calcular nota do ENEM

Como Calcular Nota do Enem – Saiba como Fazer esta Conta

Entenda mais como funciona o cálculo da nota do ENEM no Guia da Carreira. Aproveite para entender como calcular a sua nota do ENEM.

nota-enem

São milhares os candidatos que irão fazer a prova do ENEM 2012. Como são diversas universidades que aderiram a nota do ENEM aos seus vestibulares, é importante entender melhor como fazer o cálculo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

A prova tem cinco notas, uma de cada área de conhecimento que é avaliada, são elas:

1 – Ciências da Natureza

2 – Ciências Humanas

3 – Linguagens

4 – Matemática

5 – Redação

O Inep utiliza a Teoria de Resposta por Item (TRI) para fazer o cálculo, o que significa que não é só o número de acertos em questões, mais sim o nível de dificuldade de cada exercício.

Através das estatísticas e matemáticas, a TRI faz a análise das respostas do candidato e se a mesma constatar que ele errou muitas perguntas de nível “fácil” e acertou muitas da categoria “difícil”, considera  um fato improvável estatisticamente e deduz as alternativas que provavelmente o candidato tenha chutado. Desta forma a média das questões chutadas diminui, ou seja, a nota não depende apenas dos acertos e sim das dificuldades propostas em cada uma das questões.

Com isso o objetivo desta Teoria é encontrar os candidatos que realmente se esforçaram para fazer a prova e não apenas chutaram as respostas.

Já deu para entender que não é possível fazer o cálculo com exatidão, porém é possível após sair os resultados verificar a média de cada matéria, e então poderá tirar a média necessária para o curso que deseja ingressar da seguinte forma: Some todas as médias e divida por 5, assim terá o valor real da sua média.

As instituições que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que estipulam um peso para cada área de conhecimento, por isso procure pelo curso que irá tentar entrar para saber qual a média que deverá ter. Para os candidatos que tentarão o Prouni também segue a mesma regra para ingressar nos cursos, cada instituição estipula o valor que deverá ser a nota.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: calcular nota do ENEM e cálculo da nota do ENEM

 
 
 

Comentários:

  1. PAULO CESAR COSTA

    PREZADOS PRESTEI O ENEM EM 2010 TIVE BOAS NOTAS ATINGINDO 540 PONTOS MAS NÃO CONSEGUI A PONTUAÇÃO DE MATEMATICA 339.3 EM 2011 FIZ DE NOVO O ENEM E SÓ ME FALTAVA MATEMATICA PELO QUE ELES FALAM , CONSEGUI FECHEI DESTA VEZ A PONTUAÇÃO TOTAL DEU 513 A PERGUNTA É TENHO DIRETO A ESTES PONTOS QUE FIZ EM 2010 SENDO QUE FORÃO MELHOR QUE O DE 2011

  2. ALESSANDRA

    olá!
    perdi o prazo de inscrição do sisu, mesmo tendo boas notas. posso concorrer a uma vaga o ano que vem com as notas do enem, desse ano?

  3. TATIANE AVES

    olá fiz o enenn 2013 para concluir meus estudos e engressar na faculdade,mas não consigo ver se passei e onde pegar meu certificado???aguardo retorno urguente!!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!