dcsimg
Arquivologia: conheça o curso e veja onde estudar

Arquivologia: conheça o curso e veja onde estudar

Arquivologia é o curso que estuda as funções básicas, princípios e técnicas específicas para arquivar, conservar, organizar e guardar documentos de forma que sejam fáceis de encontrar.

Os arquivistas também são responsáveis pela restauração de documentos, objetos, DVDs e CDs, entre outros.

As principais qualidades necessárias para fazer o curso de Arquivologia são gostar de organização e ter uma personalidade bem flexível.

Arquivologia x Biblioteconomia

A maior diferença entre os dois cursos é que a Biblioteconomia segue padrões internacionais para organizar livros, revistas, teses e acervos em geral. Já a Arquivologia segue a necessidade do usuário, ou seja, adapta a organização de acordo com o que o contratante precisa.

O curso de Arquivologia

No curso de Arquivologia o estudante terá disciplinas básicas como História, Introdução à Administração, Informática e Estatística . Além dessas aulas básicas, terá aulas práticas dentro de laboratório, como Técnicas de Higienização, Preservação de Objetos e Documentos.

Para se formar e obter o título de Bacharel em Arquivologia é necessário que o estudante faça estágio curricular e apresente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Grade curricular de Arquivologia

Conheça algumas das disciplinas mais comuns do curso de Arquivologia:

  • Introdução à Arquivologia
  • Metodologia Científica
  • Introdução à Sociologia
  • Expressão Oral e Escrita
  • Metodologia da Pesquisa Arquivística
  • Gestão da Informação Arquivista
  • Introdução à Ciência da Informação
  • Tecnologia de Reprodução e Armazenamento de Documentos

Onde estudar Arquivolovia

É possível encontrar o curso de Arquivologia em diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, todas públicas. Conheça algumas:

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Arquivologia está em ascensão. Isso se deve ao fato de que manter os documentos organizados é cada vez mais necessário em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. O profissional trabalha com diversos tipos de documentos, como por exemplo: Fotos, filmes, CD, DVD, papéis e entre outros.

Possíveis áreas de atuação

Conservar e Restaurar: O profissional é responsável por prevenir a deterioração de documentos, evitando a perda de informações com o passar do tempo.

Prestar consultoria: O graduado pode orientar empresas privadas sobre como manter e organizar o arquivo de forma que fique fácil manusear e consultar a documentação.

Documentos Eletrônicos: A documentação eletrônica também é algo que deve ser conservado. O profissional de arquivologia fica responsável por criar um banco de dados, fazer microfilmagem e digitalizar documentos.

Gerenciar conteúdo: O arquivista também pode ser o responsável por selecionar os documentos importantes, podendo assim decidir qual deve ser armazenado e qual pode ser destruído, evitando o acúmulo de documentos desnecessários.

Mapear e transcrever arquivos: A principal atribuição dessa função é fazer a classificação e mapear os documentos para facilitar sua localização.

Veja também:

Biblioteconomia

Tem interesse em estudar Arquivologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin