Bibliotecário

Biblioteconomia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A função do Bibliotecário é organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para atualização dos acervos. Saiba mais sobre essa carreira

Biblioteconomia

Habilitação:

Biblioteconomista ou Bibliotecário

Duração do Curso:

3 a 4 anos

Area:

Humanas

Atributos do Profissional:

Organização e Sociabilidade

Salário Médio:

R$ 2000,00

A Profissão de Bibliotecário

O Bibliotecário tem como função administrar dados, processar e disseminar a informação, através do uso de técnicas e estratégias para organizar, classificar e catalogar os livros, documentos e revistas.

O profissional formado no curso de Biblioteconomia tem como responsabilidade implementar, gerenciar e planejar os sistemas de informação para controlar o estoque disponível e a necessidade de se adquirir novas obras, além de organizar os cadastros antigos e novos.

Apesar da Internet, as Bibliotecas ainda são os maiores centros de armazenamento do conhecimento humanoo

Grade Básica do Curso de Biblioteconomia:

  • Introdução à Filosofia;
  • História da Arte;
  • Introdução ao Controle Bibliográfico;
  • História da Literatura;
  • Introdução ao Processamento de Dados;
  • Informática em Biblioteconomia;
  • Literatura de Língua Portuguesa;
  • Literatura Mundial;
  • Didática em Biblioteconomia;
  • Marketing na Biblioteconomia;
  • Reprografia.

Melhores Faculdades de Biblioteconomia

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Biblioteconomia. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Brasília (UNB) – Brasília;
  • Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Santa Catarina;
  • Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Paulo;
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná;
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande do Sul;
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – São Paulo;
  • Universidade Santa Úrsula (USU) – Rio de Janeiro.

Aspectos Favoráveis da Profissão de Bibliotecário

Devido à falta de profissionais formados no curso de biblioteconomia, no país inteiro há uma grande oferta de empregos, principalmente em órgãos públicos e nas bibliotecas das Faculdades Particulares. Com a expansão da quantidade de ONGs e Centros comunitários há novas vagas também sendo abertas neste tipo de instituição.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Biblioteconomia

Muitas vezes o profissional de Biblioteconomia não é valorizado e reconhecido como deveria, muitas bibliotecas funcionam de modo ilegal sem um bibliotecário ou bibliotecária responsável por considerá-lo dispensável.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Juliane mesquita de oliveira cunha

    Sou aluna do 7ºperiodo do curo de biblioteconomia da universidade estadual do piauí e estou precisando muito de ajuda de material para o meu TCC. Meu tema é a biblioteconomia e o terceiro setor. Quero abordar o impacto e as contribuições de ongs na implantação de bibliotecas, na democratização da informação e na promoção de leitura. ppor favor me ajudem

    • Débora Nascentes

      Oi Juliane !
      Meu nome é Débora, também sou da área e estou indo para o segundo período agora!Faço biblioteconomia na UFRJ.
      Eu tenho um artigo que pode te interessar. Eu posso mandar para o seu e-mail se quizer para ajudar no seu trabalho de TCC.
      Mande resposta!
      Att,

      Débora N.

      • Suzanny

        Oii Débora Nascentes
        Vc é aluna da UFRJ de Biblioteconomia???
        Gostaria de tirar umas duvidas com vc sobre o curso. Sou aluna de Letras e estou interessada em mudança de curso. Obrigada

      • Paulo Henrqie

        Olá gostaria de saber se o curso de Biblioteconomia na Santa Úrsula é bom ? pois é a unica faculdade privada do Rj…uma outra duvida : Qual das faculdades publica é mais voltada para o mercado de trabalho, uff ufrj ou unirio

  2. Renan

    Sou aluno de biblioteconomia e queria saber se um bibliotecário formado no exterior poderia atuar aqui no Brasil. Esse bibliotecário sendo estrangeiro ou não.

    Grato,

    Renan.

  3. Pedro Addler

    Olá Renan

    Uma pergunta interessante. Profissionais formados fora do Brasil, seja em Biblioteconomia ou em qualquer outra área podem sim exercer sua função no Brasil.

    Para isso basta que o diploma da instituição onde esse profissional se formou seja aceito em nosso país. Caso o diploma não seja aceito, ainda há a possibilidade de se fazer uma prova que valide o diploma.

  4. Regina

    Sou bibliotecária e ao fazer uma consulta neste site, observei erro de digitação. Solicito o conserto da seguinte expressão. “A função do Bibliotecário, é usar técnicas e extratégias para organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos.”
    Desde já agradeço.

  5. Pedro Addler

    Olá Regina

    A palavra já se encontra corrigida. Obrigado por nos informar deste erro. Fique a vontade para comentar, discordar e corrigir, o Guia da Carreira é um portal livre, a participação da nossa comunidade é muito importante.

  6. Jusa

    Olá me interesso pela profissão e gostaria de saber quais faculdades aq no RJ capital oferecem cursos de biblioteconomia e duração do curso.
    Obrigada, Jusa

  7. Heitor

    De que biblioteca é essa foto ?? (se é que é uma biblioteca)

  8. Pedro Addler

    Oi Jusa

    A UFRJ tem um execelente curso de Bibliotecnomia. É um curso com 30 vagas anuais e duração de 4 anos.

    • Débora Nascentes

      Oi Pedro,
      Noticias fresquinhas !
      O curso de bilioteconomia da UFRJ ano passado abriu 40 vagas no primeiro semestre e 50 no segundo, totalizando 90 vagas.E esse ano acontecerá a mesma coisa.
      Abs
      DÉBORA

      • Pedro Addler

        Olá Débora

        Nossa que bacana hein !! Com essas novas vagas abertas o curso de Biblioteconomia da UFRJ fica ainda mais acessível !! ( menos candidatos por vaga ).

        Notei que você tem contribuído bastante com nossa comunidade de Biblioteconomia, continue colaborando sempre que você quiser :D é sempre interessante ter a visão de quem está fazendo o curso.

    • Cynthia

      Olá Pedro!
      Estou sem estudar há muito tempo mas eu gostaria de fazer biblioteconomia,para ingressar na UFRJ teria que prestar vestibular mas eu nem sei por onde começar,tenho 38 anos e moro em Alcantara,São Gonçalo,será que você poderia me ajudar?

      • Pedro Addler

        Olá Cynthia

        Sim posso te ajudar sim !! A passar em Bibliotecnomia na UFRJ e onde você quiser :D !!!

        A primeira dica que te dou é se organizar, atualmente você está trabalhando ou fazendo estágio ? Se estiver troque o seu horário para meio-período.

        Para poder passar em Biblioteconomia em uma Universidade Pública a primeira coisa a se fazer é arranjar tempo para estudar.

        No caso aí você pode escolher, se tiver condições de fazer um bom Cursinho Pré-Vestibular, melhor, mas se não puder consiga algumas apostilas e estude em casa.

        Em relação as principais matérias que você deve estudar para passar em Biblioteconomia, foque em Português, História e Geografia, mas não deixe a Matamática de lado viu !!

    • Fatima

      O curso de Biblioteconomia é novo tem que saber se já há alguma turma formada. O ideal é a UniRio que este ano completa 100 anos de exostência.

  9. Pedro Addler

    Olá Heitor

    É uma biblioteca sim !! No caso, a biblioteca na Universidade de Harvard na Inglaterra, uma das maiores bibliotecas do mundo.

  10. Maggy

    olá…
    eu trabalho numa faculdade particular…sou auxiliar de Biblioteca… e estou pensando seriamente em fazer o curso de Biblioteconomia…
    gostaria de conversar com alguém que tenha experiência no assunto…. se puder me ajudar,me passe um endereço de e-mail para que possamos conversar,beijos e aguardo resposta :P

  11. ArielSantos

    Boa sorte para todos..

  12. Juliana Rodrigues

    Sou aluna de Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense – UFF,Niterói RJ, e estou no 6° período. Gostaria de dizer pra Jusa que a UFF também é muito boa.
    Não só porque estudo lá, mas porque possui ótimos professores, ótimas aulas, possui um Núcleo de documentação que nos encaminha pra estágio nas próprias bibliotecas da Universidade.. efim, gosto muito de estudar lá, então to fazendo propaganda. rsrsrs!!

  13. ANA

    Não vi falando sobre o curso de arquivologia.
    Vocês tem algo falando sobre essa área ? Habilitação, Duração do Curso, Área, Atributos do Profissional, Salário médio ?

  14. Suelen Santos

    Olá, estou pensando fazer p curso de biblioteconomia. Gostaria de conversa com alguem que tem experiência na área. Obrigada!!!

  15. Karla Pinheiro

    Olá,
    Sou estudante de Biblioteconomia pela faculdade federal do Amazonas, e gostaria de saber..
    Quais as especializações que um bibliotecário pode fazer e quais os setores de trabalho que pode atuar ?

    Desde já agradeço.
    Abraço.

  16. Cindy

    Meu sonho era fazer biblioteconomia,só que vejo que o mercado de trabalho não é muito favoravél,aqui principalmente na minha cidade em São Carlos não tem concurso ja faz muitos anos,sera que vale a pena eu arisca e fazer biblioteconomia ja que é um sonho e aqui na minha cidade não tem campo de trabalho para essa area.

    • Alesssandra Gama

      Olá Cindy,tudo bem,eu li a sua duvida em relação ao mercado de trabalho,eu entendi que vc deve morar em São Carlos e ai o mercado de trabalho não é tão favorável,mas vc não encontra apenas trabalho na área pública,mas sim tbm na área particular,como faculdades particulares ou até me empresas não se preocupe essa é uma área que sempre esta se desenvolvendo,se renovando e boa sorte pra vc e espero que vc faça o curso de biblioteconomia em São Carlos mesmo,já que a UFSCAR esta entre as melhores universidades do Brasil.
      Desculpa não te me apresentado ante,sou estudante do curso de biblioteconomia,fiz o meu primeiro ano na Universidade Federal de Mato Grosso e transferi para o mesmo curso só que na UFSCAR.Espero que eu tenha te ajudado um pouco na sua duvida.

    • Wagner

      Cindy, tudo bem?

      Meu nome é Wagner e estou no 6º período do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar.
      Bom, a respeito da dúvida, posso te dar a certeza de que Bibliotecário não trabalha só em bibliotecas, mas pode atuar como gestor da informação em empresas privadas, monitor da informação em Centros de Informação.
      Temos casos de estudantes nossos, que estão fazendo estágios na EPTV, Embrapa, Eletrolux, Bibliotecas Universitárias (UFSCar, USP, UNICEP) e além de tudo, nas bibliotecas públicas de São Carlos.
      Qualquer dúvida entre em contato comigo wagner_drums@yahoo.com.br

      • Thalyta

        Concordo plenamente com vc!!! Estou no primeiro período e tive o prazer em descobrir q bibliotecários não trabalham apenas em bibliotecas!!! Isso me parece um pouco preconceituoso!! Bj

  17. Vi

    Olá,
    Tenho 19 anos e tenho paixão por livros e literatura em geral desde pequena, fiz vestibular pra área da saúde, mas estou pensando em fazer biblioteconomia, pois na época do vestibular, não sabia que a minha universidade oferece o curso e nem conhecia a profissão muito bem. Estou no 3º período, mas confesso que tenho um certo medo de trancar a faculdade e começar outra, mas ao mesmo tempo tenho medo de não estar fazendo algo relacionado a uma área que eu amo tanto.

  18. Kelle castro

    olá vou cursar no segundo semestre o curso de biblioteconomia na UESPI-teresina e estou muito ansiosa e feliz pelo curso do qual escolhi e quero ver mais matérias relacionadas a esse curso ok!!adorei o site!

  19. Dora

    Me formei em Biblioteconomia no ano de 1981, exerci a profissão por dois anos na Biblioteca Nacional e sai quando ela estava começando sua automação. Fui trabalhar em outra área e hoje me vejo totalmente desatualizada na minha graduação. Voce saberia me informar se existem cursos que ensinam como mexer nos programas informatizados para bibliotecas? Se souber por favor me indique algum. Moro em São Paulo. Obrigada.

    • Mirian Gomes

      Olá Dora!
      Já frequentei diferentes bibliotecas, e sempre notei softwares distintos em sua utilização. Acredito que é interessante que seja familiarizada com os computadores, entenda seu funcionamento básico. Creio que se dominar os aspectos básicos de utilização, sua experiência como profissional de Biblioteconomia te auxiliará diante os demais passos. A única diferença perante a automação, é a eliminação dos documentos físicos, por registro no computador. As demais características para localização dos livros continuam semelhantes.

  20. Pedro Addler

    Olá Ana

    Conhecemos sim o curso de arquivologia. Realmente é uma ótima opção de atualização para o nosso Guia das Profissões, obrigado pela sugestão !! :P

  21. Pedro Addler

    Olá Karla Pinheiro

    Existem várias especializações diferentes possíveis dentro da bibliotecnomia, as principais são:

    - Análise da Informação: Especialização da biblioteconomia onde você irá trabalhar classificando e cadastrando livros, documentos, fotos, áudio e arquivos digitais.
    - Gestão de Bibliotecas: Nesta especialização da bibliotecnomia o profissional atua administrando e coordenando o trabalho de outros profissionais dentro de bibliotecas.

  22. Bárbara

    Ola!
    Eu sou estudante de história mas gostaria muito de fazer o curso de biblioteconomia também, será que eu poderia fazer os dois cursos sem problema?

  23. Karine

    Olá sou Karine de Niterói,vestibulanda e estou pensando em fazer biblioteconomia, só que me aconselharam a optar por outra área ,pois o profissional desta área não é muito valorizado e emprego escasso, e o fato do curso ser quase desconhecido. Gostaria de saber se poderiam me enviar o email de alguém que cursa esta área para mim entender mais um pouco. Achei a matéria super interessante, e pelo fato de adorar fazer uma boa leitura, e uma caliente paixão por literatura, estou pensando em fazer este curso,pois é da área de humanas na qual eu mais me identifico…Assim junta-se u útil ao agradável.

    Qual é a matéria para a prova específica de Biblioteconomia ???
    Qual ou quais são as melhores instituições do Rio de Janeiro ??

    • Débora Nascentes

      Oi Karine..
      Quem te informou que o mercado de trabalho na área de biblioteconomia é escasso,não sabe o que diz. Estou indo para o segundo período agora ejá consegui estágio.No meu e-mail todo dia chega uma vaga de estágio diferente, todas para biblioteconomia.As faculdades que eu conheço no RJ que tem esse curso são a UNIRIO,UFRJ E UFF.
      A UFF, creio que é mais perto pra você. Eu estudo na UFRJ, e lá o curso abrange um novo perfil, tanto que o nome do curso é Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação e nas outras duas é Biblioteconomia e Documentação.
      Em relação ao vestibular, as matérias específicas são: Português,História, Geografia e Língua estrangeira.
      Espero te te ajudado!

      DÉBORA

      • Heneida

        Olá Debora

        Passei para UFRJ em Biblioteconomia e confesso que estava com muito medo pois também tinha ouvido que é um mercado escasso. Agradeço sua participação.
        Estou preocupada com o trote, e gostaria de seber como é o trote deste curso. passei para a 1º turma do Fundão, entro somente no 2º semestre.
        Desde já agradeço

        • debora

          Oi Heneida!
          Que bom que vc passou para o nosso curso !
          Eu tenho certeza q vc vai amar o curso de biblioteconomia e a coordenadora tbm !
          Fiquei muito feliz em saber que vc vai estudar no fundão, porque estudo lá tbm !
          Asiim nós vamos nos conhecer !
          Eu sei te dizer como vai ser o trote, primeiro porque eu não fui e segundo é porque como nós fomos a primeira turma de biblioteconomia a estudar no fundão, não sei como,porque quem foram nossos veteranos foi a turma da Praia vermelha !
          Talvez pode ser a nossa turma q vai esquematizar o trote com vcs, mas como minha turma é bem legal e unida, eu acho que vai ser coisa leve !
          Bom ingresso na UFRJ!
          Bjs

  24. TATIANE

    Olá, eu estou pensando em fazer vestibular pra história e gostaria de saber se eu posso fazer uma pós em bibliotecnomia.
    A minha vontade é a atuação em museus, se vc puder me dar algumas informações além desse curso, eu seria muito grata a tí.
    Pode enviar as informações por e-mail.

    Bjus !! Aguardo a resposta

  25. MARIA ANGÉLICA

    olá boa noite a todos,estou estudando para a primeira fase do vestibular da uff moro no rio de janeiro e gostaria muito de saber mais sobre a faculdade de biblioteconomia,desde já agradeço pois pretendo após ser formada trabalhar em escola da rede publica para incentivar crianças a leitura e organizar trabalho para professores sera que estou no caminho certo? sera que como bibliotecária posso ajudar,incentivar leitura não só em escola mais em presidios,hospitais etc….

  26. Elenice Regina Gorges

    Atuo como Bibliotecária jurídica e gostaria de ter uma experiência no exterior, mas meu inglês ainda é básico. Alguém conhece alguma opção para mim?

  27. Lunna Barrocc

    ola,adorei o site e realmente muito bom!
    gostaria de saber se bibliotecário ganha bem,pois adorei a profisao mas nao sei se iria compensar estudar tanto e me dedicar pra ganha muito pouco!ficarei muito feliz se me responderen:) obrigado desde ja!

  28. Rafael Caetano

    Olá,neste ano de 2010 estarei prestanto vestibular para Biblioteconomia, gostaria de saber mais sobre o curso,sinceramente sei pouco…se alguém já formado ou algum estudante poder me ajudar,serei grato.

  29. Pedro Addler

    Olá Barbara

    Teoricamente você pode fazer os dois cursos sim, desde que sejam em horários separados, mas eu acho difícil conciliar duas faculdades ao mesmo tempo.

    Minha sugestão é a seguinte: Faça um curso de cada vez, primeiro história e depois Biblioteconomia ou vice-versa.

  30. Pedro Addler

    Olá Karine

    Disse tudo no seu depoimento !! Devemos sempre unir o útil ao agradável na hora de escolher a carreira profissional.

    Se você gosta de ler, por que não trabalhar com livros ?? Recomendo que faça sim Bibliotecnomia !!

    Em relação a segunda fase do vestibualar de Biblioteconomia prepare-se para estudar muito Português, História e Geografia.

    As duas melhores Universidades Federais de Biblioteconomia do estado do Rio de Janeiro atualmente são:

    - UNIRIO ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ): Curso de Biblioteconomia.

    - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Biblioteconomia e Documentação

  31. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Você para trabalhar em museus, tem 3 boas opções !! :P

    Você pode fazer o curso de história com uma especialização em museologia.

    Pode fazer o curso de biblioteconomia com especialização em museologia.

    E também pode fazer diretamente o bacharelado em museologia.

  32. Pedro Addler

    Olá Maria Angélica

    O curso de Bibliotecnomia da UFF ( Universidade Federal Fluminense ) é muito bom viu !! :) Recebeu uma nota de 4 estrelas da revista do Guia do Estudante e também permite intercâmbio dos alunos locais com alunos extrangeiros em vários países.

    Em relação ao seu projeto de incentivar a leitura e bibliotecnomia entre crianças e presidiários acho uma excelente idéia, muito bonita e muito nobre !! Espero que existam cada vez mais pessoas como você com este espírito de luta pelo Brasil.

    Só assim poderemos fazer um país melhor e com mais cultura.

  33. Pedro Addler

    Olá Elenice

    Com certeza, o fato de você já ter o diploma de Biblioteconomia vai ajudar bastante !!!

    O problema agora é tirar uma melhor certificação em Inglês. Você pode começar fazendo um novo curso de Inglês pra se atualizar e depois pode tirar um diploma de Proficiência em Inglês.

    Com este diploma suas chances de ter uma carreira internacional de Biblioteconomia aumentam ainda mais.

  34. Pedro Addler

    Olá Lunna Barrocc

    Sempre vale a pena a gente se estudar e dedicar ao que a gente gosta. Quando a gente gosta e se dedica realmente a uma atividade, uma hora a recompensa em dinheiro aparece.

    Um profissional de bibliotecnomia no começo da carreira ganha em média 1600 Reais, aumentar os seus ganhos vai depender da sua dedicação e disposição em evoluir.

    • Maiara

      Pedro, gostaria de saber o salario inicial do técnico em biblioteconomia.

      obrigada

  35. clemens

    olá, sou formado em Biblioteconomia pela UFMG e achei o curso muito bom. Se alquem quiser saber como é a area, quais os campos de trabalho, meu email é kadoshi_1@hotmail.com

    um abraço

  36. Thais

    Olá, boa tarde, sou Bibliotecária e gostaria de voltar a estudar, fazer uma faculdade novamente mas eu estou meio que perdida no que fazer..será que vcs pode me ajudar, dando umas dicas de cursos de faculdade que eu possa estar fazendo não saindo da area??

    Obrigada
    Thais

    • Pedro Addler

      Olá Thais

      Que legal hein !!! :D Gostei dessa sua iniciativa de voltar a estudar, nunca é tarde demais para buscar novos interesses para nossa vida.

      Em relação a cursos que você pode fazer e que estão relacionados a Biblioteconomia recomendo os seguintes: Letras, Geografia e História, são cursos da área de Ciências Humanas excelentes.

  37. Karina

    Tem prova de Geografia na 2ª fase de UFF em Bibliotrconomia??

    • Pedro Addler

      Olá Karina

      Não posso te dar 100% de garantia porque todos os anos o pessoal aperfeiçoa o vestibular, mas acredito que sim, na UFF você vai encontrar provas de Geografia, História e Língua Portuguesa para a segunda fase de Biblioteconomia.

  38. Ivete

    Olá
    Acredito que a profissão bibliotecário é uma das mais nobres e gratificantes profissões.
    Penso ser que pelo fato de lidar com a informação e uma maneira de contribuir para a disseminação da informação,algo que vem ao encontro de uma país mais democrático e uma páis mais culto!
    Aproveito o espaço para contribuir com informações afins da área.
    Quem quiser acessar e seguir,fique a vontade!
    http://aprendacomanet.blogspot.com/

  39. João

    oi, sou aluno do curso de Biblioteconomia da UFC e com relação a atribuição do fazer do bibliotecário seus depoimentos ainda estão muito presos à biblioteca tradicional. O curso ensina o geral da profissão como: catalogar, classificar, indexar, gerir. Estas características não precisam estar somente na biblioteca, muitos dos meus colegas do curso fazem estágios em empresas particulares ligadas aos TIC ( tecnologia da informação e comunicação ),isto é, trabalhamos juntos com administradores, tecnólogos, dependendo do local que vc esteja, vc vai ter uma equipe multidisciplinar. A UFC oferece muita disciplina ligada a informática a partir do novo currículo de 2005.2 que entrou em vigor. A minha monografia de biblioteconomia por exemplo vai trabalhar com indexação de imagens no ambiente médico, para verem que o curso pode estar em qualquer lugar que tenha informação

    • Pedro Addler

      Olá João

      Realmente muito interessante !! Pelo que você descreve a Biblioteconomia está cada vez mais antenada com as tendências dos novos tempos.

      Obrigado por contribuir com a comunidade de Biblioteconomia do Guia da Carreira :D continue comentando e contribuindo sempre que você quiser.

  40. Bianca

    olá pessoal, sempre gostei muito do mundo literário acho lindo maravilhoso….em 2010 prestei vestibular para biblioteconomia na uff e serviço social na uerj !!!!! passei para ambos…porém estou muito em dúvida se escolho uff ou uerj, no caso biblioteconomia ou serviço social….uff eh mais a minha cara….mas seria mais complicado…na uerj ganharia bolsa de 300 reais e perto de casa e o curso e noturno….na uff e manha e noite……estou muito confusa!!!!me ajudem!!! e uma decisão muito importante e complicada…………

    • Pedro Addler

      Olá Bianca

      Realmente uma decisão difícil, mas o Guia da Carreira está aqui pra isso pra ter dar uma luz !! :o

      Sugiro que você pegue o curso de Biblioteconomia da UERJ, afinal é mais perto da sua casa ( menos tempo no ônibus ) e também tem o fato de você ganhar uma bolsa de 300 Reais, que convenhamos já ajudaria bem :D

  41. Maiara Ingrid

    Ola, gostaria de saber quais as melhores faculdades de São Paulo, para cursar Biblioteconomia.

  42. gean

    olá, gostaria de saber como é visto o profissional bibliotecario em outros países, particulamente nos Estados Unidos da America, e se o mesmo é mais valorizado e reconhecido lá do que aqui?? também queria saber como é curso de biblioteconomia nos Estados Unidos da America, se é uma graduação de 4 anos ou especialização ou mestrado?

    • Pedro Addler

      Olá Gean

      Nos países mais desenvolvidos, o profissional de Biobliotecnomia infelizmente é mais valorizado do que no Brasil.

      Nestes países os professores, profissionais de Biblioteconomia e educação em geral tem um grande valor e isso vem já a muitos anos.

      Em relação ao tempo de curso, confesso que não sei com precisão, mas acredito que Biblioteconomy and Documentation ( a Biblioteconomia deles ) deva durar 4 anos mesmo.

  43. Tamara

    Boa Tarde!
    Me chamo Tamara e estou buscando informações sobre o curso de biblioteconomia,esse ano é meu ano de vestibular e inicio de 2012 pretendo fazer a prova da UFRGS para tentar uma vaga.
    Agradeço quem conseguir me dar um incentivo.

    Grande abraço

    • Pedro Addler

      Olá Tamara

      Chegou a grande hora hein !! Hora do vestibular…

      O curso de Biblioteconomia realmente é um curso bem interessante principalmente para pessoas com um perfil organizado e curioso.

      O profissional de Biblioteconomia ao contrário do que muitos pensam não é só aquele que fica sentado alí no balcão devolvendo e emprestando livros :P

      Ele também tem que organizar o acervo de livros, revistas e materiais visuais, propondo quais materiais precisam ser comprados pela Administração da Biblioteca.

      O profissional de Biblioteconomia também tem que ter um bom conhecimento sobre computadores e tecnologia já que hoje em dia quase 100% das Bibliotecas é informatizada.

      Bem é isso !!! :o corra atrás do seu sonho !!! Se você não fizer isso, ninguém fará por você.

  44. Natalie

    Estou no 3° ano EM, certa de que vou prestar vestibular para biblioteconomia. Gostaria de saber se essa área se prende apenas para trabalhar em bibliotecas ou se pode trabalhar também em museus?

    • Pedro Addler

      Olá Natalie

      Sim com certeza !! O profissional de Biblioteconomia pode trabalhar em Bibliotecas, Museus, Editoras e até mesmo em Livrarias.

      Escolha o ambiente que você achar mais legal :P !!

  45. cida

    Queria saber quais faculdades de Nova iguaçu ( RJ ), tem o curso de Biblioteconomia.

    • Pedro Addler

      Olá Cida

      Infelizmente na cidade de Nova Iguaçu não temos o curso de Bibioteconomia não, os cursos de Bibliotecnomoia mais próximos que você tem aí na região ficam em Niterói, na UFF e no Rio na UFRJ.

      • marcontonio

        Não pode esquecer da UNIRIO, aonde vou começar a minha nova caminhada em 2012. Obrigado e sorte a todos.

        • marcontonio

          Aproveito também para dizer que moro em Nova Iguaçu, trabalho em Ramos e vou estudar no Campus da Praia Vermelha.

  46. aillza

    olá,estou querendo fazer o curso de Biblioteconomia na ufse, mais estou com duvida,atualmente estou cursando serviço social,mais nao estou mim indentificando,e quero muito sabe mais sobre esse curso,e quando eu posso chegar a ganhar!
    agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá Aillza

      O salário médio para um profissional de Bibliotecnomia está na casa de 1600 Reais, mas este valor pode subir bastante se você conseguir cargos de chefia ou gerência mais altos.

  47. Marcella

    Pra quem quiser dar aulas na área de Biblioteconomia, recomendo o mestrado em Ciência da Informação ou em Comunicação Social. Uma excelente especialização que está super em alta e casa bem com a área é Tecnologia da Informação ou Inteligência Competitiva que serve tb p quem quer atuar em empresas. O bibliotecário precisa se auto promover/valorizar, somente dessa forma a sociedade reconhecerá a contribuição profissão pra expansão cultural desse país.
    Bjos a todos!

    • Pedro Addler

      Olá Marcella

      Concordo com você, em todos os sentido !! :D

      O profissional de Biblioteconomia realmente é fundamental para construirmos uma educação de qualidade e uma educação de qualidade é fundamental para uma Sociedade melhor.

      Uma sociedade com mais cultura e educação proporciona uma vida mais rica para as pessoas, com mais igualdade e oportunidades.

      Em relação a Ciência da Informação é realmente uma grande especialização dentro da Biblioteconomia.

      Os computadores e a Internet tem mesmo muito a acrescentar na área da educação, proporcionando a disseminação da informação de modo simples e barato.

  48. rebecca

    olá, eu tenho vontade de fazer biblioteconomia e irei prestar vestibular esse ano e ingressar na marinha do Brasil. Gostaria de saber se vocês sabem se abre vagas anuais de oficiais da marinha para a área de biblioteconomia. Desde já agradeço .

    • Pedro Addler

      Olá Rebecca

      Sim, se abrem alguma vagas sim para Biblioteconomia na Marinha, mas você tem que ficar muito atenta, porque são pouquíssimas.

      Qualquer coisa, procure entrar em um Colégio Preparatório ou então Academia Militar, já estando dentro da Carreira Militar vai ficar mais fácil para você de conseguir uma vaga na área de Biblioteconomia na Marinha.

  49. Carolina

    Tenho interesse em cursar Biblioteconomia, moro no ES e a Ufes tem esse curso. Porém, não tenho muito conhecimento sobre o mercado de trabalho no ES. Alguém poderia me ajudar com informações? Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Carolina

      O mercado para Biblioteconomia no Espírito Santo segue a mesma tendência do mercado geral de Biblioteconomia do Brasil, a maior fonte de vagas de emprego continua sendo as escolas.

      Escolas, no caso, de todos os níveis, começando pelas de Ensino Fundamental e chegando até as Universidades e Cursos Técnicos.

      E fique atenta !! Não é só o governo que oferece empregos de Biblioteconomia, algumas escolas e universidades particulares oferecem ótimos empregos também, alguns dos melhores.

      Caso você não queira entrar para o mercado de educação ainda tem a alternativa de outros locais tais como Museus, Brinquedotecas em Hospitais, Editoras e Livrarias.

  50. erica

    Ola, gostaria de saber para exercer a profissao de Biblioteconomia.
    No curso quais materias caem, e se tem que saber muito bem portugues pois nao sou muito fa dessa materia, srsr! Ja terminei meus estudos mais nao tenho nenhum curso basico pode me etrapalhar se eu querer engressar nessa area?

    • Pedro Addler

      Olá Erica

      Não vou mentir não !! Pra fazer Biblioteconomia tem que gostar de Português sim !!

      Se você realmente não gostar de Português, recomendo que procure outra carreira.

      Mas caso você não goste mas quer dar uma chance, procure fazer um curso do tipo Kumon, dá pra aprender bastante Português assim.

  51. Leonardo

    Olá, estou a procura de informações detalhadas sobre a profissão Biblioteconomia, estas informações sera muito ultil para mim, porque estou fazendo uma feira das profissões na escola e a mianha profissão é Biblioteconomia. Estou comerçando a gosta de Biblioteconomia e pretendo fazer vestibular no proxímo ano.
    Aguardo ansiosamente.

  52. Gisele

    olá! Adorei as informações desse site!

    • marcontonio

      Eu também tinha muita dúvida, lendo cada depoimento aqui, fez com que a minha visão girasse 180º. Obrigado a todos.

  53. Camila

    Olá,
    Gostaria de saber sobre especializações na área de biblioteconomia mas virtual. Você conhece algum?? Preciso muito saber.
    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Hoje em dia a Bibliotecnomia no mundo e no Brasil já está bem virtual como um todo.

      Não dá mais para imaginar, por exemplo, como uma biblioteca pode funcionar sem um bom sistema de aluguel e cadastro de livros.

      No entanto, se você quer trabalhar com algo bem virtual mesmo, se especialize na área de cadastro e operação de Sistemas de Biblioteca.

  54. Danielle

    oi, meu nome é danielle e estou muito interessada em fazer o curso de biblioteconomia e fiquei bastante animada com os comentários e acho que agora achei a carreira para seguir, pois sou muito organizada, adoro ler e sou muito dedicada, espero contar com a ajuda de todos quando estiver cursando, obg pelo espaço!

  55. Paloma

    Faço Biblioteconomia, e estou fazendo um projeto de pesquisa, e o tema é: O desconhecimento da profissão do bibliotecário. Peço ajuda para responder estes problemas. – Quais as causas do desconhecimento da profissão de bibliotecário no mercado de trabalho?

    Porque o mercado de trabalho nem sempre valoriza o profissional de Biblioteconomia?

    obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Paloma

      A origem do problema da falta de valorização do profissional de Bibliotecnomia está no fato de o Brasileiro médio ainda não ter o hábito de leitura.

      Como a população em geral não tem este hábito, o mercado de trabalho muitas vezes não valoriza o profissional de Bibliotecnomia.

  56. marcio

    ola boa tarde, ate hj a tarde eu nao sabia qual a area de mercado eu me profissionalizaria
    devido a muitas duvidas,uma ex professora me indicou este site para que eu podesse fazer o teste vocacional, que o mesmo me levou a Bibliotecnomia. Eu gostaria de ssaber se existe algum lugar aki na regiao de minha cidade (Botucatu SP)

    • Pedro Addler

      Olá Marcio

      Na sua região do Interior de São Paulo, há ótimos cursos de Biblioteconomia nas seguintes universidades:

      • UNESP ( Universidade Estadual Paulista ) – Campus de Marília: Curso de Biblioteconomia

      • UFScar ( Universidade Federal de São Carlos ): Curso de Biblioteconomia

  57. carolina amorim

    Olá sou vestibulanda,um amigo meu me sugeriu biblioteconomia eu pesquisei e me apaixonei!!Estou com muito medo de não passar no vestibular!!Alguém sabe me dizer se no meio do ano tem como tentar de novo??Vou tentar passar pra ufrj ja que eu moro do lado (ilha do governador).Eu queria saber qual a média saalrial de um bibliotecário.
    obrigada futuros colegas de profissão!

    • Pedro Addler

      Olá Carolina Amorim

      Fico feliz que você tenha encontrado sua área de interesse, e também que ela é Biblioteconomia :) pois estamos muito precisando de profissionais sérios na área.

      Hoje em dia o profissional de Biblioteconomia não é só um tipo de organizador de bibliotecas, ele é antes de mais nada um organizador da informação, em todos os seus tipos de mídia.

      A média salarial para um bibliotecário que está começando a carreira está em torno de 1.600 Reais.

  58. rafael de araujo

    ola a todos me chamo Rafael estou cursando o 3º periodo de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas, minha pergunta e referente as especilizAçoes na area aqui na minha cidade, Manaus existem poucas para a area de Biblioteconomia. Gostaria de saber quais sao os estados que oferecem melhores condiçoes de especilidades na area?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael de Araújo

      Os Estados, ou melhor, a Região onde estão as melhores oportunidades de especialização para Biblioteconomia é a Região Sudeste.

      Há boas oportunidades de especialização e até mesmo de emprego nessa região devido a maior concentração de centros de pesquisa, Universidades e instituições de ensino em geral.

  59. Ismael

    Tenho 50 anos, prestei Enem e consegui concluir o EM depois de 34 anos sem estudar tendo já formado 3 filhos. Agora, consegui uma vaga pelo SISU para cursar Biblioteconomia na UFRJ. Moro em SJ dos Campos, e terei o apoio de toda a família para ir pro RJ estudar. Minha primeira opção foi Psicologia, mas fiquei satisfeito em ser selecionado em Biblioteconomia, pois também é da área de humanas. Será que valerá a pena em termos de custo/benefício, ou eu deveria tentar Psicologia, por ser uma profissão mais abrangente e valorizada?

    • Pedro Addler

      Olá Ismael

      A questão de abrangência eu concordo com você, realmente a Psicologia é um curso bem mais abrangente e muito mais difícil que Biblioteconomia, mas em relação a valorização é relativo.

      A valorização que você vai ter como profissional depende de como você se dedicar a sua carreira e também de decisões certas que você tomar.

  60. Shé

    Oi pessoal, meu nome é Shé, eu tenho 18 anos, e tô prestando vestibular esse ano. Estou pensando em fazer biblioteconomia, porque acho uma áerea diferente. Gostaria de saber a específica desse curso na UFRJ, UFF e UNIRIO. E também gostaria de saber, se concursos públicos são abertos pra essa área, e o piso salarial. Desde já, muito obrigada.

  61. Sandra

    Olá! Sou licenciada (curso universitário) em Marketing em Portugal e trabalho em bibliotecas. A minha pergunta é a seguinte: o meu curso é reconhecido no Brasil? Qual a situação real atual das bibliotecas no Brasil, têm vagas para pessoas licenciadas em Marketing? Poderei desempenhar a minha profissão conjungando o meu curso de Biblioteconomia e o meu curso de Marketing?

    • Pedro Addler

      Olá Sandra,

      O curso de Marketing é reconhecido no Brasil, sim!
      Como você se formou em Portugal tem que buscar informações a respeito de como validar o seu diploma no Brasil, normalmente essa validação é feita por alguma universidade brasileira.
      Certamente você conseguirá desempenhar a sua profissão no Brasil.

      Boa sorte :)

  62. valdina maria de souza

    tenho 61anos de idade.Sou geografa,arquivista trabalho por prazer de ajudar,porem o salario é deste tamanhinho.Fiz vários cursos como:oceanografia,frances,e técnico em biblioteconomia mas nunca foi incorporado o salário .Hoje procuro fazer pós-graduação na área mas é difícil.Agradeço a atenção.
    valdina. Cotia

    • Moni

      Uauu que máximo vc fez tudo que pretendo fazer, é bem isso mesmo geografia , oceanografia,frances( por enqto tenho o basico) e um pouco mais de outros que qro fazer.
      Estou esperando o resultado do prouni caso no passe vou fazer tec. em biblioteconomia. Que admiração Valdina :)

      • Moni

        tenho 18 anos *-* espero realizar cada passo, ai q emoção hahaha

  63. Taiana

    Olá. Meu nome é Taiana, e eu estou em dúvida em que curso prestar. Achei interessante biblioteconomia, e queria saber se tem como atuar nessa área, mas voltada para a comunicação. Desde já, obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Taiana,

      Se você tiver em dúvida, procure fazer um teste vocacional. Normalmente ele ajuda a decidir qual é o melhor curso para você :)

  64. mauricio

    carricimos sou aluno do 6° periodo de biblio. aqui na ufmg mas resolvi esse semestre trocar de curso e estou indo para historia, predendo agregar valores aos dois cursos, pois ainda continuarei a cursar materias restantes na biblio.E pra quem tem duvidas a biblio. é uma otima opçao de mercado.

  65. Anderson

    eu descobri esse curso a pouco tempo, estava em duvida sobre sociologia e filosofia, pesquisando melhor sobre os cursos acabei descobrindo a biblioteconomia, me apaixonei. é a area certa pra mim. eu gostaria de saber se existem apenas estas 3 faculdades que oferecem o curso no RJ, ou se alguma particular tambem oferece? outra duvida minha é a concorrência, alguém sabe se tem um esttistíca de quantas vagas sao oferecidas pelas faculdades e quantos prestam a prova? desde ja agradeço, adorei o site tirou muitas duvidas sobre a carreira .. espero que possam me ajudar tbm

  66. renata laeli

    um deficiente físico como no meu caso(que tenho problema de nanismo acondroplásico) pode trabalhar na biblioteconomia???

    • Pedro Addler

      Olá Renata! Lógico que sim. Faça seu curso, dedique aos estudos e depois busque uma oportunidade de emprego. Boa sorte! Abraço!

  67. Roquilone

    Olá Pedro, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que vc’s desenvolvem, é enfim, um ótimo recurso para quem como eu n entendia muito sobre o q era “ciências exatas, humanas, etc”, além de apresentar uma noção do q representa cada curso. Mais uma vês, parabéns a todos…

  68. Moni

    Olá,
    gostaria de saber em que aerea historica posso trabalhar, e tbm se um tecnico pode ainda se especializar.
    Se possivel nomes dos cursos . Obg

  69. Alana

    Olá, meu nome é Alana, tenho 19 anos e estou prestando vestibular esse ano pra História na USP e em outras faculdades. Porém nesse meio tempo, tomei ciencia da existencia do curso de biblioteconomia e me apaixonei, morro de vontade de cursar e abriria a mão do curso de história na usp mesmo se eu pasase e esperaria mais um ano pra poder cursar biblioteconomia também na usp. Porém tenho medo de não ser um caminho promissor daqui há 4 ou 5 anos quando eu sair da faculdade. Queria mais informações sobre o salário e se o mercado de trabalho é bastante aberto nas empresas privadas ou são casos isolados.

    Quem já tiver experiencia e quiser me ajudar, por favor me contacte por email.
    Obrigada =)

  70. Marcelo_MA

    Me formei há 10 anos em BI, sou funcionário público, mas trabalho em outra função. Gostaria muito de fazer uma especialização ou mestrado na área, porém onde moro ainda não tem. Deveria partir para uma outra graduação que teria afinidade com Biblio ou não?

  71. Bruno

    Boa Tarde,
    Moro em Vargem Alegre,distrito de Barra do Piraí – RJ;gostaria de saber o lugar mais próximo para eu fazer minha faculdade de Biblioteconomia.E queria saber se depois poderia trabalhar na Marinha nesta área ou na Biblioteca Nacional.Quero saber também se posso atuar como arquivologista já que a área é bem parecida?

  72. simone

    ola abriu curso tecnico em minha cidade em belem e me inscrevi em biblioteconoecmia tecnico e gostaria de ter uma opiniao se vale a pena fazer esse curso

  73. Ana Carolina

    Ola Boa Tarde na procura de temas pro meu projeto de pesquisa vie essa pagina com grandiosas informações referente ao CURSO DE BIBLIOTECONOMIA… Estou cursando o 2° periodo na UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA “UNIR”
    se alguém puder me dar alguma dicas de temas pro meu projeto na área?? Obg…

    • Pedro Addler

      Olá Ana Carolina!
      Parabéns por estar cursando a graduação em Biblioteconomia. Antes de te dar dicas de temas para seu projeto, eu digo para você analisar qual parte do seu curso te agrada mais. Pois um projeto para ser bem realizado e de forma prazerosa, necessita que você trabalhe com algo que tenha maior aptidão. Talvez aborde a parte de conservação de livros, documentos, videos… ou criação de novos Métodos/Sistemas que facilitem o cadastro e controle do acervo (entrada/saída). Você pode também criar campanhas de incentivo a utilização e conservação dos materias. Enfim, veja em qual parte você tem mais facilidade de trabalhar e pense em algo criativo que vá servir como uma nova ferramenta ou informação para as pessoas que utilizam do seu serviço. Boa sorte! Abraço! :)

  74. Jocelaine Amorim de Simas

    Eu adorei esse teste de aptidão ele da varias imformaçoes pra você saber a carreira certa. eu gostaria de saber se vale a pena investir nessa área.

  75. junior ferreira

    iae pessoal!! Sou novo aqui e mais novo ainda na área de biblioteconomia. To curioso e meio com medo de estudar quatro anos algo que pode não dar o meu sutento. Enfim, obrigado a todos pelos comentarios que me ajudaram a pensar melhor no curso, então até a formatura! abraços. unirio – 1°período.

  76. Marcelo olivetto

    Sou marcelo olivetto de belém do par adorei esse site so veio clarear ainda mais a minha mente quanto o curso que irei cursar.não resta dúvida vai ser biblioteconomia na universidade federal do pará em 2012.pesquisei bastatante antes de me decidir,acredito que pesquisar é sempre fundamental ainda mas nesse caso que é meu futuro que está em jogo.abraço até mas….

  77. Ana Paula Duarte

    Boa tarde!Pedro Addler
    Gostaria de saber se poderia trabalhar como bibliotecária já que comecei a fazer Pós-graduação em Biblioteconomia a distância e sou formada em Sistemas de Informação, esse curso pode me graduar em Bibliotecária/Biblioteconomista.
    Aguardo retorno! Obrigada!

  78. Hávilla

    Olá, ao ler a materia pude perceber uma diferença na questão do salário com relaçao a outro site que dizia que o salario de bibliotecnologo era de em media 4.6oo ao trbalhar 40 horas semanais. Tive dúvida, estou cursando o 3°ano e iteressei pelo curso mas preciso saber então quanto aproximadamente quanto ganha um bibliotecnologo( cursa biblioteconomia)

  79. Caroline Cunha

    Oie, eu quero fazer Biblioteconomia, queria sabe mais sobre a profissão onde posso atuar e quanto é o salario ?
    desde já agradeço :D

  80. maria das graças melo

    gostaria de saber em quais faculdades posso fazer o curso de biblioteconomia na cidade do salvador -ba

    obrigada

  81. Thayla

    Estou quase certa em cursar biblioteconomia. Minha preocupação é quanto ao mercado de trabalho, alguns dizem que é uma área de risco por causa da internet e seus avanços, porém, acho muito pouco provável que as bibliotecas sejam dispensáveis no futuro, podem ser modernizadas com bibliotecas hibridas mas a cultura do livro não perderá sua essência. Até porque a maioria dos jovens na internet quando estão fazendo uma pesquisa perdem-se no meio com as redes sociais. Acredito que o livro continuará sendo o meio mais saudável de exercitar a mente.

  82. Ana Paula Duarte

    Boa tarde! Alguém poderia me informar se eu poderia trabalhar como bibliotecária já que comecei a fazer Pós-graduação em Biblioteconomia a distância e sou formada em Sistemas de Informação, esse curso pode me graduar em Bibliotecária/Biblioteconomista.
    Aguardo retorno! Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Ana Paula! Você sai com o título de Biblioteconomista e pode trabalhar nessa area!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  83. Angelica

    Olá me interesso pela profissão e gostaria de saber quais faculdades aq em São Paulo capital oferecem cursos de biblioteconomia e duração do curso.
    Obrigada,

  84. Daiane

    Olá! Estou em ano de vestibular e ainda não sei o que fazer. Já pensei em ciências contábeis, pois tenho muitos contadores na família, porém confesso que tenho um pouco de medo da matemática, nunca fui boa sempre tirei notas na média, fiquei entre Engenharia Ambiental e Biblioteconomia, apesar de serem áreas bem diferentes foram as que mais me interessaram. Busco fazer um curso que me dê logo um retorno e que tenha um bom salário, tenho medo de biblioteconomia nao ser a opção certa pra mim! Tem como conseguir um estágio logo no inicio do curso? E o salário é muito baixo?
    Queria deixar registrado aqui que gosto muito desse site, vocês oferecem informações muito importantes para os vestibulandos que ainda não decidiram o que fazer!
    Desde já obrigada!

  85. ELLEN

    Olá gente, o curso de Biblioteconomia exige cálculos? Estou interessada em fazer este curso, porém em dúvida, pois não quero nada com cálculo. Detesto matemática.
    Obrigada!!

    • Biblio dá depressão

      não precisa de matemática não. pode ficar sossegada…

  86. Patricia Pontes

    Moro em belem e gostaria de saber quantas vagas sao ofertadas para biblioteconomia na ufpa e se e um curso muito concorrido no vestibular.Desde ja muito obrigada pelos esclarecimentos

    • Raganatha fake

      aprende a pesquisar se quiser ser bibliotecária. Ficar perguntando e querendo respostas de graça (sem ter que ler) é coisa típica de aluno de biblioteconomia mesmo…ainda bem que desisti desse curso, não me faz falta nenhuma – só puvinho…de nada.

  87. Ranganatha fake

    E um curso que só dá gente fracassada e com auto estima baixa. Uma decepção! As verdades foram ditas lá na desciclopédia. Não sabem nem escrever… gente sem cultura nenhuma, só querem um diplominha de curso superior, este é fácil de passar.

  88. Mariely

    Olá, vou começar minha faculdade ano que vem e pretendo fazer biblioteconomia. Como trabalho em uma biblioteca tenho certeza que vai surgir oportunidades.
    Queria saber quais são as matérias que aprendemos em todo curso?

    Obrigada!

  89. daniele

    Olá boa noite!
    Estudo biblioteconomia na Universidade Federal de Goias ,eu gostaria de saber se um graduado em biblioteconomia pode fazer especialização em bancos de dados.

  90. Davi

    Olá a todos!
    Concluo ao fim deste ano minha graduação em Ciências Sociais e pretendo retomar ano que vem Biblioteconomia; cursei durante um ano, mas tive que trancar o curso por problemas pessoais e profissionais, pois à época em que cursava, trabalhava no ramo de auto-peças e não tinha tempo para o estágio, mas acredito que agora, se Deus quiser, poderei concretizar meu sonho: concluir as duas graduações que sempre almejei fazer! Abraços e sorte a todos!

  91. angela maria

    pretendo fazer o curso de biblioteconomia o que devo fazer, pra começar?

  92. luana schyara

    ola, passei no vestibular esse ano para biblioteconomia na ufpb. a 2 anos q eu tentava .todos ficam dizendo q o curso é ruim e não ganha muito bem,essas coisas me deixam p/ baixo quase desistia mais estudei tanto p/ passar.
    Penso em fazer concurso público.

  93. Vladimir

    Olá a todos. Meu nome é Vladimir, tenho 30 anos e resido em SP na cidade dee Santo André. Estou imensamente interessado em fazer o curso de biblioteconomia. Tinha muitas dúvidas com relação ao curso, mas lendo esses diversos comentários e esclarecimentos, me deixou totalmente animado e disposto em ingressar nessa área profissional,apesar de eu ser um leitor assíduo, tenho falicidade em aprender novos idiomas e ser bem eclético com relação a leitura acredito que vou me dar muito bem atuando nessa área, pois o ambiente agradável e o silêncio que convivemos dentro de uma biblioteca pra mim é uma verdadeira terapia. Obrigado a todos pelas informações postadas, me ajudaram muito. Quando me formar neste curso pretendo fazer uma pós e futuramente me formar em Letras também, pois é uma outra área interligada à biblioteconomia. Grande abraços a todos bibliotecários do Brasil.

  94. Fernanda Macedo Rodrigues

    Sou graduada em Comunicaçao Social e gostaria de saber se posso ocupar o cargo de chefe da biblioteca do clube em que trabalho?

    Obrigada.

  95. Fabiana ramos

    oi pessoal, sou fabi e vou começa na facu de biblio agora no segundo semestre. vou precisar muito da ajuda de todos vcs, um beijão pra todos e um forte abraço ate mas.

  96. Ivana

    Oi, sou de Porto Alegre-RS e me inscrevi para o vestibular em biblioteconomia da UFRGS, gostaria de uma orientação para poder ser aprovada no vestibular. Obrigado :)

  97. David Fauzi

    Addler, estou com uma duvida tremenda! gostaria de saber se, eu posso fazer qualquer curso, não para atuação no mercado de trabalho, mas para conhecimento! Estudar especifico um determinado assunto de qualquer curso? Obrigado!

  98. josimara santos rocha

    Olá, tenho que fazer um trabalho sobre biblioteca virtual,eu preciso entrar em contato com um bibliotecario, o que faz, de que maneira as são colocadas as pesquisas que são pedidas, como se organiza….

  99. Milena

    Gostaria de saber se dentro da prova da segunda fase para bibliteconomia da UFPE, entra a matéria Geografia física ou Filosofia?
    Desde já, agradeço =D

  100. Paula Antunes

    Gostaria muito de fazer o curso bibliotecomia, já sou formada ema Letras pela UEL. Agora moro em Curitiba, mas o único curso referente a este que achei na UFPR é Gestão da Informação. Saberia me informar se este curso se relaciona com Biblioteconomia e se o mercado de trabalho é o mesmo? Desde já, agradeço a atenção!!

  101. cezar

    vou para segunda etapa do vestibular da UFMG, vou fazer biblioteconomia eu tenho que me focar em quais materias.

  102. Michele Lacerda

    Olá,boa tarde!
    Sou de São Paulo e gostaria de saber quais são as melhores instituições de ensino aqui,pois gosto muito dessa área e gostaria de segui-la.
    Desde já agradeço.

  103. Ariane

    Olá, até hoje eu não fazia idéia de que curso escolher e me interessei bastante em biblioteconomia, mas ainda não tenho certeza, eu amo ler e essa seria a profissão perfeita, mas eu moro em Bagé, no Rio Grande do Sul e não faço idéia de como é o mercado de trabalho nessa área e quais são as universidades que disponibilizam esse curso aqui, alguém pode me ajudar?

  104. Ariane

    olá pedro eu gostaria de fazer faculdade de biblioteconomia totalmente a distancia poderia me indicar uma ?

  105. Denis Souza

    Ola a todos!
    Eu sou escritor jovemde 21 anos e gostaria de começar a cursar o curso de biblioteconomia em alguma faculdade.Moro em santo andré e gostaria de saber se por aqui existe alguma que tenha esse curso.Descobri essa area e me identifiquei com ela, tbm peço a opinião de quem faz ou ja fez esse curso, se realmente é bom!
    Desde ja agradeço a ajuda!!

    • Marcos Henrique

      Faculdades Integradas Coração de Jesus (Fainc) – Faculdade de Biblioteconomia – Curso de Biblioteconomia

  106. Luana

    Olá.
    Estou muito interessada em cursar Biblioteconomia e gostaria de saber se neste curso há alguma matéria relacionada com a reconstrução de livros.

    Desde já, obrigada. (:

  107. WALNICE FERNANDES

    BOA NOITE!
    TEM TANTO TEMPO QUE ESTOU PROCURANDO O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, QUE ACHO QUE ENCONTREI. JA CURSEI O SEGUNDO GRAU E TRABALHO NUMA BIBLIOTECA APENAS 6 MESES, MAS ESTOU ADORANDO. TENHO MUITO INTERESSE EM FAZER ESSE CURSO A DISTANCIA, POIS SOU DE GOV. VALADARES – MINAS GERAIS. POR FAVOR ME ENVIE UMA RESPOSTA POR EMAIL, QUANDO POSSO COMEÇAR. OBRIGADO.

  108. karieny

    Boa noite gente, moro no Espirito Santo e gostaria muito de estudar Biblioteconomia mais não encontro o curso no meu estado.Então queria saber se vcs sabem aonde posso faze. Muito obrigada.

  109. Camili Neves Batista

    Olá, boa noite. Estou no 5° semestre de pedagogia, gosto do curso mais não tenho muita vontade nem certesa se quero trabalhar nesse campo. Sendo assim, começei a fazer algumas pesquisas de que cursos na área de humanas (pois tenho maior afinidade com esta, Português, História) e me interesei muito por Biblioteconomia e Arquivologia, sou muito organizada, dedicada e tímida quando se trata de falar para grande público (no entanto,quando é pequeno é traquilo). Quero saber se meu prefil tem haver com o curso? E se depois que eu terminar meu curso de pedagogia posso aproveitar algumas disciplinas ou reduzir no curso de biblioteconomia? Ou ainda se há alguma pós que possso fazer e bibliotecária?
    Desde já agradeço!

  110. Mônica

    Boa noite,
    Faço o curso de biblioteconomia na UFBA estou no 5 período, pretendo fazer meu TCC relatando as áreas em que o bibliotecário pode atuar. Se alguém puder me enviar sugestões. Estou tendo dificuldades em encontrar artigos, livros etc. que fale do assunto.
    Grata a todos.

  111. Marinete Periard

    Por favor gostaria de saber, sobre biblioteconomia na UFRJ Praia Vermelha, horário vespertino, que hora começa e quando termina, pois ainda farei minha grade e não consegui está informação. Obrigada.

  112. EDUARDA DA SILVA SOARES

    EDUARDA
    SOU GRADUANDA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PELA UFF.
    SOUBE QUE TEM A DISCIPLINA: GESTÃO DE BIBLIOTECA ESCOLAR NA UFRJ. ESTOU INTERESSADA, POIS TRABALHO NUMA BIBLIOTECA ESCOLAR E GOSTO MUITO.
    COMO FAÇO PARA CURSAR A DISCIPLINA?

  113. Rebeca

    Tenho 16 anos, e sempre amei ler, e tenho sonho de trabalhar como bibliotecaria.

  114. Gabriela S.

    Olá pessoal! Estudo Letras Vernáculas e amo Bibliotecas, é um amor duplo, pois amo ler e escrever, mas gostaria de saber se eu quiser me pós graduar na área de Biblioteconomia, lato sensu ou algo parecido, eu poderia? Quais matérias eu pegaria pra atuar na área?

    Aguardo.

  115. Francisco Jonas

    Caríssimos, antes de mais nada, desejo-vos felicidades e êxitos em prol do engadecimento laboral deste Univeso que tanto precisa da energia humana!…
    A minha preocupação é a seguinte: para algumas instituição que promovem curso de Bliotecnomia com a duração de um mês como são qualificados? Uma vez que no Brasil faz-se a licenciatura.

  116. Luciana Andréia Lima

    Oi!! Gostaria de saber onde faço o curso de graduação em biblioteconomia aqui em BH??
    Obrigada!!
    Aguardo!

    • Marcos Henrique

      Belo Horizonte:

      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Escola de Ciência da Informação – Curso de Biblioteconomia.

      Formiga:

      Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) – Escola de Biblioteconomia (ESBI) – Curso de Biblioteconomia.

      Ubá:

      Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá – Curso de Biblioteconomia.

      Três Corações:

      Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR)- Instituto de Ciências Organizacionais e Administrativas (INCOA) – Curso de Biblioteconomia.

  117. Andreia

    Quem faz biblioteconomia pode trabalhar em editoras de livros?

  118. Marcos Henrique

    olá pessoal tudo bem? Ano que vem, finalmente vou começar a fazer a faculdade de biblioteconomia, e me interessei pelo curso, por causa de um manual de candidato da UNESP numa feira de vestibular,e stava indeciso o que fazer,não tinha ai certeza que curso iria fazer, mas, me encantei com a biblioteconomia com seus atributos a informação e varios aspectos mencionados e enfase na educação e preservação de arquivos, e também vi numa pesquisa que é uns dos Trabalhos menos ESTRESSANTES rsrsrs, olha que beleza, moro na cidade de BARUERI, desde 2006, ligo pra varias instituições da cidade e adjacentes,mas nada até agora, a possibilidade mesmo é ir pra SP com as instituições que eu aainda estou na duvida se é a FESPSP que fica na República(Vila Buarque)Preço é salgado, mas a distancia de Barueri até a faculdade é minima. A UNIFAI na Vila Mariana preço bem acessivel, e a distancia é bem intermediaria. Um grande abraço

  119. aline

    quero fazer biblioteconomia na ufba sera que tem?

  120. leticia

    Ola, gostaria de saber qual é a melhor faculdade privada do RJ,para o curso de biblioteconomia?

  121. cynthiia

    gostaria de saber qto é em media
    a mensadidade de um curso de biblioteconomia particular.

  122. simone

    Ola, gostaria de saber qual é a melhor faculdade privada do Es,para o curso de biblioteconomia?

  123. Flaviana

    Sou Bibliotecário no RN e recebo somente o salário, como faço para solicitar aumento de salário, é pelo tipo de serviço prestado?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!