atrasado, não é desenvolvido, mas com desenvolvimento sempre vem algum problema que atinge ao meio ambiente. Antes uma usina hidreletrica que atinge menos ao meio ambiente, mais barata, do que outra que não teria a mesma capacidade, que sairia muito mais cara e além de tudo. seria muito mais prejudicial ao meio ambiente.

  9. erllon

    elissandra vai dar certo pois eles vão botar os indios para aldeias indigenas,populaçao para casas populares…mais meu maior medo e que vai acabar com um bom pedaço da amazonia

  10. lesci

    Mais cedo ou mais tarde, quase todos
    se perguntam qual é o objetivo da vida É trabalhar arduamente para melhorarmos nossas condições de vida, para sustentar a família, para morrer talvez depois de 70 ou 80 anos e então deixar de existir para sempre? Certo jovem que pensava assim disse que o único objetivo na vida é “viver, ter filhos, ser feliz e então morrer”. Mas é mesmo? E acaba realmente tudo na morte?

  11. lesci

    Muitos duvidam que a vida tenha um objetivo ao notarem que as condições de vida se tornaram mais difíceis. Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas estão gravemente doentes ou desnutridas, resultando em que todo ano morrem cerca de dez milhões de crianças só na África. A população da Terra, que está chegando aos 6 bilhões, continua a aumentar em mais de 90 milhões por ano, mais de 90 por cento deste aumento em países em desenvolvimento

  12. Debora

    O desenvolvimento é uma faca de dois gumes, nós precisamos nos desenvolver mas será que tem alguma forma de não gerar perdas??? As vezes é preciso tirar para ter e não adianta nada reclamar do governo se na verdade o povo é omisso, Então eles fazem o que querem e o que lhes é permitido por nós mesmo, que na hora de votar não estuda, não pesquisa e coloca qualquer palhaço no governo.

  13. henrique seidel

    no teu mapa da represa tem entra da agua mas nâo tem saida.

  14. Sebastião Juarez da Silva

    Este país cresceu muito.E a obra se faz nescesário. embora cause tamanho impacto. Não podemos deixar de cobrar, que se cumpra todas etapas de minimizar o efeito devastador.

  15. Breno

    Sera que vale a pena ter esse impacto anbiental?

  16. CLEITON

    Olha eu não entendo esses tais “GOVERNANTES”…quando precisam de votos expressam um AMOR INCALCULÁVEL pelo Brasil, depois de eleitos rapidamente esse mesmo AMOR INCALCULÁVEL toma forma e vira CIFRÃO E NÚMEROS, então já não importa mais nada,nem ninguém.Vejam bem; o que ainda diferencia e chama a atenção no Brasil é a fauna e flora…GOVERNANTES DESSA NAÇÃO VOCÊS RECEBERAM A A HONRA DE CUIDAR DESSE PAÍS. NÃO DE VENDÊ-LO E DESTRUÍ-LO…

  17. Márcia Nunes

    Excelente texto, muito informativo.

  18. joandson

    as consequências socioeconomicas e ambientais serão mais fortes do que esperamos,e os principais prejudicados somos nós!

  19. MARCELA

    TUDO ISSO NÃO E BRINCADEIRA NÃO E NADA DE QUERER DEFENDER O AS AÇOES DO GOVERNO TALVEZ SEJA TALVEZ NÃO SEJA

  20. Marcelo Baptista

    Quanto Mi-Mi-Mi. A Construção da usina é essencial ao desenvolvimento do país e principalmente a região norte. Como Engenheiro, vejo esta usina como uma obra de arte. Impactos são inevitáveis, porém, minímos para a quantidade de benefícios que a usina trará a região e ao país. E VIVA BELO MONTE!

  21. joaobatistaleite

    sei que não pode haver progresso sem impacto ambiental,digamos que o tripe da sustentabilidadedeve caminhar sociedade e progresso ,mais que seja equiparado os danos ambientais

  22. bruno

    Daora so q devia colocar o texto q devemos colocarno texto do trabalho

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!