Ciências Humanas

O Curso de Rádio e TV

O aspirante ao curso de Rádio e TV e as diversas oportunidades e desafios ao longo de sua carreira.

A Graduação em Rádio e TV

Junto com as novas tecnologias, o número de instituições do curso de Rádio e Tv no Brasil também aumentaram. Este fato não ocorre de forma isolada, há também um grande aumento na procura destes profissionais no mercado de trabalho, desta forma, houve a necessidade de expansão dos número de cursos superiores. São aproximadamente 90 instituições ligadas à Comunicação Social relacionadas à esse campo, com abrangência em outras linguagens, sendo elas rede particulares e privadas de ensino. Através de novos recursos da indústria do entretenimento, a chamada nova mídia – como celulares, canais de televisão e rádios online, portais voltados apenas para vídeos, entre tantos outros veículos de comunicação – abriu-se portas para atuação do profissional na área nos seus inúmeros setores.

As instituições educacionais do curso de Rádio e TV no Brasil procuram adaptar o futuro profissional à estrutura do mercado de trabalho, contando com estúdios, ilhas de edição e equipamentos disponíveis para trabalhos que desenvolvem ao longo do curso, com duração média de quatro anos.
Com as grandes possiblidades de distribuição do conteúdo, a linguagem audiovisual cada vez mais se renova. Assim, um curso de graduação de Rádio e Tv deve oferecer além de matérias básicas de um curso de Comunicação Social como filosofia, psicologia, e sociologia, uma vasta grade curricular: o aluno deve aprender os diferentes campos da área como produção (programar para que a realização do projeto seja bem executada), direção (liderar uma equipe de produção), roteiro (a ideia inicial transcrita para ser seguida), fotografia (importante para estética da imagem, onde o profissional cuida da iluminação do ambiente a ser gravado), edição (onde seleciona do material bruto a imagem e som a ser usado) e outras áreas relacionadas à diversas mídias em que podem ser aplicadas.

Ao final do curso de Rádio e TV o aluno tem uma extensa opção para o trabalho de conclusão de curso, sendo direcionado para área em que deseja trabalhar, como monografia, indicada para quem pretende seguir carreira acadêmica, piloto de uma série para televisão, qualquer tipo de programa para televisão, rádio ou plataforma mobile, videoarte, roteiro ou projeto experimental de convergência.
Mas além da ampla visão para todos os campos da área oferecida pela graduação, é interessante que o profissional também se aperfeiçoe, entre os inúmeros cursos existentes pelo Brasil, dando noção maior dentro de uma área específica. Existem cursos técnicos, como de fotografia com duração média de 2 anos, ou de programas bastante usados para edição com duração de 6 meses ou até 2 semanas.

Oportunidades no Mercado de Trabalho para o Curso de Rádio e TV

O profissional de Rádio e Tv atuará em produtoras, agências de comunicação integrada, canais para televisão abertas ou à cabo, estações de rádio, empresas voltadas para mídia em internet ou até mesmo flertar com outras áreas da comunicação social como jornalismo, publicidade e propaganda e cinema.

Trabalhando por exemplo em uma produtora, pode-se executar uma mesma função pela qual foi empregado, porém em diferentes linguagens como em uma propaganda publicitária, em uma novela ou até em cinema. Muitas vezes também o profissional pode atuar como freelancer – quem auto emprega em várias empresas – que dá mais flexibilidade de horas de trabalho, mas que pode ser instável para carreira.
Por ser um mercado muito ligado à atualidades, o profissional da área deve estar sempre ligado aos diferentes acontecimentos do mundo e com uma grande noção do quadro social, político e cultural global, nacional, assim como entender o público-alvo e seu interesse. Ele deve entender a necessidade do mercado, afim de implantar conteúdo de informação e entretenimento que seja de fácil acesso e que abranja o maior público possível. O profissional da área deve se interessar por diferentes áreas para que possa ter conhecimento, e cada vez mais tentando se atualizar em conhecimentos gerais para se tornar um bom profissional.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Humanas e Rádio e TV

Quanto ganha um assistente social?

Quanto ganha um assistente social?

Descubra o salário inicial do assistente social e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um advogado?

Quanto ganha um advogado?

Descubra o salário inicial do advogado e até quanto esse profissional pode ganhar

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A sensibilidade apurada é a marca principal do graduado em pintura, também conhecido como pintor. O profissional transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos transformando-os em arte.

As Oportunidades e o Curso de Cinema

As Oportunidades e o Curso de Cinema

Entenda os passos iniciais dentro da graduação de cinema e as diversas oportunidades do jovem profissional diante o mercado de trabalho.

 
 
 

Comentários:

  1. Olivia

    Eu quero fazer técnico em rádio e tv,mas estou insegura,fico com medo de não conseguir emprego depois,moro na região de BH.Me ajude.Obrigada.

  2. Bruno

    EU gostaria de saber se Radio e Tv é a mesma coisa de Comunicação Social, e se também pode ser chamada de Comunicação, no caso achei dois no site da UFBA:
    Comunicação – Jornalismo
    Comunicação – Produção em Comunicação e Cultura = este abrangendo Radio, TV e Fotografia,etc…?

  3. cocozilda

    parabéns pelo trabalho ai meu brodi ! pice endi lovi no corazon !

  4. Flavio fernandes

    eu vivo em angola e kero fazer esse curso mais o que fasso

  5. Samara

    Olá!
    Gostaria de saber se este curso é interessanta apenas para os jóvens. Tenho 34 anos e gostaria de fazer Rádio e Tv, mas e o mercado de trabalho? Como me receberia?

  6. badmaxa batidaseria badmaxa

    gostaria de fazer um curso de tv atraver da internet. quais sao os passos?

  7. Bruna Luiza

    Oi boa noite já sou formada em Jornalismo pela faculdade Una de BH, estou procurando me especializar na área. Gostaria de saber onde vcs estão localizados, quanto que é o curso técnico em rádio e tv, duração aguardo resposta.

    Att.

    Bruna Luiza

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!