Conheça 6 profissões para quem é organizado
Encontrar a profissão ideal não é uma tarefa tão simples. O primeiro passo é identificar as habilidades que possuímos, os nossos interesses, as disciplinas que mais gostamos. Depois disso, é hora de ver quais os cursos que se enquadram nesse perfil.
Algumas carreiras são ideais para quem é criativo, para quem gosta de ler, de escrever e também tem aquelas profissões para quem gosta de organização. Se você tem um perfil organizado, mas ainda não sabe qual caminho seguir, o Guia da Carreira te ajuda.
A seguir, listamos seis profissões que uma pessoa organizada com certeza vai se dar bem. Continue a leitura para ficar por dentro das carreiras, saber onde estudar e até mesmo fazer um teste vocacional.
Veja também:
+ Profissões para Pessoas Criativas: Confira as melhores!
+ Melhores Empregos: Conheça a opção ideal para você!
6 profissões para quem é organizado
1.Administrador
Administração está entre os maiores cursos de graduação, segundo o Censo da Educação Superior de 2020. A graduação dura em média quatro anos e é ofertada no nível bacharelado.
Os alunos são preparados para planejar estratégias e gerenciar processos de empresas públicas ou privadas. Além disso, os estudantes também se preparam para se tornarem empreendedores, se desejarem.
Conheça algumas disciplinas presentes na grade curricular do curso de Administração:
- Administração da Produção e Operações
- Administração Estratégica
- Comunicação Organizacional
- Contabilidade Básica
- Filosofia, Ética e Cidadania
- Fundamentos das Ciências Sociais
- Gestão de Marketing
- Mercado Financeiro
- Negociação Empresarial
- Redação Técnica
Além dessas disciplinas, o estudante precisa realizar o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.
De acordo com o site Quero Bolsa, um administrador ganha em média R$ 3.388,68. Os estados onde a profissão de administrador tem os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
2. Arquivista
O arquivista é a profissão do formado em Arquivologia. Esse profissional é responsável por organizar e preservar documentos como CDS, DVDS, papeis, fotografias, filmes, gravações e materiais de bancos de dados digitais.
Como a rotina exige o trabalho diário com documentos, ser organizado é essencial para garantir o armazenamento e a preservação de materiais importantes.
A graduação em Arquivologia dura em torno de quatro anos e, ao final, o profissional estará apto para trabalhar em escolas, centros culturais e em universidades.
Veja algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso:
- Fundamentos teóricos da Arquivologia;
- Políticas de arquivo;
- Gestão documental;
- Organização e tratamento de documentos;
- Tecnologias aplicadas aos arquivos;
- Preservação e conservação de acervos;
- Administração de instituições e serviços arquivísticos;
- Memória e patrimônio;
- Metodologia da pesquisa.
Apesar de não ser obrigatório, algumas universidades exigem o estágio obrigatório e também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
3. Bibliotecário
O bibliotecário é responsável por organizar e catalogar acervos de diversas instituições, como universidades, museus, centros culturais e editorias.
Desde 2010, as instituições de ensino superior tanto privadas quanto públicas precisam manter um acervo de livros. Isso fez com que o mercado de trabalho se expandisse na área.
É possível cursar Biblioteconomia no nível bacharelado e técnico. Veja as disciplinas presentes na grade curricular do curso:
- Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia;
- Estudo de Usuários e Comunidades de Informação;
- Formação e Desenvolvimento de Coleções;
- Fontes de Informação;
- Organização e Administração de Unidades de Informação;
- Classificação;
- Catalogação;
- Indexação e Resumo;
- Linguagens Documentárias;
- Recuperação da Informação.
Para conseguir o diploma, o estudante precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio não é obrigatório, mas algumas faculdades exigem o cumprimento de certa carga horária para concluir o curso.
4. Contador
Ciências contábeis também é outro curso para quem gosta de organização. A profissão de contador exige atenção, já que esse profissional é responsável por cuidar das contas de Pessoas Jurídicas (PJ) ou Pessoas Físicas (PF).
O contador pode atuar com consultorias para empresas, auditorias e educação financeira. Para exercer a profissão é necessário fazer a graduação e se registrar no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
A graduação dura em média quatro anos. Veja algumas disciplinas da grade curricular do curso:
- Análises de Custos
- Auditoria Contábil
- Direito Empresarial, Societário e Tributário
- Economia
- Empreendedorismo
- Fundamentos de Custos
- Gestão Financeira e Orçamentária
- Matemática Financeira
- Mercado de Capitais e Avaliação de Empresas
- Modelos de Gestão
5. Gestor de eventos
Quem deseja trabalhar com eventos precisa ser muito organizado. Afinal, é necessário cuidar dos bastidores, realizar planejamento, manter contato com fornecedores e deixar tudo em ordem para o grande dia.
O gestor de eventos pode trabalhar em empresas de diversos ramos, prestar serviços em cerimônias de casamento, formatura e outras solenidades.
No mercado já existe o curso de Eventos para capacitar os profissionais. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC, esse curso está dentro do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, com carga horária mínima de 1.600 horas.
Veja algumas disciplinas da grade curricular de eventos:
- Administração de Recursos Humanos I
- Alimentos e Bebidas para Eventos
- Assessoria de Comunicação
- Captação de Recursos para Eventos
- Cultura Empreendedora
- Fundamentos de Marketing
- Gestão Empresarial em Eventos
- Logística de Montagem e Decoração de Eventos
- Língua Portuguesa
- Mídia e Comunicação em Eventos
- Técnicas de Oratória
6. Personal Organizer
O personal organizer é responsável por organizar ambientes e torná-los mais eficientes. É muito comum que o trabalho desse profissional seja desenvolvido em residências para melhorar a organização de armários, documentos e outros espaços.
Apesar de ainda não existir graduação nessa área, o interessado pode realizar cursos livres para aprimorar as habilidades e ter mais reconhecimento no mercado de trabalho.
Teste vocacional
Diante dessas opções é comum que bata uma incerteza sobre qual curso escolher ou qual combina mais com o seu perfil. Então, acesse o teste vocacional gratuito do Guia da Carreira, responda as perguntas e tire suas dúvidas.
O Teste foi criado pela orientadora profissional Thais Helena Lima a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência na área.
Onde estudar?
Se identificou com algumas das opções e quer logo iniciar a sua graduação? Saiba que um dos pontos principais é escolher uma instituição de ensino superior que seja reconhecida pelo MEC, assim o seu diploma será válido em todo o país e abrirá portas no mercado de trabalho.
Além de buscar por uma boa universidade, os alunos sempre pensam no investimento, afinal, cursar uma graduação nem sempre é tão barato. Mas não se preocupe! Para te ajudar a encontrar uma instituição de qualidade e com condições especiais nas mensalidades, como descontos e bolsas de estudos, separamos uma lista de faculdades. Confira:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
É possível ingressar em uma dessas universidades por meio do vestibular tradicional, com a nota do Enem, Sisu, Fies, Prouni, transferência ou como portador de diploma. Fique atento aos editais das instituições e não perca a chance de iniciar o seu curso de graduação!
Leia mais: + Confira 6 faculdades para quem é fascinado pelo universo
+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia
+ Conheça ótimos cursos para quem gosta de trabalhar sozinho
Falta de reconhecimento no trabalho: o que eu devo fazer nesta situação?
Posso ter dois empregos de 8 horas com carteira assinada?
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.