Prouni

Como Ganhar a Bolsa Permanência do PROUNI

A bolsa permanência do PROUNI oferece um benefício de 300,00 Reais para os alunos que tem a bolsa integral do PROUNI. Confira como ganhar esta bolsa e também quais alunos podem pedi-la.

Bolsa Permanência do PROUNI: Uma Ajuda Extra para quem quer Estudar

Especial PROUNI do Guia da Carreira

A Bolsa Permanência do PROUNI é um benefício criado pelo MEC para os alunos que ganharam a bolsa integral do PROUNI e que precisam trabalhar para se manter na faculdade.

Para poder permitir que estes alunos continuem estudando sem precisar trabalhar ( ou então para que possam trabalhar menos ) o MEC oferece um auxílio de 300,00 Reais por mês.

A bolsa permanência do PROUNI é depositada diretamente na conta corrente do estudante e pode ser usada para pagar despesas gerais tais como materiais, livros, transporte, alimentação e lazer.

Confira abaixo as principais dúvidas relativas a bolsa permanência:

Quem pode Pedir a Bolsa Permanência do PROUNI ?

Nem todo aluno pode pedir a bolsa permanência do PROUNI. Para poder pedir a bolsa permanência o aluno deve ter uma bolsa integral do PROUNI ( 100% de desconto ) e estar matriculado em um curso com as seguintes características:

  • O curso deve ser presencial, a bolsa permanência do PROUNI não é concedida para quem estuda através de EAD ( Educação a Distância ).
  • O curso deve integral ou então semi-integral ( ter no mínimo 6 horas diárias de aula )
  • O curso deve ter uma duração mínima de 3 anos ( 6 semestres )

Onde e Quando Posso Pedir a Bolsa Permanência do PROUNI ?

O processo seletivo para os alunos que querem concorrer a uma bolsa permanência do PROUNI acontece semestralmente nos meses de Janeiro e Julho.

Não existe uma quantidade fixa de bolsas, a quantidade de alunos que vão ganhar o benefício é variável e depende do orçamento do MEC para o semestre em questão.

Para saber o dia exato que irá acontecer o processo seletivo da Bolsa Permanência do PROUNI confirme as notícias no site do PROUNI ou então se informe na secretaria da sua faculdade.

Os alunos que ganharem o benefício serão conhecidos logo após o fim do processo seletivo, os nomes destes alunos serão divulgados através de uma lista.

Ganhei a Bolsa Permanência do PROUNI, como Faço para Receber ?

Para poder receber a bolsa permanência do PROUNI a primeira providência que o aluno deve tomar é abrir uma conta corrente em um dos dois bancos do governo do Brasil: Banco do Brasil ou então Caixa Econômica Federal. Não serão aceitas contas de poupança, contas de outros bancos e nem contas eletrônicas.

Também não poderão ser usadas contas de outras pessoas ( pais, amigos, parentes, etc… ) a conta deve pertencer ao próprio aluno.

Assim que abrir a sua conta corrente, o aluno deverá procurar a coordenação do PROUNI dentro da sua faculdade levando os seguintes documentos:

  • RG ( documento de identidade )
  • CPF
  • Comprovante de matrícula na faculdade
  • Comprovante bancário com os dados da sua conta corrente

Se os documentos estiverem todos corretos o aluno será então irá assinar o Termo de Concessão da Bolsa Permanência e será cadastrado no SisProUni, passando a receber os 300 Reais já no próximo mês.

Quanto Tempo Dura a Bolsa Permanência do PROUNI ?

A bolsa permanência do PROUNI será paga durante toda a duração do curso, contando a partir do momento em que o aluno se cadastrou e ganhou a mesma.

É importante lembrar também que a bolsa poderá ser cancelada a qualquer momento pelo MEC, se forem comprovadas irregularidades.

A bolsa também é cancelada nos seguintes casos:

  • O aluno sair do PROUNI / perder a bolsa do PROUNI
  • O aluno ser transferido para um curso que não seja integral ou que não tenha todas as características necessárias.
  • For comprovado que o aluno não está usando a bolsa para despesas relacionadas com educação.
  • For comprovado que o aluno não está comparacendo nas aulas.
  • O aluno usar documentos falsos.

A bolsa de permanência do PROUNI também pode ser cancelada a qualquer momento que o aluno pedir, não é necessário justificar o motivo, neste caso.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Prouni

Devo fazer uma faculdade após os 30 anos?

Devo fazer uma faculdade após os 30 anos?

Também já passou dos 30? Seja o mestre do seu destino, faça o curso que seja o seu verdadeiro sonho!

ProUni 2013 Primeira Chamada – Últimos Dias de Matrícula

ProUni 2013 Primeira Chamada – Últimos Dias de Matrícula

O prazo para se matricular da primeira chamada do ProUni 2013 chega ao fim na próxima quinta-feira (31). Saiba mais sobre as chances de conquistar uma bolsa no programa.

Notas de Corte ProUni 2013  - Saiba mais

Notas de Corte ProUni 2013 – Saiba mais

Notas de corte ProUni 2013 – Saiba mais sobre as notas. Entenda como funciona o sistema de notas do Programa Universidade para Todos.

Inscrições ProUni – Saiba Mais Informações

Inscrições ProUni – Saiba Mais Informações

O ProUni já está com as inscrições abertas, a partir de hoje(17). Saiba mais informações sobre as datas e benefícios do programa do governo.

ProUni 2013 – Saiba Mais Sobre o Programa do Governo

ProUni 2013 – Saiba Mais Sobre o Programa do Governo

ProUni abrirá as inscrições no dia 17 de janeiro, você já sabe como se inscrever e quais são as regras do programa do Ministério da Educação (MEC) ? Então confira aqui sobre as informações sobre o ProUni 2013.

 
 
 

Comentários:

  1. Estou aguardando a terceira chamada do prouni,fiquei muito insatisfeita quando fui reprovada por atraso de documentos por conta dos correios , isso ocorreu na segunda chamada do prouni, obrigada.

  2. VILBERTO DOMINGUES BOTELHO

    Otimo o programa espero que continue pois talvez vou precisar to esperando ser selecionado com uma bolsa integral para poder continuar minha faculdade.

  3. silvana souza

    vou me inscrever no prouni
    e espero ganhar a bolsa de permanência do PROUNI
    preciso muitissimo para 2011
    sou pobre e nao posso pagar meus custos com a faculdade.
    obrigada

  4. nilda de fátima reis

    meu filho vai cursar enfermagem em uma universidade
    estadual unioeste. o tempo é integral,quero saber se ele tem o direito de receber a bolsa permanência
    ja que ele não vai ter tempo disponivel para trabalhar e vai ser difícil. para mante-lo estudando.
    pois vai depender de transporte alimentação etc…por favor gostaria de ter uma resposta..
    muito obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Nilda

      Sim, com certeza, a bolsa permanência do PROUNI é dada para quem faz curso Integral, aliás é um dos principais focos do programa já que não dá para trabalhar junto com o curso.

      Para conseguir a bolsa Permanência do PROUNI, fique de olho no site do PROUNI para ver quando abrem as inscrições.

      Não esqueça também de falar para o seu filho providenciar o CPF e abrir uma conta no Banco do Brasil ou Caixa, é obrigatório que seja nestes bancos ( os bancos do Governo ).

      • Dan

        Nilda na Verdade seu filho não pode receber porque e uma bolsa voltada á quem e aluno PROUNI, mais procure a Reitoria da faculdade que seu filho cursara que existem bolsas similares nas faculdades públicas também!

  5. solange

    eu acho que esta bolsa permanente do prouni deveria ser para todoos cursos,principalmente para os cursos de biomédicas.o aluno esta fazendo o curso com bolsa integral é porque não tem condições de se manter e de pagar o curso.

    • Henrique

      Nem é sempre assim, tem pessoas que conseguem bolsa de 100% tudo bem por mérito de estudos, e tem dinheiro e tem famílias ricas , por simples fato de não querer bancar a faculdade, acha uma despesa desnecessária, roubando a vaga de quem não estudo em escola decente ,o pobre de verdade usando 50%da bolsa.

      • Wesley

        Na verdade quem tem família rica não consegue aprovar a bolsa, ele pedem até declaração de imposto de renda pra ver se realmente a familia não pode pagar a faculdade.

  6. gicelle

    olá gostaria de saber se quem ganhou bolsa de 50% no PROUNI também tem direito a bolsa permanência? e onde fazer a inscrição.
    obrigada!

    • Dan

      Gicelle na verdade não, no regulamento da Bolsa e claro, que somente os alunos com bolsas integrais (100%) podem se candidatar a bolsa!

  7. Marcos

    kero saber já passou prazo de inscrição do PROUNI e se me inscrevo pela internet ou faculdade ?
    outra coisa se tiver com restrição e não conseguir abrir a conta o que eu faço ?

  8. Rafael

    Isso é muito injusto.
    Estou Cursando Redes de computadores na Faculdades Integradas Ipiranga, atravéz do prouni com bolsa integral. Não tenho condições de pagar passagem de onibus , pois sou quase miserável e o pouco dinheiro que minha familia possui vai para o básico que é a alimentação. Mas por causa desse requisito minimo eu não posso conceguir o auxilio e assim acabar faltando muitas aulas na faculdade. Porque so certos estudantes podem ser agraciados conm isso, estando no mesmo ou até em patamar melhor que o meu melhor.
    Simplesmente isso parece-me injusto e sem justificativas.

    Aplausos Para o governo e suas falhas colossais

    • lyzandro

      rafael foi muito boa a sua colocação quanto a necessidade que todos nós alunos de bolsa integral do prouni temos em receber todo e qualquer tipo de ajuda, mas no entanto gostaria de reforçar os aplausos para o governo em nos proporcionar a rica oportunidade de ingressar em um curso de nível superior, e quanto as falhas do governo é necessário que venhamos cooperar junto ao mesmo com as nossas idéias e quem sabe em um futuro próximo estaremos também fazendo uso desse outro benefício que nos é tão necessário.
      abraçaos.

      • Dilma Roussef

        Verdade que ainda temos falhas. Mas até alguns anos atrás você não conseguiria ter acesso nem a uma faculdade, principalmente escrevendo errado da forma que você escreve Rafael. Como você disse que é quase miserável, então com certeza sua família está mamando o Bolsa Família também, que é outra conquista que até alguns anos atrás ninguém sonhava. Siga meu conselho: Pare de inventar justificativas para matar aulas. Arrume um trabalho, visto que seu curso não é em tempo integral e se dedique a melhorar sua escrita. Boa sorte.

  9. cecilia

    recebo o beneficio da bolsa permanência, foi o que permitiu que eu pudesse deixar o emprego e dedicar ao estudo. mas gostaria de saber se quando houver atraso no recebimento do dinheiro,se há possibilidade de receber o atrasado. obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Cecília

      Não sei exatamente como fazer para receber os pagamentos atrasados da Bolsa Permanência do PROUNI, indo até a Secretaria de Educação mais próxima com certeza eles vão poder te orientar melhor.

    • Emanuella

      Olá silvana eu tbm fui beneficiada com uma bolsa integral em um curso da area da saude. No começo do ano tentei me inscrever pra receber a bolsa permanencia so que nao deu certo .como eu faço pra mim me cadastrar no processo seletivo. Pois pelo site diz que vai ser agra em julho so que nao sei como fazer se eu posso me inscrever no site do prouni ou so a coordenadora do prouni da faculdade pode me inscrever.pq to sempre olhandi o site do prouni mais nao dar uma noticia sobre que dia vai abrir as inscriçoes. Me responde quando puder se possivel o mais rapido. Pois ja deve ta acontecendo a seleçao da bolsa permanencia

  10. pedro wilson

    Olá, ganhei uma bolsa integral do PROUNI e estou cursando ciências contábeis numa faculdade particular. Meu curso tem duração de 4 anos, estudo a noite e gostaria de saber se tenho direito ao bolsa permanência. Esse auxílio iria me ajudar muito já que é comprovado que o trabalho prejudica o desempenho do aluno.

    • Aline

      É…eu estou na mesma, mas estou sem trabalho…meu seguro acaba agora em Junho e não sei como manter o ônibus e etc…será que eu tenho direito?

  11. Carol

    Curso Enfermagem com bolsa 100% do PROUNI, o curso é semi-integral, espero que esse semestre eu seja agraciada com esse benefício que pra mim, vai ajudar bastante!
    Tô meio sem esperanças pq depende muito da verba do MEC, né?

    • Pedro Addler

      Olá Carol

      Não se preocupe, se você já começou o seu curso de Enfermagem, sua bolsa permanência do PROUNI não vai ser cortada.

      O MEC é uma das prioridades, Educação em sí é uma das prioridades do Governo, é o último lugar onde eles vão cortar verbas.

  12. GICELLE

    olá,tenho uma duvida ganhei uma bolsa de 50% do prouni, gostaria de saber se eu fazer a prova do enem novamente tenho possibilidade tentar ganhar uma bolsa integral?mesmo já tendo ganho uma de 50%.
    obrigada!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Gicelle

      Sim, com certeza !! Se você fizer um novo ENEM e for melhor pode tentar atualizar sua bolsa, nada impede que você consiga uma nova bolsa do PROUNI de 100% :)

  13. pedro

    Olá, ganhei uma bolsa integral do PROUNI e estou cursando ciências contábeis numa faculdade particular. Meu curso tem duração de 4 anos, estudo a noite e gostaria de saber se tenho direito ao bolsa permanência. Esse auxílio iria me ajudar muito já que é comprovado que o trabalho prejudica o desempenho do aluno. Além disso a faculdade é bem longe e no caso gasto um dinheiro com ônibus, sem falar nas inúmeras xerox, deveria criar o bolsa xerox, e sendo em faculdade particular qualquer coisa é feita pagando, fica complicado manter a faculdade sem trabalhar, e se for trabalhar concerteza serei um péssimo profissional porque o curso precisa de horas diárias de estudo. (me responde ai Adler)

    • Pedro Addler

      Olá Pedro

      Sim, você tem todos os requisitos necessários para pedir a bolsa permanência do PROUNI, tem uma bolsa integral do PROUNI, faz um curso que dura mais de 3 anos e também trabalha.

      Agora é só ficar de olho no site do PROUNI e ver quando começam novas inscrições para a Bolsa Permanência, acredito que deva ser no final do ano ( Novembro e Dezembro ).

  14. mariana

    olá queridos tenho duvidas quanto a bolsa pemanencia ela é concedida apenas para candidatos que cursa periodo integral ou seja ao dia todo ou é para quem ganha bolsa de 100%,este integral seria bolsa ou tempo integral de aula,qualquer aluno pedir: agradeço as respostas desde já e quero agradecer pela resposta dada a uma pergunta anterior a esta,muito obrigado mesmo, Att mariana

    • Pedro Addler

      Olá Mariana

      A bolsa permanência do PROUNI é concedida para candidatos que já tenham 2 condições básicas:

      • Quem já tem a bolsa de 100% do PROUNI ( o que comprova que o candidato tem baixa renda )

      • Quem faz um curso integral ou então quem trabalha e estuda o que também acaba se transformando em uma atividade de período integral.

      • João

        Quem trabalha e estuda tem direito a bolsa?

  15. samuel

    sou bolsista integral e estudo das 8 a 12 da manhã (matutino). a minha dúvida é a seguinte :existe uma carga horária mínima exigida para a concessão da bolsa do PROUNI ?

    • Pedro Addler

      Olá Samuel

      Sim, para você conseguir uma bolsa permanência do PROUNI seu curso deve ser Integral.

      Para um curso ser considerado Integral, ele tem que ter uma carga horária mínima média de 6 horas por dia. Infelizmente esse não é o seu caso :(

      • AZENAIDE AUGUSTO DE BARROS [ALLETPIT20081]

        Sou aluna da universidade Federal da Paraiba, UFPB, virtual, estou desempregada,eu posso me escrever pra ganha esta bolsa como faço pra me escrever /, mande o sete pra mim, obrigada e mora aqui em casa eu é meu Irmão, ele perdeu o emprego dele cortador de cana, preciso muito desse bolsa

  16. Erik Oliveira

    Olá eu me inscrevi no PROUNI 2011 para o segundo semestre em odontologia numa faculdade de macapa, a minha nota foi a maior ate o ultimo dia de inscriçoes, estou a espera do resultado.
    Minha duvida é: na minha segunda opçao eu botei bolsa parcial em odonto (porem a nota era mais alta que a minha) e botei parcial só que na mesma faculdade.
    Se eu for chamado para a bolsa parcial e for me inscrever nessa faculdade, há a possibilidade de me chamarem de novo para a bolsa integral? (caso o estudande n apareça para a integral?)
    Bom é isso espero que tenham entendido aguardo resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Erik

      Infelizmente, sua escolha terá que ser muito bem pensada meu amigo, se você escolher a bolsa parcial, perderá a outra.

      As bolsas integrais do PROUNI são muito concorridas ( ainda mais pra um curso como Odontologia ), sem querer ser pessimista, mas se você abrir mão dela a chance de pega-la de novo é mínima.

  17. Emanuella

    Olá eu tbm fui beneficiada com uma bolsa integral em um curso da area da saude. No começo do ano tentei me inscrever pra receber a bolsa permanencia so que nao deu certo .como eu faço pra mim me cadastrar no processo seletivo. Pois pelo site diz que vai ser agra em julho so que nao sei como fazer se eu posso me inscrever no site do prouni ou so a coordenadora do prouni da faculdade pode me inscrever.pq to sempre olhandi o site do prouni mais nao dar uma noticia sobre que dia vai abrir as inscriçoes. Me responde quando puder se possivel o mais rapido. Pois ja deve ta acontecendo a seleçao da bolsa permanencia

  18. Letícia

    Olá!! Ganhei uma bolsa integral no prouni, o curso é direito, tem duração de 5 anos… mas só estudo no período da noite… será que eu consigo o auxílio do bolsa permanência do prouni ??? pois viajo 5 horas por dia pra estudar numa cidade muito, muito longe (saio as 16 e 30 da minha cidade e chego 1 e 30 da manhã) … e o onibus é bem caro… será que eu e posso participar uma vez que não é integral???

  19. Jean Baptista Diaz

    HUM, que duvida, o curso de Medicina pode ser usado no prouni, mas $ 300,00 reais para mim e pouco, pra quem quer seguir esta carreira, vou tentar nas federais e estaduais mesmo, mas não vou desistir.

  20. Renata

    A Instituição de esnsino em que estudo me respondeu que apenas os alunos de medicina tem direito a bolsa permanência. Essa prática é legal, como obrigá-los a me conceder um benefício ao qual tenho direito?

  21. Leandro

    Bom dia.
    Meu nome é Leandro, tenho bolsa prouni, integral, na PUC-Rio. Eu já procurei na própria universidade sobre essa bolsa, que seria ótima pra mim e todos os outros alunos que estão na PUC. Porém nos foi dito que os alunos da PUC não tem direito, porém nos enquadramos nos pré-requisitos, aliás, todos os alunos (exceto direito noturno) se enquadram, pois todos os cursos da PUC-Rio são em período integral. A maior parte dos alunos bolsistas da PUC recebem auxilio da própria PUC, com auxilio passagem, moradia e alimentação. Há algo que possa ser feito para que os alunos Prouni da PUC-Rio possam receber este beneficio?

    Grato.

  22. CLAUDILENE CARLA

    Olá, tenho um sonho em realizar minha faculdade de odontologia, mas minhas condições financeiras não ajuda, gostaria de saber se eu tenho uma chance de conseguir a bolsa de 100% pelo prouni?É que mora no interior de pernambuco e a faculdade de odontologia fica na paraíba, e é muito caro trabalho em um posto de saúde e ganho salário mínimo como auxiliar de saúde bucal, gostaria de receber respostas, se existe alguma possibilidade de conseguir o prouni!! grata por vossa atenção!!

  23. alceu

    Ola!!! Curso a faculdade com bolsa integral do PROUNI,mas não curso no periodo minimo de 6 horas,mesmo assim assinei um termo de concessão da bolsa que informava que receberia o valor de 300 reais da bolsa permanencia,sendo que não recebo esse valor.Esse procedimento esta certo? porque os alunos que são bolsista integral não tem direito a bolsa permanencia mesmo que estude menos de 6 horas diarias se os gastos são elevados e não temos condições de mantê-los?desde ja abradeço.

  24. suzana

    tenho uma bolsa integral do prouni em um curso EAD, mas vou fazer o enem este ano e gostaria de tentar ganhar uma bolsa de um curso presencial, existe essa possibilidade ou eu não posso tentar outra bolsa pq tenho essa já???

  25. Kelly Cristina

    Olá,ganhei uma bolsa do prouni de 50%,gostaria de saber se a matricula é paga integral ou a parcial de 50% da mensalidade.Por favor se alguém souber me responda.

  26. Binha

    estou fazendo faculdade e ganhei uma bolsa do prouni sera que posso continuar a mesmo curso que estou no 5° semestre sera que posso dar continuidade?

  27. Leandra

    Olá , gostaria de saber se caso eu me inscrever no prouni e tentar ganhar a bolsa de 100% e não conseguir, tem a possibilidade de ganhar a de 50% ou só é validada pra uma opção?

  28. eliane pontes

    olá,
    Ganhei uma bolsa parcial do prouni e já conclui o curso, porém gostaria de fazer uma outra faculdade, é possivel ganhar uma outra bolsa parcial?

  29. ana

    Boa noite! Fui selecionada pro prouni com a escolha da minha segunda opção, então fiz minha incrição. Agora fui selecionada para minha primeira opção que e´administração. Posso cancelar a minha inscrição pra mudar pra esta outra? Abraço.

  30. Matheus

    Então, essa bolsa permanência, todo mês recebe 300,00 reais, ou pode variar essa quantia? Grato, e obrigado pelo site, tirou todas minhas dúvidas, menos essa já dita, hehe.

  31. Bruna de Oliveira Cavalcante

    Olá, Antes de iniciar a minha pergunta, quero parabenizá-lo pelo site rico em informações sobre a bolsa permanência do PROUNI. Confesso, que agora estou bastante aliviada, pois estava tão preocupada quanto ao custo da passagem. Até então, eu não sabia da existência desta bolsa. Digo isso, porque pretendo neste ano de 2012, obter uma excelente pontuação no ENEM, ganhando uma bolsa integral e tendo o benefício desta bolsa. Será que é possível, o aluno já iniciar os estudos com o auxílio desta bolsa? E as inscrições para concorrer a esta bolsa ocorre todo ano, né? Obrigada e aguardo retorno.

  32. ana caroline pereira

    Bom dia,

    Minha irmã estuda em uma faculdade em período in tegral e tem bolsa permanência , está no 7º. periodo de odonto recebeu a bolsa somente uns 8 meses e faz quase 1 ano que não esta recebendo mais, o que devo fazer ou onde ligar,pq estamos muito precisando muito.
    por favor me de uma resposta

    • Glaceu Roberto

      procure o ministério público federal e apresente uma denúncia, pois trata-se de direito a tutela estatal plena.

  33. eliane

    ola eu tenho uma bolsa integral ganho menos de um salario minimo,moro em uma cidade distante da faculdade e ainda pago aluguel,mal consigo comprar os materiais que preciso,com isso mal tenho tempo para estudar as materias em casa,por causa de seis meses nao posso me cadastrar ja que meu curso e de dois anos e meio que pena pra mim.

  34. Rosicléa Rabelo

    Sou prouni 100% no curso de pedagogia, estudo a noite e trabalho de dia, gostaria de receber o bolsa permanencia, mas a coodenadoria do pro uni da minha faculdade disse que não tenho direito, porque é pra alunos que estudam o periodo integral, essa bolsa me ajudaria muito, pois ganho pouco e sustento dois filhos, e ainda tenho despesas com a faculdade, como posso fazer inscrição sem precisar da minha faculdade? tenho direito a essa bolsa? se não tiver isso é muito injusto já que a maioria dos alunos que estudam o dia todo é porque tem quem os mantenha sem precisar trabalhar

  35. Daniel Duarte

    Olá, sou prounista 100%, estudo de segunda a sexta das 07:30 até 12:10, e agora faço DP a tarde. Será se me encaixo nas condições para receber o Bolsa Permanência?

  36. Manoel de Jesus de Souza

    Se um aluno bolsista parcial do PROUNI,reprovar em duas matérias, perderá a bolsa?

  37. Railson Walter

    Olá !!!
    Eu estudo à distância e queria saber por que motivo o Governo não oferece a Bolsa Permanência para estes aunos do EAD, pois mesmo sendo à distância , o meu curso tem muitos gastos e eu fui aprovado em outro Estado e tenho que ir fazer as provas lá, portanto tenho muitos gastos, com transportes, mensalidade de internet, materiais extras, etc .
    Por gentileza responda-me o mais rápido possível !!!

  38. SANDRO DINIZ

    Tenho uma bolsa 100% do PROUNI, faço faculdade à noite e trabalho durante o dia, horário da faculdade é de 18:45h ás 22:00h, no sábado de 08:00 ás 11:30h, será que posso receber o Bolsa Permanência?

  39. aline

    Tenho uma empresa em meu nome, eu consigo o PROUNI?

  40. ana cleia dos santos silva

    UM DOS MEUS SONHOS E PODE GANHAR UMA BOLÇA E FAZER O CURSO QUE TANTO QUERO.

  41. Igo

    Oi, faço o Curso de Medicina Veterinária, e minha carga horária é de 4800 horas, sendo assim, como meu curso tem 5 anos de duração, a carga horária diária fica com apenas 4,8 horas/dia. Porém meu curso é integral e não tenho como trabalhar durante o tempo que sobra, que é à noite. Como posso fazer para ter direito a bolsa permanência? Ou não há possibilidade?

  42. Cosme Pereira

    Bom dia, sou bolsista 100%, meu curso é presencial, estou desempregado e fazendo “bico”, mas para min ha tristeza, meu tempo de aula é de apenas 4,30 (quatro horas e meia e tempo do curso é de 2 anos,cheo na faculdade as 18:30 hs e só saio as 22:50, será que por isso não tenho direito, nao sou filho de DEUS, esses dois anos de curso não contam???

  43. anônimo

    Olá sou bolsista do prouni 100%,a faculdade que estou cursando é de 5 anos mas somente 4 horas, eu tenho bastante gastos como impressões, equipamentos para aulas práticas, sem contar na despesa do transporte… eu trabalhava 8 horas por dia e tive que parar de trabalhar recentemente pois não estava conseguindo conciliar com os estudos (não tinha muito tempo para estudar)… porém agora estou passando por sérias dificuldades sem ter o salário e mesmo assim não ganho a bolsa permanência por não ser 6 horas a duração do curso??? (aguardo resposta… muito obg).

  44. Geisa Mello

    Me encaixo no perfil exigido pela secretaria de educação para o recebimento da bolsa permanência,alguém pode me informar o dia que eu posso fazer o pedido?

  45. maelton

    oi,acha q com 535 pontos consigo uma bolsa de enfermagem atraves do prouni?

  46. Neidiane Simões Marques de Souza

    o meu maior sonho,é poder ver esta hora:colação de graus,pegar o meu diploma de nível superior.luto de todas as formas,e bom seria se ganhasse pelo menos a bolsa parcial.a minha renda ainda não é o suficiente para pagar uma faculdade presencial.

  47. lucia

    A PUC-RJ não vai abrir bolsa parcial, para os cursos, no prouni. Acho um absurdo???????????????

  48. Sabrina

    Olá! Me inscrevi no PROUNI 2013 mais estou com uma seria duvida. Me disseram que a bolsa integral do prouni dura somente no 1º ano do curso. Gostaria de saber se isso é verdade. Ou se a bolsa dura ate a conclusão do curso.
    Se puderem me ajudar, serei grata.
    Obrigado

  49. Marcela

    Ola eu passei nas 2 opções do prouni, eu posso escolher entre as duas ou o que vale é a primeira opção ???

  50. Bruna Ferreira

    Ola Boa tarde.
    Sou aluna do 2º Semestre de Engenharia Eletrônica da Univ. Presb. Mackenzie. Estando este cadastrado como integral, moro a mais de duas horas da Instituição, levando em consideração o transito da Grande São Paulo, seria dificil eu conciliar trabalho e faculdade.

    Segundo a Universidade o Mec não os autorizou a Bolsa Permanencia, e confesso que tenho muita necessidade desse dinheiro para custear as passagens. Alguem teria informação, como devo proceder?

  51. adriana

    Fiz inscrição no prouni no mackenzi e tive que pagar a matricula esta certo. Andei lendo que não precisa pagar taxa alguma.

  52. ana

    OI eu gostaria de uma informação, não tem nada a ver com esse valor é so sobre o prouni, quem tem restrição no cpf consegue ganhar uma bolsa, eu estou com um problema emprestei meu nome e as pessoas sumiram de panambi,está sendo cobrado judicialmente e eles nao fizeram so comigo isso tem mais 3 pessoas, e eu não tenho condiçoes para assumir essa divida, pois tenho um filho de 3 meses e so o meu marido trabalha

  53. Josigley

    Faço enfermagem no periodo noturno das 18.30 as 22.30, com duração de 5 anos, me informaram no começo do curso, que mesmo sendo noturno, alguns estagios so serao realizados durante o dia, trabalho em periodo integral num regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, ou seja dia sim, dia nao, e sou bolsista integral do prouni, tenho direito a bolsa permanencia ?

  54. Michelle Egito

    Fui selecionada para o curso de Cinema na PUC-Rio que é integral (07:00 as 17:00) aparentemente atende todos os requisitos para ganhar a bolsa, porém no site da PUC-Rio na parte onde fala sobre graduação está escrito que alunos da instituição não são contemplados com a Bolsa Permanência. Porque será? No programa tem alguma restrição em relação as faculdades que participam?

  55. Francielly

    Olá Boa Tarde !! Estudo no período noturno, das 07:00 as 22:30 e tenho bola Prouni 100%. Gostaria de saber se tenho direito a Bolsa Permanência, pois trabalho o dia todo. Na minha faculdade me informaram que não tenho direito porque não faço faculdade o dia todo. Tenho direito ?
    Obrigada

  56. cristina pereira correa

    boa tarde,

    estou cursando o 2º semestre de direito na uninove memorial da america latina, sou bolsista integral, estudo a noite e trabalho durante o dia, gostaria de saber se tenho direito ao bolsa permanencia, pois na uninove não souberam me informar direito.moro no municipio de vargem grande paulista, todos os dias faço uma viagemque duram em médio 1:30 e 2:00 por dia , utilizo um fretado que me leva e busca na barra funda, isso tem um custo mensal.

  57. lucas

    Olá, Eu faço biomedicina em uma universidade através do prouni, pego de 7:30 ás 12 será q eu tenho direito a bolsa permanência ?

  58. Lahis

    Tenho uma bolsa 100% do prouni estou cursando Odontologia o curso é integral, em uma universidade privada. Não tenho como trabalhar… Tenho direito d receber a bolsa permanência para me ajudar nas despesas?

  59. Sania Inez Da Silva

    Gostaria de saber sobre a Bolsa Permanente.Eu tenho uma sobrinha que começou a estudar na UNIPAC em BOM DESPACHO MG neste ano.Ela ganhou a bolsa integral do Prouni.Ela sempre foi ótima aluna e também muito esforçada.Deste o setimo ano que ela conseguiu Bolsa Integral numa escola particular aqui em Pompéu.Agora preciso muito saber desta Bolsa porque ela é muito pobre e trabalha de ajudante doméstica e ganha só 250 reais por mes.Ela esta fazendo o primeiro período de Direito.Aquardo uma resposta.

  60. Kelly

    Boa noite,
    Ganhei bolsa integral pelo PROUNI, no curso de Nutrição noite, gostaria de saber se tenho direito ao Bolsa Permanência, já que meus pais nao podem pagar o transporte para a faculdade, ou qualquer outras despesas?

  61. Jéssica

    olá, sou bolsita integral pelo prouni na unicap, sempre começa minha aulas as 7:30h, mas as vezes termina de 13:00h e outras de 11:00h, também moro um pouco longe (5 cidades antes de recife, igarassu) e fico no transito pelo menos 3 horas por dia, além de que faço um curso tecnico pelo estado de 13:3o as 17:00h todos os dias, após sair da universidade. será que é possivel eu conseguir a bolsa permanencia nessas condições? eu preciso muito desse dinheiro, para a mauntenção na univarsidade. pode-me ajudar?obrigada.

  62. Marcelle

    Oi,me inscrevi no prouni neste segundo semestre para uma bolsa integral,em um curso noturno e gostaria de saber se ao conseguir a bolsa na faculdade também tenho direito a bolsa permanência?
    Espero a resposta.Obrigada

  63. josy

    TENHO UMA RENDA MENOR Q UM SALARIO MONIMO E FUI PRE-SELECIONDA NO PROUNE POSSO PERDER ESSA BOLSA DEVIDO A MINHA RENDA? RESPOSTA URGENTE OBRIGADA

  64. Riberto

    É possível um aluno aprovado no prouni com bolsa 100% em odontologia, bancar as listas de materiais do curso com uma bolsa de 300 reais? Existe algum outro beneficio do governo voltado a alunos nessa situação?

  65. rafael

    A universidade entrou em contato comigo solicitando que eu fizesse uma conta no bb ou na caixa. Procurei os bancos e fui informado que não poderia abrir a conta por não ter comprovante de renda. Liguei na universidade, para pedir um autorização para abrir a conta, e fui informado que não há nenhum tipo de documento que a universidade possa me conceder. O que eu faço? Será que alguém poderia me ajudar?

  66. Tereza da Silva Nunes

    Tenho 57 anos, passei no enem, curso Direito com Bolsa de Estudos do Prouni, passo muita dificuldade, pois minha renda mensal é 250,00, já passei fome, tenho problema de saúde, mesmo assim estou no 8º período e desconhecia essa ajuda de custos, faço estágio no NPJ, muitas vezes empresto recursos para esse fim. Hoje que tomei conhecimento deste fato. Agora pergunto como obter essa ajuda? Estou muito precisada para poder terminar o meu curso…estou desesperada. Ja conversei com o diretor e Secretária sôbre esse fato e me responderam não saber de nada. Como me inscrever?

  67. Nilso Junior

    Olá,
    Estudo no turno da noite, através do PROUNI (100% de bolsa), mas trabalho durante o dia. Tenho direito ao bolsa permanência? ou por não estudar as seis horas mínimas sou impossibilitado de receber o auxilio?

  68. Cidinalva Carlota

    Meu filho faz medicina na Puc pelo Prouni, da p contar as vezes que foi creditado a bolsa permanência, e eu e meu marido não temos condições de ajuda lo, pois cada um de nós recebemos um salário de 1300,00.

  69. EDSON SILVA

    SOU BOLSISTA PRO-UNI(100% INTEGRAL) ACABEI DE CURSAR O 5º PERÍODO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO JÁ TRANQUEI MINHA BOLSA UMA VEZ JUSTAMENTE POR NÃO TER CONDIÇÕES DE PAGAR O TRANSPORTE DA MINHA CIDADE QUE É PARTICULAR PARA ONDE EU ESTUDO. MEU TRABALHO É INFORMAL POR QUE NÃO POSSO TRABALHAR OS DOIS PERÍODOS DO DIA JUSTAMENTE POR TER QUE ESTUDAR EM OUTRA CIDADE À NOITE.NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DESSE BOLSA PERMANÊNCIA, MAS GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A ESSE AUXÍLIO,POIS JÁ NÃO AGUENTO MAIS PASSAR TANTA DIFICULDADE PRA PODER ESTUDAR SEM TER CONDIÇÕES DE PAGAR ESSE TRANSPORTE QUE É PARTICULAR.JÁ ESTOU PENSANDO EM DESISTIR DO CURSO POR TANTAS DIFICULDADES,POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE MANTER A MENSALIDADE DO TRANSPORTE QUE É 150,00 COM AMA RENDA MENSAL DE APROXIMADAMENTE DE 300,00 POR MÊS.

  70. Luciana

    Faço Medicina Veterinária em tempo integral com bolsa integral do prouni e fui informada na faculdade que não tenho direito a bolsa permanência. É correto isso?

  71. anik

    Olá, boa tarde, não sabia e fiquei muito feliz em saber sobre esse auxílio, não puxando saco de ninguém mais quando é pra criticar agente faz, mas saber elogiar também é bom, e no que diz respeito a isso o governo está se saindo muito bem, quando que eu , mãe de três filhos, manicure, recebendo bolsa família poderia pagar um curso de engenharia? consegui minha bolsa integral, graças a Deus, mas terei um custo grande com passagem e todo o resto que todo mundo já sabe, vou tentar essa ajuda do governo, mas o curso não chega a ter essa duração de 6 horas, será que consigo?

  72. Tatiane de Oliveira

    Olá estou no sexto semestre do curso de Serviço Social, estou estagiando preciso cumprir no mínimo 12 horas semanais além das 4 horas diárias do curso ainda assim posso me candidatar a uma bolsa permanência?

  73. Aline

    Ganhei uma bolsa integral no Pro Uni, mais nao tive como ganhar a vaga pois vim de um outro estado e estava aguardando a documentação da escola, o prazo era só 02 dias. Agora estou matriculado e estou pagando a faculdade, mais acabei ficando desempregada por não conseguir conciliar as duas coisas trabalho e estudo, tenho como conseguir essa bolsa do pro uni?

  74. Luciano Novaes

    Olá, boa tarde. Você poderia me informar quando será o próximo processo seletivo da Bolsa Permanência? E como eu passo fazer a inscrição?

  75. lucia

    então o meu caso é o seguinte sou bolsista do prouni integral porem estudo a noite so que eu faço estagio de semana que e um estagio em um asilo de enfermagem pois faço faculdade de enfermagem gostaria de saber se tenho direito a bolsa pois iria me ajudar muito pois para eu trabalhar tenho que sair do estagio voluntario e eu não posso pois eu preciso desse estagio

  76. Werverth

    Olá sou bolsista (100%)como faço pra saber quais instituições oferecem a bolsa permanência do ProUni.
    Grato pela atenção.

  77. Williane Salgueiro

    Gostaria de saber se eu posso receber a bolsa integral em odontologia e a bolsa permanência. O meu caso é o seguinte,eu ganhei uma bolsa de 50% em odontologia e o restante financiei pelo fies, porém meu fiador me fez cancelar o fies e não tive como continuar estudando, assim tive que trancar. Fiz 1 semestre completo. Agora estou querendo voltar a estudar mas não tenho como me manter, ai estou querendo saber se consigo ganhar novamente a bolsa só que agora de 100% e se é possível eu conseguir a bolsa permanência,desde ja agradeço.

  78. Maria Waniele

    Estou muito triste,pois fui aprovada pro curso tecnológico de Gestão financeira mas não tenho condições de pagar transporte.Pelo que entendi,só bolsistas com curso de duração mínima de seis semestres.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!